Para que serve a Pinça de sutura?

Você sabe para que serve a pinça de sutura? A pinça de sutura é um dos materiais mais indispensáveis quando falamos em instrumentos cirúrgicos. Esse material, é absolutamente necessário para o bom andamento de uma cirurgia e de um procedimento invasivo ao corpo do paciente. Esses procedimentos costumam ser naturalmente complexos, tensos e exigir o máximo de atenção e cuidado possível. 

Por conta de todos esses fatores qualquer ajuda é muito bem vinda, tudo o que puder ser feito para auxiliar o cirurgião e profissional da saúde nesses casos, deve ser recebido com boa vontade. 

Hoje iremos conhecer a pinça de sutura, um desses instrumentos que vem para somar em qualquer procedimento cirúrgico, sendo em alguns casos algo quase indispensável. Conheça a pinça de sutura e para que ela serve! 

O que é a Pinça de sutura?

A pinça de sutura é um material fácil de apresentar para qualquer um, devido ao seu nome um tanto quanto autoexplicativo. A pinça é utilizada e serve para auxiliar um cirurgião no processo de suturar determinado tecido.

O que é a Pinça de sutura?
Fonte/Reprodução: original.

A sutura é uma técnica bastante utilizada por médicos e profissionais que devem realizar cirurgias, inclusive os profissionais da área de odontologia, que utilizam a pinça de sutura nessa ocasião. 

Para que serve a Pinça de sutura na odonto?

No caso a pinça de sutura serve para trazer muito mais habilidade e precisão no ato de suturar o tecido, pois a sutura se caracteriza por uma espécie de costura que podemos fazer no corpo humano. 

É algo obviamente complexo, tenso e deve ser feito apenas por profissionais que estejam treinados, e até eles mesmos precisam de instrumentos adequados, por isso que a pinça de sutura é tão importante. 

Como é utilizado pelo dentista?

A pinça de sutura é feita de maneira a resistir com o ambiente na qual é utilizada, no caso, resistir a ação do tempo, de saliva, sangue, e também resistir a ser lavada constantemente. Tudo isso é importante, para que não haja oxidação e o instrumento  se torne, na verdade uma forma de infectar os pacientes com algo. 

Com todas essas características, a pinça de sutura é utilizada para segurar o tecido do paciente para que o dentista e profissional consiga dar procedimento ao procedimento cirúrgico com calma e precisão. 

Quando a Pinça de sutura é utilizada?

A pinça de sutura é utilizada no momento da sutura, e a sutura por sua vez é uma das últimas etapas do procedimento cirúrgico, uma vez que é ela quem encerra o procedimento costurando o tecido do paciente e finalizando o processo.

Quando a Pinça de sutura é utilizada?
Fonte/Reprodução: original.

Com a pinça de sutura, o tecido do paciente é uma vez colocado no lugar e então ele pode se recuperar normalmente do processo cirúrgico como um todo. 

Como usar a Pinça de sutura?

A pinça de sutura deve ser utilizada apenas pelos profissionais no momento da sutura, e ela serve justamente para “pinçar” o tecido, segurando-o entre suas hastes. Para isso a pinça de sutura tem um formato próprio, pontas não cortantes para que não cause dano ao paciente e precisa ser utilizada por mãos técnicas e firmes. 

Tipos de Pinça de sutura

Vamos conhecer agora alguns tipos de pinça de sutura alternativos que servem para processos diferentes de uma sutura, ou para diferentes tipos de aplicação da técnica. Confira. 

  • Pinças de Crile: vem com ranhuras que aumentam a aderência;
  • Pinças de Halstead: pinças menores, para pequenas cirurgias;
  • Pinças de Kelly: também possui ranhuras em sua extensão.

Esses são os outros tipos de pinças, onde, seu uso é definido pelo profissional da odontologia, que vai utilizar de acordo com o procedimento que está fazendo.

Agora você entendeu tudo sobre a pinça de sutura e como funciona esse instrumento fantástico na medicina e na odontologia! 

 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.