Para que serve a Tansulosina e o que é?

Saber para que serve a tansulosina é importante para homens que sofrem com uma doença chamada hiperplasia prostática benigna, visto que esse é o principal medicamento usado para o seu tratamento do distúrbio, muito comum com o avanço da idade.
A tansulosina age na redução dos sintomas urinários, por relaxar a musculatura da próstata e da uretra. Continue lendo para saber mais para que serve a tansulosina, suas contraindicações e como tomar esse medicamento da forma correta.

Para que serve a tansulosina?

Afinal, para que serve a tansulosina? A tansulosina serve para tratar sintomas urinários em homens com hiperplasia prostática benigna (HPB). O HPB é um aumento da próstata, muito comum em homens com mais de 50 anos.

Para que serve a tansulosina
Fonte/Reprodução: original

Os sintomas associados ao distúrbio incluem vontade frequente de urinar, jato de urina fraco e dificuldade em esvaziar a bexiga.

O que é tansulosina?

Muitas pessoas ainda não sabem para que serve a tansulosina, que nada mais é que um fármaco, o qual é encontrado em forma de comprimidos ou cápsulas, com os nomes Secotex, Tamsulom, Tansudart ou Stub.

Como funciona a tansulosina?

Agora que você já descobriu para que serve a tansulosina, é importante entender como esse medicamento funciona. A tansulosina age na redução da tensão da musculatura da uretra e da próstata, o que costuma ocorrer em homens que sofrem com HPB. Desse modo, a eliminação da urina é facilitada.

Há contra-indicações da tansulosina?

O uso da tansulosina não é indicado para mulheres e menores de 16 anos. Ela ainda é contraindicada para pacientes com mau funcionamento grave do fígado, ou que tomem medicação que altere significativamente o funcionamento desse órgão (como o cetoconazol). A tansulosina também não é recomendada para pessoas com histórico de queda de pressão ao se levantar.

Efeitos colaterais da tansulosina

A tansulosina pode causar queda da pressão arterial, e um dos seus efeitos colaterais mais comuns é tontura e ejaculação anormal. Em alguns casos pode ocorrer também dor de cabeça, sintomas de rinite, sonolência, constipação e diarreia.

Vale destacar que é importante procurar um pronto-socorro caso ocorram sintomas de alergia ao medicamento, como sensação de garganta fechada, inchaço na boca ou língua e dificuldade para respirar.

Como deve ser tomada a tansulosina?

Depois de entender para que serve a tansulosina e suas contraindicações, é importante saber como tomar o medicamento da forma correta.

A tansulosina deve ser tomada pela manhã, após o café. A cápsula ou comprimido deve ser ingerido inteiro (sem mastigar ou partir), com um pouco de líquido.

Pacientes com insuficiência hepática ou renal podem requerer ajuste posológico, o que fica a critério do médico.

Quanto tempo leva para que funcione?

O tempo médio estimado para que a tansulosina comece a funcionar ou fazer efeito é de 4 a 8 horas.

Qual é a dosagem adequada de tansulosina?

Depois de saber para que serve a tansulosina, suas contraindicações e quanto tempo leva para fazer efeito. A dosagem adequada de tansulosina é de uma cápsula ou comprimido por dia, o que corresponde a 0,4mg. Caso o paciente esqueça de tomar o medicamento, basta tomar as próximas doses no horário habitual, sem duplicar a dose na próxima tomada.

Qual é a dosagem adequada de tansulosina
Fonte/Reprodução: original

A tansulosina é um medicamento que auxilia no alívio dos sintomas urinários causados pela hiperplasia prostática benigna, e deve ser tomado com prescrição médica. Agora que você já sabe para que serve a tansulosina, suas contraindicações e efeitos colaterais, fica mais fácil tomar o medicamento com segurança.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.