Para que serve o Cabo VGA e como funciona?

Você provavelmente já viu e utilizou um cabo desse modelo, mas você sabe para que serve o cabo VGA? Bem, criado pela gigante da tecnologia e da indústria de eletrônicos, a IBM, o cabo VGA foi praticamente um símbolo da tecnologia dos anos 90 e dos anos 2000. Esse cabo que marcou época, e ainda hoje é utilizado em alguns monitores, tem uma função bastante específica.

Se você quer entender melhor para que serve o cabo VGA e quais suas características, então confira o nosso artigo!

O que é um Cabo VGA?

Para entendermos para que serve o cabo VGA, vamos primeiro entender o que é o cabo e esse modelo de conector. A sigla VGA significa Video Graphics Array, o que em uma tradução significa padrão de gráficos de vídeo ou padrão de gráficos de vídeo. Esse cabo era muito utilizado nos anos 90 e 2000 para conectar o monitor às placas de vídeo.

O que é um Cabo VGA
Fonte/Reprodução: original

Ou melhor, na época era muito mais conhecido por conectar o monitor na placa integrada das placas mães, o que era muito mais comum na época. Naturalmente, era por meio desse cabo que o computador realizava sua conexão com a tela onde o usuário iria ver todas as interações gráficas do seu sistema.

O cabo VGA se caracteriza pela sua cor azul e sua conexão um tanto quanto peculiar, já que ele utiliza os famosos parafusos que fixam muito bem as conexões.

Para que serve um Cabo VGA?

Mas afinal, para que serve o cabo VGA? Bem, a principal função é realizar as conexões gráficas. Por meio do cabo VGA uma placa gráfica de um computador se conecta no monitor e então realiza um processo que popularmente chamamos de “dar vídeo”, projetando as imagens do sistema no monitor.

Porém, o cabo não produz som, diferente de outros como o famoso AV. O cabo também tem algumas limitações, e não oferece por exemplo uma conexão de alta qualidade.

Qual a diferença entre um Cabo VGA e um Cabo DVI?

Hoje em dia o principal cabo do mercado é o chamado HDMI, porém na época o sucessor de fato do cabo VGA foi o chamado cabo DVI. O cabo DVI era um upgrade do cabo VGA, portanto ele tinha uma conexão melhor, chamada de conexão digital, não só analógica.

Qual a diferença entre um Cabo VGA e um Cabo DVI
Fonte/Reprodução: original

Essa conexão do DVI oferecia para esse cabo uma qualidade de vídeo muito melhor, com qualidade de imagens bem melhores e maiores.

Como funciona um Cabo VGA?

O cabo VGA possui 15 conectores em seu plug “macho”. Esse plug é conectado no dispositivo e então consegue formar a conexão e dar o vídeo que o seu computador precisa para funcionar. Esse cabo não apresenta muita diferença em funcionalidade, tirando que alguns oferecem uma qualidade de imagem um pouco melhor, mas ainda menor que os outros tipos de cabo como o DVI ou HDMI.

Existe alguma outra forma de conectar um computador à televisão sem usar um Cabo VGA?

Como vimos no tópico para que serve o cabo VGA vimos que existem outros tipos disponíveis no mercado. Esses cabos são o HDMI ou DVI, e esses cabos oferecem sim conexões com qualidade bem maior do que o cabo VGA.

Seja como for, é inegável que o cabo VGA teve um excelente papel em uma época onde a tecnologia engatinhava e marcou uma geração de usuários de computador!

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.