Para que serve o sabão e como usar?

O sabão é o produto de limpeza mais usado no mundo, tendo sido criado há centenas de anos. Por existir uma grande variedade deles, podemos usar o sabão na limpeza da nossa casa, das nossas roupas e, também do nosso corpo.

Portanto, o sabão é algo indispensável e está sempre presente em nossas vidas. Mas você já parou para pensar o que é realmente o sabão? Vamos ver a seguir, para que ele serve, quais os seus tipos e que vantagens e desvantagens o sabão pode nos trazer.

O que é e para que serve o sabão?

O sabão é um produto usado para a limpeza. Por ser tensoativo, ele tem a capacidade de diminuir a tensão que existe entre duas moléculas. Por exemplo, as moléculas presentes na água são polares, enquanto as da sujeira são apolares, o sabão tem a capacidade de diminuir a tensão que existe entre as duas e separá-las.

O que é e para que serve o sabão
Fonte/Reprodução: original

Por conta disso, o sabão é algo fundamental para a limpeza. Se fizermos uma limpeza usando apenas água, por conter moleculas polares, ela não vai conseguir agir contra a sujeira. Por isso, não é a toa que, mesmo tendo sido criado há centenas de anos, o sabão continua sendo usado até hoje no mundo todo.

Quais os tipos de sabão?

Por fazer parte de várias áreas da limpeza, existem mais de um tipo de sabão. Um deles é o sabão em barra, que possui uma ação de limpeza muito forte. Esse sabão é feito através da saponificação, quando a gordura é misturada com substâncias alcalinas. Ele pode ser usado para lavar roupas, louça, fazer limpeza de superfície ou lavar as mãos.

Outro tipo é o sabonete em barra. Ele também possui uma forte ação de limpeza, mas como ele será utilizado na pele, são adicionadas outras substâncias que permitam a hidratação, como o óleo de coco.

O sabão também pode ser feito não só em barra, como em outros formatos. O detergente que é usado para lavar a louça, é líquido. Também podemos citar o sabão em pó, que é normalmente usado na lavagem de roupas.

Quais os benefícios de usar o sabão?

O maior benefício que o sabão nos traz é o poder de limpeza que ele possui. Sem o sabão, tarefas como lavar roupas, louça e até tomar banho se tornam mais complicadas. Pois apesar de ajudar na limpeza, a água não consegue fazer a função emulsificante do sabão.

Quais as vantagens e desvantagens?

Mas apesar de possuir a vantagem da limpeza, alguns tipos de sabão podem trazer desvantagens. Um exemplo disso são os sabões alcalinos e os detergentes que podem acabar prejudicando o meio ambiente. Por sua alta alcalinidade, quando entram em contato com os rios, eles criam uma camada de espuma, que acaba prejudicando a vida aquática.

Quais as vantagens e desvantagens
Fonte/Reprodução: original

Também existem tipos de sabão que podem acabar prejudicando a pele. Sendo assim, é bom ficar de olho nos componentes que possuem o sabão que você irá usar na sua higiene pessoal e do lar.

Como escolher o sabão ideal para cada necessidade?

Se o que você vai fazer é lavar louça, deve usar o detergente ou o sabão em pedra, que possuem maior poder de limpeza. Lembre de procurar sempre a opção que cause menor dano ao meio ambiente.

Se vai lavar roupas, o sabão ideal é o em pó ou o líquido, feito especificamente para isso. Já para a limpeza pessoal, é necessário ter muito cuidado, e escolher um sabão que não prejudique a sua pele, como o sabão líquido e sabonetes apropriados para sua pele.

Sendo assim, podemos concluir que não importa o que você vai limpar, vai haver um sabão específico para a sua necessidade.

Deixe um comentário