Para que serve um Conjunto de fórceps?

No texto a seguir, nós vamos abordar melhor o que é e para que serve um Conjunto de fórceps, para te dar noções básicas de como a ferramenta funciona, e quais os tipos e tamanhos, disponíveis no mercado atualmente.

O que é um Conjunto de fórceps?

O Conjunto de fórceps pode ser definido como um grupo de ferramentas, usadas pelos profissionais do nicho da saúde. No uso odontológico e funerário, as peças servem para a extração de dentes e raízes que não deveriam estar ali.

O que é um Conjunto de fórceps
Fonte/Reprodução: original

Eles fazem o papel de encaixar como um alicate de pressão nos dentes, e dar ao profissional mais facilidade de aplicar toda a força na área que ele precisa, para tornar o procedimento mais padronizado e menos dolorido a seus pacientes, em procedimentos odontológicos.

Para que serve na odonto?

O Conjunto de fórceps serve para deixar o trabalho do dentista mais preciso ao conseguir deixar sua força exatamente onde ela precisa estar para fazer a remoção de dentes ou raízes que precisam ser extraídas das bocas de seus pacientes.

Eles existem em vários tamanhos e tem suas indicações feitas de acordo com os tipos e tamanhos dos dentes. Os fórceps são pensados de uma maneira universal em uma medida e propriedade que já é usada desde que a ferramenta existe.

Como é utilizado o Conjunto de fórceps pelo dentista?

A partir do momento em que seu dentista tem, seu dente ou raiz pego, este que já se encontra abraçado e fixo pelo Conjunto de fórceps apropriado, tudo o que o profissional precisa fazer é se posicionar e aplicar alguma força direcionada, e a extração, na maioria das vezes, ocorrerá sem maiores complicações.

Quando é utilizado?

É usado quando há a necessidade de realizar a extração de algum dente, de acordo com a situação do paciente. Pode ser quando há necessidade de movimento apical, movimento de lateralidade, movimento de rotação ou, ainda, de tração.

Como usar Conjunto de fórceps?

Eles são usados pelos dentistas e profissionais da área como uma ferramenta muito útil para o propósito que ela foi criada. Seu uso é manual, portanto depende da destreza e força do profissional para garantir o funcionamento de sua mecânica.

Após identificar a situação do paciente, o dentista irá posicionar as pontas do fórceps (que se assemelha a um pequeno alicate), se assegurar de que está bem preso, antes de realizar os movimentos de extração.

Como escolher um Conjunto de fórceps?

Como existem Conjunto de fórceps diferentes, de diferentes tamanhos, para se alinhar aos dentes, que também podem ser de vários tipos e tamanhos variados, o dentista precisa estudar e se informar sobre o propósito de cada fórceps antes de fazer sua aquisição.

Como escolher um Conjunto de fórceps
Fonte/Reprodução: original

A dica inicial aqui é começar com os conjuntos de fórceps que são mais usados em procedimentos mais corriqueiros do dia-a-dia dos dentistas e, dali em diante, começar a se especializar e pesquisar diferentes tipos de tamanhos.

Quais são os tipos de Conjunto de fórceps?

O Conjunto de fórceps costuma vir com variados tipos. Dentre os mais usados na rotina do consultório, encontramos:

  1. Fórceps 150;
  2. Fórceps 151;
  3. Fórceps 18R;
  4. Fórceps 18L;
  5. Fórceps 16;
  6. Fórceps 17.

Estes são alguns dos conjuntos de fórceps mais vendidos e usados no mercado atualmente, dados seus propósitos e possíveis utilidades durante os procedimentos odontológicos atuais.

Com isto nós concluímos a nossa breve jornada sobre o Conjunto de fórceps e para que ele serve, esperamos que todas as informações dispostas aqui tenham ajudado nossos leitores de alguma forma. Compartilhe o conteúdo e conheça mais em nosso site!

Deixe um comentário