Para que serve um Esmalte de unha e seus tipos?

Para que serve um esmalte, além da função estética? O esmalte atualmente também é usado para tratar as unhas, isso mesmo. O esmalte é um cosmético muito usado, que desempenha tanto a função da beleza como para cuidar de unhas roídas, com micoses, quebradiças e opacas. 

Os fabricantes de esmaltes aprimoraram seus produtos para atender a necessidade de seus clientes, com variedade e novidade na paleta de cores, lançando tendências, acompanhando a moda e a demanda em oferecer produtos mais naturais para um público que tem crescido na atualidade.

Ficou curioso sobre o mundo dos esmaltes? Confira a seguir para que serve um esmalte, seus tipos e benefícios.

Para que serve um esmalte e para que utilizar

O esmalte de unha é um cosmético que serve para cobrir as unhas, com ou sem coloração, proporcionando um aspecto estético e higiênico para as mãos.

A maioria dos esmaltes costuma ser usado com o intuito de manter as unhas bonitas, porém existem no mercado tipos que ajudam a fortalecer ou tratar unha com micoses, essas são algumas das funções de para que serve um esmalte.

Para que serve um esmalte e para que utilizar
Fonte/Reprodução: original.

Por uma alimentação menos balanceada em nutrientes ou uso de alguns produtos de limpeza, entre outros fatores, a unha pode enfraquecer. E principalmente os esmaltes, mais conhecidos como base, desenvolvem o trabalho de fortificar nossas unhas e protegê-las, antes de receber esmaltação.

Se considerarmos os esmaltes à base de solventes, resinas e plastificantes apenas, existem estudos que confirmam que se usado em excesso, pode prejudicar a saúde, para que isso não aconteça a base protege a unha dos esmaltes fabricados com esses itens.

Benefícios e malefícios do esmalte para a unha

Por ser um cosmético muito utilizado, existe no mercado uma variação de marcas e tipos que podem trazer benefícios para as unhas, para que serve um esmalte além de manter as unhas bonitas e com boa aparência? Como já explicado, não só as bases irão contribuir na saúde das unhas.

Benefícios e malefícios do esmalte para a unha
Fonte/Reprodução: original.

Os esmaltes da atualidade têm sido desenvolvidos com elementos que vão preservar essa parte de nosso organismo: nos casos de unhas que quebram com facilidade, de situações em que a pessoa rói unhas e quando elas aparentam esbranquiçadas ou com ondulações em sua superfície. Algumas marcas criam esmaltes específicos para o cuidado das unhas promovendo nelas fortalecimento, hidratação, recuperação e nivelamento das unhas.

Por outro lado, quando usamos esmaltes com muita frequência pode acontecer o oposto também, ele pode enfraquecer as unhas, algumas pessoas são suscetíveis a contraírem alergias devido ao uso do esmalte, em virtude de seus componentes, mas hoje existem alternativas.

Os dermatologistas aconselham, sempre que possível, deixar as unhas sem esmalte por uns dias para garantir que elas permaneçam saudáveis.

Tipos de esmalte de unha

Mesmo encontrando muitas possibilidades para realizarmos uma esmaltação com produtos de qualidade, os esmaltes fabricados com solventes, resinas, plastificantes, corante e pigmentos seguem no mercado por fixarem cores e apresentarem durabilidade no uso.

Antes de conhecermos para que serve um esmalte em se tratando dos tipos, vamos conhecer os elementos que compõem um esmalte:

Solventes

Esse componente ajuda no momento de espalhar o esmalte nas unhas, mantém os demais componentes homogêneos e por evaporar facilmente, atua na secagem do esmalte. O álcool etílico e acetato de etila são exemplos de solvente.

Resinas

A resina produz a superfície brilhante e promove a aderência do esmalte na unha. A usada é nitrocelulose.

Plastificantes

Os elementos plastificantes têm por função garantir a durabilidade do esmalte. O usado no esmalte é o ftalato de dibutil (DBP), por ser prejudicial, seu uso tem sido reduzido ou substituído pela cânfora.

Corantes e pigmentos

São elementos que dão a cor dos esmaltes, nesse caso vamos encontrar de fontes orgânicas ou inorgânicas. Os corantes ou pigmentos de fontes orgânicas podem ser flores, folhas, rochas, já os inorgânicos são fabricados de maneira sintética.

Esmaltes caseiros

Os esmaltes caseiros podem ser compostos de azeite, argila branca em pó, alimento em pó (açafrão, beterraba) e pó de mica. Esse esmalte não leva nenhum ingrediente considerado nocivo para o meio ambiente e para quem for usá-lo.

Esmaltes em gel

Os esmaltes em gel costumam ter as mesmas propriedades do esmalte comum: resina, corantes, então, para que serve um esmalte desse tipo? Pela sua durabilidade, enquanto o comum dura por cerca de uma semana, o esmalte em gel costuma fixar até quinze dias na unha.

Esmaltes sintéticos

Trata-se do esmalte comum, sua composição é distribuída em 85% de solvente e 15% em resinas, pigmentos ou corantes.

Embora tenhamos esmaltes fabricados em sua composição primária, encontraremos esmaltes que apresentam composições com elementos alternativos para atender a demanda de alguns públicos: infantil, vegano ou que tenham alergia aos produtos comuns dos esmaltes.

Perguntas rápidas sobre esmaltes

Levantamos aqui duas questões bem úteis a respeito de esmaltes para tirar as dúvidas mais comuns, confira.

Qual a melhor marca de esmalte?

Dentre as mais variadas marcas, definir a única melhor torna-se uma tarefa difícil, por a variedade ser ampla. Por exemplo, a Revlon foi uma das precursoras na fabricação de esmaltes e a Colorama tem mais de 70 anos atuando no mercado. 

Vamos elencar as 10 mais usadas, assim conseguimos uma ideia de para que serve um esmalte para o público que consome o cosmético. Tomando por base uma pesquisa do site Woman 360, dentre as melhores marcas estão: Dior, Colorama, Risqué, Impala, Vult, Revlon, Avon, Chanel, Anita, Ana Hickmann.

Onde comprar esmalte de unha?

O bacana do esmalte é que conseguimos encontrar para comprar em vários pontos de comércio, inclusive os citados como melhores, conseguimos o produto em farmácias, supermercados, hipermercados, lojas de departamento, perfumarias, sites na internet e lojas específicas para a venda do produto.

Nesse artigo pudemos entender para que serve um esmalte, que seu papel ampliou para além de manter as unhas belas, hoje ele também as mantém saudáveis ou curadas de algum problema. 

Uma questão importante para quem usa com frequência é procurar dar um intervalo de poucos dias entre uma esmaltação e outra para manter as unhas sempre fortes e saudáveis.

 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.