Para que serve um Garfo?

É comum imaginarmos que sabemos exatamente para que serve o garfo e como podemos usá-lo em nosso dia-a-dia.

O que podemos pensar é que para além do nosso cotidiano, ele está atrelado a nossa própria história como sociedade, ao mesmo tempo, que atualmente também faz parte de eventos mais solenes e formais.

Vamos te mostrar um pouco sobre esse objeto que nos é tão comum, e para que serve o garfo vinculado à sua história e utilidades excepcionais, confira!

O que é o garfo?

Quando pensamos para que serve o garfo, nos lembramos que ele é um dos principais talheres que utilizamos em nossa rotina e que nos acompanha em quase todas as nossas refeições, junto a ele, geralmente, é usado a colher e a faca.

O que é o garfo
Fonte/Reprodução: original

Apesar de atualmente, ele nos ser muito familiar e trivial, sua história e serventia mudaram ao longo dos anos, a cada necessidade que foi surgindo com o desenvolvimento da sociedade.

Para que serve o garfo?

Para entendermos melhor para que serve o garfo, é importante compreender que cada talher nos serve de forma particular sobre determinado alimento. De acordo com as regras mais universais da etiqueta, o garfo em si, serve não apenas para utilizar no prato principal, como diz a etiqueta.

Mas principalmente para nos ajudarmos em relação a alguns alimentos, como saladas, peixes, e refeições mais sólidas. Segue alguns exemplos:

  • Garfo de mesa: mais clássico e comum, presente na grande maioria das casas domésticas
  • Garfo de peixe: ideal para remoção de espinhas em função de seus dentes.
  • Garfo de salada: feito com dentes mais largos para seleção dos legumes
  • Garfo de sobremesa: de tamanho menor, auxilia no corte, dispensando uma faca na refeição

Dessa maneira, podemos perceber para que serve o garfo em cada uma de suas especificidades e dependendo da sua necessidade, para assim se adequar de forma mais ideal.

Qual a evolução do garfo ao longo dos anos?

Já que sabemos sobre a história e para que serve o garfo, iremos falar sobre a evolução deste talher, confira.

O garfo tem suas origens nas necessidades que as pessoas adquiriram ao longo do tempo, e seu desenvolvimento e utilização está diretamente ligado às mudanças nas relações sociais e à etiqueta.

Qual a evolução do garfo ao longo dos anos
Fonte/Reprodução: original

Em um primeiro momento, nas sociedades mais primitivas, as mãos eram o principal meio pelo qual os indivíduos se alimentavam. Porém, ao longo do tempo, por volta da idade média e modernismo, tal ato era visto como algo banal, e desenvolveram-se utensílios específicos para esse processo.

A questão dos dentes dos garfos surgiram atrelados a sua utilidade e quanto mais dentes, mais funcional era aquele objeto, seja para retirar os alimentos, seja para espetá-los melhor, ou até mesmo, em alguns momentos, limpar os próprios dentes.

Ao longo do tempo, e por conta de sua constante melhoria e grandes funcionalidades, o garfo deixou de ser um artigo de luxo usado apenas por altas classes e passou a fazer parte do cotidiano geral, com materiais inclusive mais duradouros, como o aço inoxidável.

Então, da próxima vez que nos perguntarmos para que serve o garfo, é importante pensar que ele traz consigo toda a história de nossas próprias necessidades e como, baseados nelas, acabamos desenvolvendo um talher tão útil e proveitoso.

Deixe um comentário