Para que serve um Imã?

Vamos aprender para que serve os ímãs! Esses metais, conhecidos por suas propriedades magnéticas, são hoje essenciais em diversos dispositivos do nosso cotidiano.

São importantes em aplicações industriais, em alguns motores. E sabia que ímãs têm propriedades benéficas para nossa saúde? Essa e muitas outras questões você poderá aprender com o nosso conteúdo. Boa leitura! 

O que é um ímã?

Antes de entendermos para que serve os ímãs vamos tentar compreender o que é esse objeto. Um ímã é um  mineral capaz de atrair outros objetos para si, na maioria das vezes metais.

O que é um ímã?
Irmã. Fonte/Reprodução: original.

Isso acontece por causa de uma propriedade desses minerais chamada de magnetismo, essa propriedade é o que dá o “poder” de atrair metais para si, ou até mesmo afastá-los, caso os polos magnéticos dos objetos seja igual. 

A maioria das razões para que serve os ímãs estão relacionadas à sua propriedade magnética, principal característica desses minerais. 

Para que serve o ímã?

Então, para que serve os ímãs? A capacidade magnética do ímã tem inúmeras aplicações. Em casas ele é utilizado bastante como decoração, o famoso “ímã de geladeira”, colado na porta do eletrodoméstico e servindo não só como decoração, mas às vezes como aparador de alguma folha, por exemplo.

Para que serve o ímã?
Para que serve o ímã. Fonte/Reprodução: original.

Os ímãs também são bastante utilizados em aparelhos de som, de diversos tipos, inclusive no alto-falante do celular, das caixas de som propriamente ditas e de televisores. Outra aplicação recorrente dos ímãs é em motores elétricos. Uma aplicação muito antiga dos ímãs é na construção da bússola. 

Como os ímãs funcionam?

Agora que já entendemos para que serve os ímãs, vamos entender como funcionam. Os ímãs funcionam com força magnética. Esses objetos apresentam um campo magnético ao redor de seu corpo com dois polos, o positivo e o negativo, atraindo outros corpos metálicos, principalmente em direção de suas extremidades. Esse funcionamento é que dá ao ímã todas as suas aplicações distintas. 

Quem criou?

Ao contrário de muitos produtos que conhecemos, o ímã não foi criado por ninguém. Essa pedra pode ser encontrada na natureza, e, na verdade, os primeiros registros de minérios magnéticos na Grécia provam isso. 

Apenas para curiosidade, na Grécia, onde foram registrados os contatos mais antigos que conhecemos a respeito dos ímãs, as pedras foram encontradas na cidade de Magnésia, dando o nome para a força pela qual funciona o mineral.

Quais os tipos de ímãs e qual a sua função?

Para entendermos mais para que serve os ímãs, vamos conhecer suas duas principais versões, os ímãs naturais e os artificiais. 

Os naturais são aqueles que podemos encontrar na natureza, geralmente são de pedras vulcânicas chamadas de magnetitas. Já os ímãs artificiais foram criados por seres humanos em um processo chamado de imantação. Os ímãs artificiais são aqueles mais utilizados em motores e caixas de som, sendo que os ímãs naturais são mais utilizados como peças de decoração e como pequenas lembrancinhas.

Quais os benefícios do uso do ímã na saúde?

Uma das razões para que serve os ímãs magnéticos e você provavelmente não sabe é para auxiliar o organismo humano. 

O corpo humano está também cheio de energia magnética e principalmente nos dias de hoje, estamos a todo momento desequilibrando essa energia em nós mesmos, em contato com aparelhos eletrônicos e pelo funcionamento de alguns objetos como torres de celulares. 

O colchão magnético, que utiliza ímãs em sua estrutura, é muito benéfico para a saúde por conta disso. Pois, no momento do sono você ao dormir no colchão está colocando de volta todo o magnetismo do seu corpo no lugar. Você já sabia todas essas razões para que serve os ímãs? Agora você já conhece mais sobre o objeto! 

Deixe um comentário