Para que servem os Fusíveis e lâmpadas? Confira!

Muitos se perguntam para que servem os fusíveis e lâmpadas. Mesmo sendo objetos muito usados, principalmente atualmente, ainda há dúvidas sobre sua função e modo de funcionamento.

Por esse motivo, preparamos este conteúdo com as principais informações do que é e para que servem os fusíveis e lâmpadas, confira a seguir!

O que é um fusível e uma lâmpada?

Para aqueles que ainda carregam dúvidas sobre para que servem os fusíveis e lâmpadas, é importante definir exatamente o que é cada um desses objetos. Os fusíveis consistem em dispositivos criados para proteção de circuitos elétricos.

É ele que trabalha para que danos causados por sobrecarga não aconteçam. Dentro de cada fusível, é colocado um fio feito de estanho ou chumbo. Esse fio pode ter tamanhos diferentes e são responsáveis pelo limite de temperatura.

O que é um fusível e uma lâmpada
Fonte/Reprodução: original

Para continuar o assunto sobre para que servem os fusíveis e lâmpadas, também precisamos definir o que são lâmpadas. Já as lâmpadas são objetos que conseguem transformar a energia elétrica que recebe em luz.

Saiba que as lâmpadas foram criadas em 1879 em sua primeira versão de filamento em um vidro vazio. Hoje, elas estão presentes em todos os lares do mundo em 4 tipos: incandescentes, lâmpada de halogênio e as modernas lâmpadas LED.

Para que servem o fusível e a lâmpada?

Afinal, para que servem os fusíveis e lâmpadas? Bom, um fusível serve para proteger o circuito elétrico. Uma intensidade alta de corrente elétrica consegue causar superaquecimentos, que consequentemente terminam em incêndios e outros acidentes.

Com a utilização de fusíveis, é possível proteger os componentes eletrônicos que sofrem com o risco de curto-circuitos. Além disso, os fusíveis também trazem segurança contra sobrecargas elétricas que podem chegar através da distribuição de energia.

Já as famosas lâmpadas são conhecidas como objetos que trazem luz a ambientes. Quando uma lâmpada é acionada, um filamento de tungstênio em seu interior é capaz de aquecer os átomos. Com isso, a luminosidade é gerada e a energia de seu interior é alterada em calor. Agora é possível entender melhor para que servem os fusíveis e lâmpadas.

Como funciona um fusível e uma lâmpada?

Já sabemos para que servem os fusíveis e lâmpadas, agora é necessário saber como esses dois dispositivos funcionam.

Todo fusível possui em seu interior um fio de chumbo de diversas dimensões. Esse fio fica responsável em interromper o circuito com seu derretimento caso aconteça uma corrente elétrica mais alta do que o suportado.

Como funciona um fusível e uma lâmpada
Fonte/Reprodução: original

O fio de chumbo de dentro do fusível derrete devido a um fenômeno físico chamado de efeito Joule. Nele, uma corrente elétrica consegue agitar os átomos e causar o aumento de temperatura no fio do fusível. Quando há o derretimento sofre um corte, o que evita curtos-circuitos, que podem ser perigosos e causar acidentes sérios, como queimaduras e incêndios graves.

No Brasil, a maioria das casas utilizam a famosa lâmpada incandescente, também conhecida como lâmpada de filamento. No caso dessa lâmpada, um filamento é colocado no interior desse objeto. Quando acionamos o interruptor responsável pela lâmpada, o filamento consegue parar com a resistência. Assim, a temperatura do objeto aumenta e se transforma em luz.

Por que é importante manter os fusíveis e uma lâmpada?

Sabemos para que servem os fusíveis e lâmpadas, mas qual a importância desses dispositivos para a população? A lâmpada é um importante meio para iluminar os mais diversos tipos de lugares.

Ela é considerada uma das maiores invenções de todos os tempos. Antes de sua criação, os meios de iluminação conhecidos eram perigosos e trabalhados para o homem.

Já os fusíveis são de extrema importância para haver segurança no circuito elétrico. Todos sabemos que a eletricidade é um meio perigoso. Ela é capaz de causar incêndios e acidentes sérios. Porém, com a implementação de fusíveis, curtos-circuitos são evitados de maneira eficiente.

Deixe um comentário