Para que servem os sinais de trânsito
Muitas pessoas não sabem bem para que servem os sinais de trânsito e porque eles são importantes. Esses sinais servem para garantir a ordem e indicação de lugares, para facilitar acesso e o respeito com as leis locais, sinalizar velocidade, áreas para estacionar, locais proibidos e distanciamento. Entenda qual a sua utilidade e o que são.
Índice
O que são e para que servem os sinais de trânsito?
Afinal, o que são e para que servem os sinais de trânsito? Os sinais de trânsito são meios de comunicação visuais e luminosos, que servem para determinar a ordem e garantir a utilização das vias em comum, de maneira que facilitem o deslocamento e possibilitem encontrar locais, além de garantir o cumprimento de regras e leis estabelecidas, para isso são utilizados tipos de sinalizações específicas.
Quais os tipos de sinalização existentes?
Para cada tipo de comunicação e público é utilizado formas diferentes de sinalização, dividido em 6 conjuntos para melhor transmitir a mensagem necessária, confira agora para que servem os sinais de trânsito em cada tipo:
Sinais verticais
Tem como objetivo informar condições, proibições e restrições das vias. São as placas, regulamentadoras: Pare, estacionamento, velocidade máxima e mínima;
Sinais horizontais
Usados para garantir o fluxo das vias e orientação, ao utilizar linhas, legendas e marcações. São usadas as cores brancas e amarelas demarcadas no chão como a faixa de pedestre, mão dupla; etc.
Dispositivo de sinalização auxiliar
Aumenta a visualização da sinalização, chama a atenção para o local sinalizado. Alguns exemplos são os cones, fita zebrada e travas.
Sinais luminosos
Para alertar e facilitar o trânsito, eles determinam uma ordem, dentre elas existem: a sinalização luminosa conhecida como semáforo, sinalizadores de garagem, sirene de marcha.
Sinais sonoros
Este usado por agentes de trânsito para sinalizar 3 seguintes passos: pare, prossiga, e atenção. O apito sinaliza com 1 silvo, siga. Com dois silvos, pare. Já um silvo longo sinaliza a atenção e a redução de marcha. Também usado para orientação auditiva de deficientes para a visualização dos semáforos.
Sinalização por gestos
Intervenção feita por agentes de trânsito junto com sinais sonoros, com gestos padronizados de acordo com a sinalização local.
As leis existem e estão aí para serem seguidas e fiscalizadas, alguns órgãos são responsáveis por esse trabalho.
Entenda como é feito a fiscalização das leis de trânsito e a importância de se ensinar desde cedo as regras de leis de trânsito para crianças.
Quem fiscaliza as aplicações das leis de trânsito?
A fiscalização e a atualização das leis são feitas pela COTRAN, e cada estado possui a CETRAM responsável pelo cumprimento das regras de cada estado.
Já o DENATRAN é responsável pelos veículos, desde compra e venda até a regulamentação de documentos. Responde por toda parte de política de trânsito do país, diferente do DETRAN, que é responsável pela fiscalização e instrução de habilitação.
Nas vias federais, a fiscalização de sinalização é feita pela Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo cumprimento das leis estabelecidas.
Qual a importância do ensino das regras de trânsito para as crianças?
A identificação de sinais de trânsito, trabalhada com crianças, ajuda na locomoção e reduz acidentes. A conscientização prepara um futuro condutor, facilita a identificação de locais e aponta direções. Isso ajuda na localização e no respeito de regras, assim como em um melhor convívio em sociedade.
Mostrar às crianças a importância de se seguir leis e regras, formar condutores conscientes, reduz os riscos e perdas no trânsito, e garante o deslocamento mais seguros de vias.
Pedestres também seguem leis e regras de trânsito, a sinalização estimula a leitura, a curiosidade, a fala e as relações. É sempre importante conhecer as regras e saber segui-las, pois a responsabilidade de manter um trânsito seguro é de todos nós.