Para que serve o pó translúcido na maquiagem?

Para que serve o pó translúcido tão estimado entre profissionais e adeptos da maquiagem? Popularmente comparado ao antigo pó de arroz, este produto chama a atenção por ser eficaz na fixação da maquiagem e controle do brilho. Por isso, sempre está presente nos kits de maquiagem, particularmente de quem prefere o efeito mais natural.

Um pó translucido em cor rosa
Fonte/Reprodução: Original

Nesse sentido, a primeira coisa a saber sobre para que serve o pó translúcido é o seu acabamento. Isto significa que há uma moderação na hora de usá-lo, e conforme se tem mais conhecimentos, é possível aproveitá-lo diariamente.

O que é pó translúcido?

Utilizado ao fim da maquiagem, o pó translúcido é um produto fino, solto e leve – portanto, fácil de manusear. Através de uma camada fina deste tipo de pó, o efeito de quem o utiliza é marcante sem sobrecarregar o rosto.

Por ter uma espessura ultrafina, é quase imperceptível a cor, mas o mercado se atualizou com edições interessantes que na verdade, contribuem ainda mais na tonalidade. Por esta razão, é encontrado nas cores branca, amarela ou rosada, a depender do tom de pele.

Entre os mais diversos itens de retoque, ele se destaca por ser o mais versátil na aplicação. Com isso, já é possível perceber para que serve o pó translúcido  é comumente reaplicado durante o dia ou quando a maquiagem precisa durar mais tempo.  

Qual a função do pó translúcido?

Entender para que serve o pó translúcido: é preciso saber que ele é aplicado somente ao final da  maquiagem. Portanto, o que se nota são diversas finalidades que juntas, asseguram o processo final da maquiagem. Uma das mais interessantes é a fixação de tudo o que foi colocado antes.

Logo, sua função inicial é, basicamente, reparar ou dar acabamento profissional. Porém, suas finalidades são ainda mais diversificadas:

  • Complementar a maquiagem;
  • Fixar a maquiagem;
  • Controlar o brilho causado pela oleosidade do rosto;
  • Dar efeito natural, semelhante à pele sem maquiagem;
  • Evitar que a maquiagem borre;
  • Disfarçar expressões e imperfeições.

Além de retocar, dar acabamento natural e evitar o borrão ou a oleosidade, o pó translúcido ainda serve para táticas de aprimoramento da maquiagem. A sua textura fina permite que não seja vista se o pó for aplicado em cima de produtos cremosos como o batom, sombra, blush ou delineador.

Qual a diferença entre pó translúcido e pó compacto?

Saber para que serve o pó translúcido ajuda a diferenciá-lo com um outro tipo de pó para acabamento. O pó compacto apresenta funções semelhantes às do pó translúcido, como o acabamento e fixação da maquiagem. Mas como o pó compacto possui textura grossa e pesada, nem sempre é o mais recomendado para finalizar a maquiagem.

Além do fato de que as cores são fortes, o que exige mais atenção na escolha daquela que mais combina com a pele e a base. Por outro lado, o pó translúcido é bastante parecido com o tradicional, porém se diferencia pela intensidade da cor, uma vez que se percebe um tom mais aveludado.

Como usar o pó translúcido?

Como se vê nas funções do translúcido, ele é voltado para maquiagens leves ou de aspecto natural, logo, seu efeito é contrário ao compacto – que por sua vez, é mais intenso, principalmente se aplicado com o pincel. Após saber para que serve o pó translúcido, veja a forma correta de usar dentro das finalidades citadas antes.

Fixar a maquiagem

Apesar de ser quase imperceptível no rosto, o pó translúcido forma uma camada de proteção e fixação dos produtos anteriores. Em outras palavras, ele segura a maquiagem e faz com que ela dure mais tempo.

O pó translucido
Fonte/Reprodução: Original

Nesse meio tempo, como o primeiro contato que ele faz é com a base, esta é, tecnicamente, a que mais se prolonga. Mas para que serve o pó translúcido além de manter a base intacta? Ou, como é possível a fixação acontecer? Entenda mais sobre as subsequentes funções.

Controlar  o brilho e a oleosidade

Produtos de maquiagem no geral contêm líquido e formam textura pastosa, o que pode ocasionar o aspecto de oleosidade na pele (visto que o rosto produz óleo natural, mas que pode se intensificar com produtos assim).

Neste caso, o uso do pó translúcido é indicado para quem apresenta mais produção oleosa na testa, laterais do nariz e queixo, a chamada região T do rosto, em razão de ser o local com mais concentração do óleo. Após a aplicação, a pessoa percebe que o pó controla a oleosidade e por conseguinte, o brilho.

Ao final, o efeito que mais se nota é o de que a pele está mais seca, com o aspecto aveludado ou matificado.

Evitar que a sombra borre

Outra descoberta sobre para que serve o pó translúcido é a respeito dos demais produtos de maquiagem já aplicados, como a sombra, por exemplo. Quando se passa a sombra nas pálpebras, é natural cair parte dela no topo das maçãs do rosto e, quanto mais escura for, maiores são as chances de borrar a maquiagem. 

Logo, algo que os maquiadores entenderam também é da utilidade do pó translúcido em evitar isso. O preparo certo, portanto, é, primeiramente, aplicar uma grossa camada do pó translúcido em toda a parte debaixo dos olhos (olheiras), depois colocar a sombra de preferência e, por último, retirar o excesso do pó com um pincel. Com movimentos para fora, o translúcido carrega os pontos de sombra com ele.

Disfarçar linhas de expressão

O que provavelmente torna o entendimento sobre para que serve o pó translúcido ainda mais interessante é a capacidade de contribuir para cobrir e/ou disfarçar as marcas de expressão.

O corretivo na maquiagem, ainda que usado com a intenção de tampar as imperfeições, acaba por realçar as linhas, ou marcas de expressão da mulher. Elas são exatamente linhas ou traços que quebram o corretivo (popularmente chamado de efeito craquelado) , quando acontece a expressão facial.

Como alternativa, o translúcido sela a pele de forma a preencher as lacunas abertas. Como bônus, algumas marcas possuem uma fórmula refletora de luz para aumentar ainda mais o disfarce.

Onde passar o pó translúcido?

Agora que sabemos para que serve o pó translúcido e como o usar corretamente, veja onde de fato vale a pena passá-lo. De acordo com maquiadores profissionais, o pó translúcido é utilizado em todo o rosto praticamente. Isto é permitido por causa da camada ultrafina que ele forma, além de não ter pigmentação forte e quase imperceptível a olho nu. 

Contudo, se a intenção é usar o translúcido para deixar a maquiagem natural e evitar a oleosidade, a região correta é a que forma o T, como explicamos. Nos demais casos, como para fixar ou retirar a cremosidade do batom e sombra, a aplicação precisa ser moderada, pois grandes quantidades de pó translúcido são facilmente percebidas em lugares com muita luz ou até mesmo após o flash de câmeras.

Da mesma forma, a escolha de objetos de aplicação é importante. A recomendação de profissionais é o pincel, que além das cerdas separadas pegarem quantidades suficientes,  elas ajudam a esfumar de um jeito uniforme. As esponjas são aliadas na hora de tirar o excesso de qualquer produto de maquiagem. No caso do pó translúcido acumulado, a dica é umedecê-la antes.

Pode usar pó translúcido sem base?

Quando as pessoas passam a descobrir para que serve o pó translúcido, o uso dele pode ser comparado como um produto anterior ao da base, bem como aos demais itens de maquiagem como  sombra, batom e blush.

Um pó translucido branco
Fonte/Reprodução: Original

Usar o pó translúcido sem base na região T, por exemplo, pode ser útil para evitar que a pele transpire, de modo a atrapalhar as outras aplicações, e ir contra a principal função dele, que é o de controlar a oleosidade. Afinal, este tipo de pó é mais solto e fino que os demais, e uma vez posto sobre a pele se adapta facilmente a diferentes tipos de pele.

Então, se pensarmos para que serve o pó translúcido além de seguir com a sequência tradicional – primeiro a base, depois o pó – podemos dizer que é válida a intenção, especialmente quando se quer apenas tirar o brilho e não usar maquiagem.

Deixe um comentário