Para que serve o imposto de renda?

Certamente, você já ouviu falar a respeito sobre o Imposto de Renda (IR), um sistema governamental destinado para saber sobre a vida financeira de uma determinada população de um país, mas por ser novo no mundo das responsabilidades como um jovem-adulto, você tem dúvidas sobre a sua praticidade e quais são as suas contribuições para a sociedade.

Se esse é o seu caso, siga com a leitura do artigo abaixo e seja informado em primeira mão sobre tudo o que tem direito em relação ao Imposto de Renda (IR), uma das coisas mais importantes que você precisa lidar na sua vida a partir de agora.

O que é o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda (IR) conhecido como “Leão” é, em sua definição, uma tributação compulsória de caráter federal que tem como o seu principal objetivo, a ciência sobre arrecadação financeira de uma determinada população de um país, em que pode haver o acompanhamento da evolução patrimonial de cada indivíduo. Em outras palavras, o Imposto de Renda (IR) procura saber o quanto uma pessoa ganha por meio de sua renda, que deve ser declarada anualmente para a Receita Federal (RF).

Para que serve o imposto de renda
Fonte/Reprodução: original

Com a declaração de seu Imposto de Renda (IR) dada para a Receita Federal (RF), a sua renda anual é submetida a um processo de análise para a comprovação de seus dados econômicos. Atenção: É importante ter em mente que cada centavo declarado deve ser correspondente aos valores de seus comprovantes de renda e os seus pagamentos.

O que é necessário para fazer a Declaração de Imposto de Renda?

Anualmente, é feito a liberação do programa da Declaração do Imposto de Renda (DIR) para a Receita Federal (RF) e, de um modo mais prático, com a finalidade de facilitar a vida de seus contribuintes, é preciso apenas fazer o download do serviço e fazer o preenchimento dos campos e das áreas específicas necessárias com as suas informações pessoais para a utilização do programa da Declaração do Imposto de Renda (DIR). 

O que é o Imposto de Renda
Fonte/Reprodução: original

Com os seus dados apresentados no sistema do serviço, é gerado a documentação de sua Declaração de Imposto de Renda (DIR) com todas as suas grandes ações de teor financeiro presentes no ano em questão.

O que é preciso ser declarado no Imposto de Renda?

Tudo aquilo que diz respeito às suas despesas e aos seus ganhos anuais deve ser declarado no Imposto de Renda (IR) como o seu salário anual, os seus bens materiais como a sua casa, o seu carro e/ou a sua moto, assim como a escola de seus filhos, a sua faculdade, o seu plano de saúde e até mesmo o seu dinheiro guardado na poupança. Em outros termos, é necessária a apresentação anual de sua vida financeira.

Quem tem que pagar o Imposto de Renda?

Mesmo que o Imposto de Renda (IR) seja uma contribuição compulsória, ou seja, que tem a obrigação anual de ser pago, não é todo mundo que tem a obrigação de fazer a Declaração do Imposto de Renda (DIR). Abaixo, confira a lista de quem precisa pagar o Imposto de Renda (IR):

 

  • Em caso de recebimento de um salário anual maior que R $28.559,70 ou rendimento de investimentos anuais superiores a R $40.000,00.
  • Em caso de atibidade rural com uma renda bruta maior que R $142.798,50.
  • Em caso de ganho de capital por meio da alienação de bens e/ou direitos, sujeito à incidência do imposto e realização de operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e de semelhantes.
  • Em caso de bens e direitos, de ter a posse ou a propriedade de bens e/ou direitos, inclusive de terra, de valor total superior a R $300.000,00 até o último dia do ano.
  • Em caso de condição de residente no Brasil em qualquer mês até o último dia do ano anterior.

Em relação ao valor pago de impostos, há uma variação de preços no Imposto de Renda (IR) em concordância com a renda de cada um de seus contribuintes. Sendo assim, quem recebe mais, deve pagar mais, e quem recebe menos, paga um valor menor de Imposto de Renda (IR). 

E para onde vai o valor arrecadado do Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas?

O órgão responsável pela coleta do Imposto de Renda (IR) é a Receita Federal (RF), mas é o Tesouro Nacional (TN) que tem a principal função, a administração dos valores por meio do Imposto de Renda (IR). Ambos os serviços são essenciais para que o dinheiro arrecadado ofereça benefícios cruciais para a sociedade.

Diante disso, nas palavras do Ministério da Fazenda (MF), uma parte dos impostos recebidos através do Imposto de Renda (IR) é destinada para a saúde, a educação, a segurança pública, a cultura, ao esporte, a defesa do meio ambiente e ao estímulo do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, além de programas de transferência de renda, como “Fome Zero” e “Bolsa Família” e programas de geração de empregos e inclusão social, como o plano de reforma agrária, a construção de habitação popular, o saneamento e a reurbanização de áreas degradadas.

Qual a vantagem de fazer a declaração de Imposto de Renda?

Ao fazer a Declaração de Imposto de Renda (DIR), você cumpre o seu papel como cidadão, além de ajudar na geração de dinheiro para a melhoria de seu país, mostrando, de um modo legal, as provas das origens dos recursos econômicos de sua vida financeira. Atenção: É de suma importância que você faça a Declaração do Imposto de Renda (DIR) dentro do prazo exigido pelo sistema, para que você não se estresse com taxas de multas e etc, no caso de pagar no momento certo ou, então, no caso de não ter pago o Imposto de Renda (IR).

Cofre de dinheiro encima de contas
Fonte/Reprodução: Original

Além disso, o Imposto de Renda (IR) é o melhor meio de comprovação de renda e posses de bens na hora de obter o visto de entrada para algum país no exterior, porque, dessa forma, você mostra que não tem pretensão de mudar definitivamente com o visto de turista, uma vez que você não declara a renúncia de tudo aquilo que você tem no Brasil para ter uma nova vida no exterior. Contudo, para você conseguir o visto em alguns países no exterior, a apresentação da Declaração do Imposto de Renda (DIR) é obrigatória.

Quais são os benefícios do Imposto de Renda?

Quando você faz a Declaração do Imposto de Renda (IR), você tem acesso a uma série de benefícios apresentados na lista abaixo:

  • Seguro-desemprego: Oferecido para as pessoas desempregadas.
  • Auxílio-creche: Oferecido para as mães de bebês de até 6 meses.
  • Auxílio-doença: Oferecido para trabalhadores que não conseguem exercer as suas atividades por mais de 15 dias, em razão de alguma incapacidade e/ou alguma doença.
  • Auxílio-funeral: Oferecido para os militares e os servidores públicos, assim como para os viúvos e/ou dependentes de servidores públicos federais, municipais ou estaduais e viúvos e/ou dependentes de militares.
  • Auxílio pré-escolar: Oferecido para os dependentes dos servidores públicos da Administração Pública Federal do nascimento aos 5 anos de idade.
  • Salário-maternidade: Oferecido para as mães que se afastam do emprego nos estágios finais da gravidez e/ou logo após o nascimento.
  • Prêmio assiduidade: Oferecido para os trabalhadores que tem mais frequência no trabalho.
  • Gatificações por quebra de caixa: Oferecido para os comerciários em função de manuseio de numerários.
  • Indenização adicional por acidente de trabalho: Oferecido para os trabalhadores que sofreram algum tipo de acidente de trabalho.
You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.