O que é e para que serve o catalisador do carro?

Você por acaso sabe para que serve o catalisador do carro e o que exatamente ele é? É muito comum as pessoas não conhecerem direito quais as peças que fazem parte do carro e suas funções. Mesmo quem usa esse veículo frequentemente acaba não dando muita atenção aos seus componentes. O catalisador, por exemplo, é uma peça que pouca gente entende a razão de estar presente no carro.

Continue a leitura e veja para que serve o catalisador do carro e qual sua importância. Os parágrafos seguintes ainda reúnem outras informações relevantes como, por exemplo, que tipos de cuidados devem ser adotados para que esse elemento tenha uma vida útil maior e qual é a hora de trocá-lo.

O que é o catalisador dos carros?

O catalisador é uma peça. Ele integra o sistema de eliminação de gases pelo escapamento do carro e tem função muito importante nesse processo, pois é a partir de sua ação que o veículo passa a poluir menos o meio ambiente. Ele também é conhecido como conversor catalítico e é uma parte fundamental do carro.

O que é o catalisador dos carros
Fonte/Reprodução: original

Algumas pessoas pensam que remover o catalisador do carro vai contribuir para a melhoria do seu desempenho e por esse motivo acabam retirando-o. Isso, na verdade, é um erro grosseiro, além de ser proibido por lei. Esse tipo de atitude pode gerar multas e até apreensão do veículo.

Para que serve o catalisador automotivo?

A função dessa peça tão importante é reduzir a quantidade de gases poluentes emitidos pelos carros. Mas ela não funciona como um filtro, na verdade, é uma espécie de câmara onde os gases mais poluentes passam por uma reação química e tornam-se menos nocivos.

Para que serve o catalisador automotivo
Fonte/Reprodução: original

Isso acontece, mais notoriamente, com os NOx, CO e HC, respectivamente, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos. Esses compostos são oriundos dos processos químicos que acontecem na queima do combustível.

Quando vão ser eliminados do carro, eles passam pelo catalisador e entram em contato com outras substâncias, o paládio e o molibdênio, que, juntas, agem e transformam os poluentes em gás carbônico (CO2), nitrogênio (N2) e vapor de água. Fazendo isso, o catalisador diminui consideravelmente o potencial de poluição do carro.

Cuidados com catalisador do carro

É interessante ficar atento a alguns cuidados com o catalisador do carro, para que ele possa ter uma vida útil maior. No geral, a peça tem durabilidade de 3 anos ou 80 mil quilômetros rodados. Confira abaixo algumas atitudes que podem ajudar a mantê-lo utilizável.

Dirigir com cuidado

Conduzir o veículo em altas velocidades pode gerar a produção de gases com temperaturas muito altas. E isso é a principal causa de desgaste do catalisador. Dessa forma, é interessante dirigir com mais cuidado e em velocidades razoáveis, sem exageros.

Cuidado com os buracos

Passar por buracos pode gerar vários tipos de danos ao carro, inclusive ao catalisador, que fica localizado embaixo do veículo. Assim, uma boa dica é desviar dos buracos encontrados nas estradas ou passar com cautela por eles (caso não dê para evitá-los).

Qualidade do combustível

Outra dica que não serve apenas para cuidar do catalisador, mas de todo o carro, é não abastecer o veículo em qualquer lugar. É importante ficar atento à qualidade dos combustíveis que são usados. Líquidos com muito chumbo, por exemplo, contribuem para o entupimento do catalisador.

Como analisar o funcionamento do catalisador do veículo?

Existem medidas simples que podem ser adotadas para analisar se o catalisador está com sua vida útil perto do fim ou mesmo se está danificado. A primeira coisa que pode ser feita é observar a fumaça que é emitida pelo carro. Quando ela está muito escura e densa é sinal que pode haver problemas no conversor catalítico.

Ficar atento aos ruídos provenientes da peça também é uma boa dica. Um catalisador em plenas condições de uso não emite sons ruidosos. Se isso estiver acontecendo, então pode ser que tenha alguma coisa errada.

Por fim, atentar para o desempenho do carro também ajuda a identificar problemas no catalisador. Isso acontece porque, se houver a presença de entupimentos ou mau funcionamento de uma maneira geral na peça, o veículo tende a perder potência, o que afeta diretamente seu desempenho.

Vale a pena trocar o catalisador com mau funcionamento?

Não só vale a pena como é recomendado fazer isso. Se a peça não está em pleno funcionamento, ela pode comprometer o desempenho do carro e aumentar a quantidade de gases poluentes na atmosfera. Mas, é importante enfatizar, apenas profissionais capacitados devem ser acionados para isso.

Depois dessas informações, com certeza você sabe para que serve o catalisador do carro e qual sua importância. Em casos de problemas com ele, não deixe de procurar um profissional de confiança para resolvê-los e melhorar o funcionamento do carro como um todo.

Deixe um comentário