Entenda para que servem os corticoides

Corticoides é um dos remédios mais utilizados pelos brasileiros. Como esse anti-inflamatório pode ser vendido sem prescrição ele muitas vezes é utilizado com abuso pela população. Por isso é tão importante conhecer o que é o corticoide, como deve ser utilizado, para o que serve e quais os riscos do seu uso desmedido.

Para entender para o que servem os corticóides leia o artigo abaixo!

O que são e para que servem os corticoides?

Corticoides, como já dito, é um famoso anti-inflamatório e bastante utilizado pelos brasileiros. Ele pode ser usado como comprimido por via oral, injetado ou até mesmo inalado.

O que são e para que servem os corticoides?
Fonte/Reprodução: original.

O corticoide é utilizado para combater inflamações, como doenças auto imunes, asmas, artrite, lúpus, alergia, problemas crônicos inflamatórios ou doenças dermatológicas. 

Esse medicamento é utilizado para diminuir as inflamações e também diminuir os sintomas. Vale a pena ressaltar que o corticoide é um medicamento de origem sintética e tem sua base retirada de hormônios das glândulas supra renais. 

Quanto tempo os efeitos ficam no corpo?

Os efeitos do corticoide podem durar em até 30 dias no corpo humano. Claro, esse tempo pode variar por conta de vários fatores, como metabolismo do indivíduo, dose do comprimido ou até mesmo o tipo de quadro clínico que o paciente apresenta.

Quais os efeitos desses medicamentos no nosso corpo?

Um quadro inflamatório no organismo pode se dar por diversos fatores, porém existe um hormônio específico que combate esses quadros de inflamação e a resposta imune do indivíduo. 

Esse hormônio é chamado cortisol e o corticoide serve no organismo como um potencializador do cortisol, fazendo com que a inflamação seja diminuída.

Quais os principais tipos de corticoides?

Os corticoides servem para diminuir as inflamações, porém existem em diversos tipos como comprimidos, xaropes e colírios. Vamos conhecer algumas formas de corticoide abaixo:

Corticoides do tipo tópicos (hidrocortisona, betametasona, mometasona ou dexametasona)

Esses corticoides são consumidos na forma de cremes, loções, pomadas, gel e agem muito contra doenças dermatológicas como urticárias, seborreia, eczema e dermatite.

Corticoides de injeção (dexametasona, betametasona)

Esse tipo de corticoide serve para tratar enfermidades alérgicas, também dermatológicas, osteo musculares, e até tumores de natureza maligna. 

Orais (prednisona ou deflazacorte)

Provavelmente o tipo mais conhecido de corticoides. Esse tipo de corticoide serve para combater a maioria das inflamações. Além das já citadas também combatem inflamações oculares, respiratórias e doenças do colágeno.

Quais os riscos em tomar corticoides?

Como todo e qualquer medicamento, o uso excessivo do corticoide ou seu uso indevido pode causar inúmeros problemas, desde os mais leves até os mais graves.

O corticoide pode causar problemas leves como alteração no peso, nos olhos, causar azia e piorar quadros de gastrite, causar estrias na pele e alterações no humor ou até mesmo no sono.

Quais os riscos em tomar corticoides?
Fonte/Reprodução: original.

Como riscos graves, o corticoide está relacionado a deixar o organismo mais sensível a infecções (por conta do cortisol abaixar a resposta imune), ao aparecimento de alguns tipos de câncer, aumento do risco de diabetes e até mesmo desenvolvimento de catarata nos olhos. 

Por que não devemos nos automedicar?

Toda droga farmacêutica causa algum efeito adverso ou mesmo negativo. O corticoide é um medicamento forte e seus efeitos ainda estão sendo estudados e discutidos. Por esses motivos é muito importante que não haja nenhum tipo de abuso no consumo desses medicamentos, necessitando sempre consultar um médico ou especialista.

Deixe um comentário