Para que servem os documentos?

Você parou para se perguntar a importância de ter muito documento. Tem horas que você quer jogar tudo fora porque não cabe mais na sua carteira, pasta e outros lugares para armazenar, não é mesmo? Mas, os documentos não são apenas pedaços de papéis, os registros comprovam não só a sua existência na sociedade, como também permite que você possa exercer seus direitos como cidadão.

Por isso, este artigo vai explicar a importância de ter documentos e quais são os primeiros que recebemos durante a nossa vida.

O que são documentos?

Apesar de parecer uma questão apenas burocrática, a criação de documentos é uma forma de ser reconhecido como um cidadão da região onde vive, tanto na vida quanto na morte. Documentos são simplesmente algo que ajuda a identificar e comprovar a existência de pessoas, empresas ou bens. Por isso, a sociedade brasileira apresenta Certidão de Nascimento, Registro Geral e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O que são documentos?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, há o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para comprovar a formação de uma empresa, Certidão de Casamento (união de um casal) e Certidão de Óbito para provar a morte de uma determinada pessoa.

Qual é a importância dos documentos?

Os documentos são de suma importância para identificar e comprovar alguma habilidade sua. É uma forma de exercer a sua cidadania. Além disso, os documentos são importantes e cada um tem o seu propósito, como comprovar que trabalha, vota, dirige, viaja, está casado, é dependente de outra pessoa e entre outras finalidades. É por causa destes papéis que os setores públicos e privados acompanham a sua fase de vida.

Os principais documentos dos cidadãos brasileiros são certidão de nascimento, RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e de habilitação.

Qual é a contribuição histórica que os documentos proporcionam?

A importância histórica dos documentos é que sem eles você não pode exercer seus direitos básicos como cidadão, como ter lazer, ir à escola, viajar, estudar, fazer uma prova para concurso público, comprar uma casa, alugar algum bem material e entre outras atividades cotidianas para muita gente. O primeiro documento que tiramos é a Certidão de Nascimento, que comprova que nascemos e onde nasce o nome completo, além de identificar o local de nascimento, nome dos pais e dos avós.

Com a certidão de nascimento, abre as portas para a criação de outros documentos, como a carteira de identidade (popularmente conhecida como RG) e o CPF. Com o RG é o alicerce para criar a carteira de identidade, realizar provas, criar o seu título de eleitor, tirar passaporte e entre outros documentos.

Além de comprovar a existência humana, os documentos são necessários para autorizar que o cidadão possa exercer outras funções diante da sociedade.

Documentos é direito do cidadão?

Para quem não sabe, ter documento faz parte de um direito do cidadão, pois é o que comprova a nossa existência e ter acesso ao serviço público. No Brasil, por exemplo, nós não teríamos acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou uma escola se não tivéssemos documentos em mãos.

Documentos é direito do cidadão?
Fonte/Reprodução: original.

Por isso, o primeiro documento que temos, a Certidão de Nascimento, não é cobrado pelo fato de que ele será a porta de entrada para que as crianças entrem em creches e escolas. Mas, vamos falar melhor nos próximos tópicos.

Impacto social

Sem contar que ter documentos garante o impacto social, pois a sua existência permite que os brasileiros também a participarem de projetos sociais. Sem eles, você nem poderia fazer o alistamento para participar das Forças Armadas e receber benefícios do governo, como o Auxílio Brasil.

Cidadania

Como vocês perceberam, a falta de documento é grave e ainda existem brasileiros que não conseguem exercer as suas funções pelo simples fato de não ter a certidão de nascimento. Mesmo sendo de graça, existem lugares que o acesso ao cartório é bastante difícil. Por isso, tem brasileiros que não se sentem representados e não conseguem exercer o simples ato de votar em políticos que lhe garantiriam melhores condições.

Direito fundamental ao registro civil

A Constituição de 1988 garante que o documento faça parte do princípio da dignidade humana. Por isso, é o dever de promover a inclusão de todos os brasileiros para fruir todos os seus direitos. Por isso, a importância de criar campanhas para poderem estimular as pessoas a obterem seu registro civil.

Agora que você sabe a importância de ter documentos, compartilhe este texto para o máximo de pessoas possível.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.