Firewall: para que serve

O firewall é um recurso necessário para a proteção tanto do computador quanto da rede e aplicativos que nele fazem o acesso diário. Com o tempo, tornou-se ainda mais importante tê-lo instalado no computador tanto de casa quanto da empresa, para garantir maior segurança, além de evitar roubo de dados e vazamento deles por hackers.

O que é o Firewall de computador

Essa é a principal questão das pessoas que não entendem muito sobre informática e costumam ver notificações na tela de seus computadores sobre o firewall do windows. O firewall funciona como uma porta de entrada e saída por entre redes de computadores e internet, ou seja, seria algo como um tipo de catraca que precisa controlar os acessos.

Firewall; Para que serve
Fonte/Reprodução: original

Esse dispositivo serve apenas para permitir usuários e demais aplicativos autorizados para poderem se comunicar. Ele é basicamente um mediador entre a troca de dados através da rede externa e interna.

Há um aumento agressivo de usuários perigosos na internet, principalmente por conta da rede permitir que eles consigam furtar todo tipo de informação de usuários e infectar seus computadores. Portanto, esse recurso é útil para realizar a famosa “triagem” das ameaças.

Como funciona o Firewall

O recurso é uma barreira de acessos entre o roteador e a internet. Naturalmente, é um equipamento que possui 2 portas de rede, a LAN e WAN, que deve ser configurada através de uma interface. Nessa própria interface serão configuradas certas informações de segurança, e dentre elas estão os aplicativos que as pessoas acessam na internet, bem como os horários e demais recursos.

Ocorre da mesma maneira com acessos externos, pois nele haverá uma definição dos dados enviados de fora e se comunicarão em alguma máquina que possua a rede interna, conhecida como LAN.

O que é protegido pelo firewall?

O firewall age como um segurança que serve para proteger as janelas do computador contra qualquer ameaça de ataques hackers. Essa ferramenta serve como um filtro de entrada ou saída dos pacotes de dados, de modo que autorize os dados ou não.

Esse mecanismo servirá como um protetor contra softwares perigosos que possam ser instalados por engano no computador e danificar arquivos de extrema confidencialidade.

Opte por ter o sistema firewall em sua empresa para proteger todos os seus dados de invasões, além de garantir maior segurança e prevenir prejuízos financeiros que possam ocorrer. Normalmente, isso ocorre porque hackers podem exigir pagamento através das moedas bitcoin para devolverem os dados furtados.

Qual o Firewall mais utilizado?

Dê preferência à escolha do firewall que a maioria das empresas escolhe, além de ter em mente o recurso que melhor atenderá suas maiores necessidades para aquele momento em questão.

Existem dois tipos de firewall corporativos e escolhê-los corretamente fará com que a segurança aumente em todos os computadores de sua empresa, principalmente para protegê-los e evitar perdas desagradáveis.

Next generation firewall

No caso do NGF, é ideal para empresas que possuem maiores necessidades e requerem um firewall mais potente. Ao usá-lo, será possível ter controle total sobre o tráfego da rede e organização, pois ocorre sempre uma seleção granular das conexões, visto que haja a combinação de filtros que detectam qualquer ameaça em seu sistema.

Perceba que, o Next Generation Firewall é indicado para aquelas empresas com certas políticas de acesso, bem como gerenciamento dos dados que possuam qualquer característica especial.

Unified Threat Management

Este firewall é a principal opção para pessoas que desejam um misto de produtividade e praticidade. Sua principal característica é concentrar uma diversidade de funções tanto de gestão quanto de implantação na plataforma.

O firewall UTM serve e auxilia como se fosse um antivírus, anti-spam, além da análise em tempo real que é extremamente importante para empresas grandiosas. Ele será o melhor em ofertar muito mais do que as Firewalls convencionais.

Qual melhor Firewall gratuito?

O principal firewall gratuito, se trata do ‘ZoneAlarm Free Firewall, que fornece segurança ao sistema operacional Windows, e serve para proteger o computador contra ataques indesejados. Este dispositivo, como todos os outros, controla todo tipo de entrada na rede do computador, além de realizar avaliações sobre todos os aplicativos instalados no computador e requerem acesso à internet.

O ZoneAlarm Firewall serve, inclusive, contra a ação de malwares ou qualquer tipo de atividade extremamente suspeita através da internet. Trabalhar com uma interface mais precisa e que possui uma função de trabalhar especificamente em seu monitoramento de entrada no computador, é ideal para pessoas que optam por uma segurança redobrada.

Note que o ZoneAlarm Firewall realiza a verificação de aplicativos que acessam a internet, bem como evita invasões ou qualquer possível contaminação em sua máquina. Há a produção de relatórios com uma variedade de informações sobre acessos estranhos e que foram bloqueados.

Como funciona o Firewall em rede

O firewall no geral trabalha através de regras de segurança, que geram dados nos quais devem se encaixar nas regras e receber aprovação. Inclusive, o firewall é capaz de dar informações mais específicas sobre quais softwares poderão acessar a internet ou não.

Como funciona o Firewall em rede
Fonte/Reprodução: original

Esse recurso segue regras que servem para analisar determinados tráfegos de rede e verificar operações e/ou recepção de qualquer tipo de dado que possam ser executadas em algum momento.

Porque devemos utilizar o firewall

O firewall age como um protetor, que fará o bloqueio de ataques hackers em seu computador, além de inibir o furto de todas as informações e o acesso de vírus no sistema de rede.

Ótimos firewall tornarão a rede muito mais segura para poder realizar a administração de dados sem se preocupar com qualquer perigo e invasão em seu sistema. Lembre-se de ativar o recurso próprio de seu sistema operacional Windows antes de procurar por outro que seja o definitivo.

Como configurar o firewall

Para realizar a ativação do firewall do Windows 7, 8 e 10, será preciso prosseguir ao Painel de Controle, seguir em Ligações de Rede e Internet e selecionar a opção Firewall do Windows.

Procure verificar se o seu firewall está devidamente ativado, caso contrário, será preciso realizar a ativação para conseguir proteger seu sistema até encontrar outro que proteja melhor o computador e rede.

Há um problema que certos usuários possuem e pode ser solucionado facilmente: problemas para acessar qualquer aplicativo que o recurso não permita. Basta seguir diretamente na Configuração, clicar em Firewall e no Controle de Programas, selecionar o qual será ativado para acessar a internet. No caso de listas suspensas, faça o acesso da entrada do programa e selecione Permitir e aplique a configuração.

Em suma, obter um firewall para proteger seu sistema de rede é essencial, visto que ao baixar softwares de sites pouco confiáveis poderá ocorrer de instalar algum vírus que mexe diretamente com as configurações da rede e computador, o que claramente poderá ser evitado ao instalar.

Empresas grandiosas podem e devem fazer o uso de um ótimo firewall para a proteção do sistema de computação da empresa por inteiro, de modo a evitar quaisquer problemas financeiros, por exemplo. Escolher com cautela e sem pressa será a chave para manter uma excelente segurança no ambiente de trabalho.

Deixe um comentário