Dados móveis para que serve

Os dados móveis servem para possibilitar o acesso a informações e entretenimento via internet sem necessitar de redes Wi-Fi, ou seja, é graças aos serviços fornecidos pelas operadoras que se torna possível manter o uso da sua internet em lugares públicos, através do sinal fornecido.

Dados móveis para que serve
Fonte/Reprodução: original

Além desses dados de navegação possibilitarem o acesso a sites e aplicativos, ele também pode ser utilizado para atividades profissionais e auxílio educacional.

O que são dados móveis?

Os dados móveis são referentes às informações de navegação na internet via operadora de celular, ou seja, é acionado toda vez que seu aparelho busca informações que não estão contidas no celular, ou seja, são buscadas na web (rede de internet).

Esses dados móveis são contratados via planos de operadoras, e seu limite é baseado em uma quantidade de Megabytes ou Gigabytes, que representam o processamento de dados baixados, independentemente de ser baixado apenas para visualização ou ser salvo no dispositivo móvel.

Como utilizar dados móveis?

Para fazer uso dos dados móveis é preciso que o celular seja um SmartPhone, independentemente de ser Android ou IOS. A opção se difere da conexão Wi-Fi, apesar das semelhanças, para ligar seus dados móveis serão preciso acessar as configurações do dispositivo, ir em redes móveis e habilitar a opção, que a partir de então passará a consumir dados conforme a navegação que o usuário fizer na internet.

Vale lembrar que só será possível utilizar caso o usuário possua um chip, com registro ativado e créditos ou planos de dados móveis. E pelo fato de seu fornecimento de dados não ser infinito, é importante não gastar ele de forma desenfreada, para que tenha um maior proveito.

O que são os dados móveis no celular?

Os dados móveis se referem a quantidade de informações ou dados que o respectivo smartphone pode receber em download ou enviar em upload via conexão de dados. Ele tem por função construir um limite de acesso e processamento com base no plano de operadora do usuário.

A sua sistemática funciona com base nas antenas instaladas pelas operadoras, onde elas captam ondas para que depois possa dissipar os sinais em ondas. Ao contrário do Wi-Fi, que se trata de uma rede ilimitada privada, a rede de dados móveis possui um acesso predefinido, e não segue as mesmas políticas de definições de velocidade.

O que mais gasta dados móveis?

As práticas que mais consomem dados móveis são atualizações de sistema, downloads e uploads de vídeos e aplicativos pesados, além disso, imagens em alta definição também consomem uma quantia considerável de dados. Vale ressaltar que o uso de aplicativos também consomem a sua internet.

Entre eles os que mais tem consumido a internet dos brasileiros são:

Spotify:

Aplicativo de música muito utilizado pelos brasileiros, por conta de reproduzir inúmeras músicas acaba por levar a um consumo considerável, apesar de ser mais econômico que o Youtube.

Youtube:

Um dos maiores vilões no quesito de consumo, o maior aplicativo de vídeos do mundo gera um consumo enorme de dados caso você tenha hábito de assistir longos vídeos em alta definição com seu 4G.

Twitter

Apesar desta rede social ser focada em mensagens textuais, ele também baixa muitas imagens ao discorrer por sua ‘’timeline’’, o que pode gerar um consumo de dados móveis maior do que o esperado.

Waze

O consumo de dados para baixar mapas é bem elevado, para reduzir esse gasto de dados é interessante deixar os mapas baixados antecipadamente via Wi-Fi.

Instagram

Devido à frequência e inúmeras fotos exibidas na ‘’timeline’’ dos usuários do Instagram, é comum que em um único dia sejam baixadas mais de 50 fotos, o que gera um consumo elevado de dados móveis.

Netflix

Apesar do aplicativo ser consideravelmente otimizado em relação aos gastos de dados, o fato de se tratarem de vídeos em alta resolução já é o suficiente para gerar um gasto considerável de dados.

WhatsApp

Um dos aplicativos mais usados do Brasil, a sua interface é leve, e se for utilizado apenas para enviar mensagens terá um consumo baixíssimo. Porém, é extremamente comum baixar fotos e vídeos recebidos neste aplicativo, que leva ao aumento do consumo de internet.

Quando usar os dados móveis?

O recomendado é utilizar dados móveis apenas em circunstâncias que não tenha acesso a Wi-Fi ou hipóteses que o mesmo esteja sobrecarregado por excesso de acessos. Pode ser interessante fazer uso de dados móveis também em hipóteses em que a rede Wi-Fi disponível é desconhecida e forneça riscos a sua segurança.

Tem como controlar o gasto de dados móveis?

Há inúmeras formas de controlar os gastos de dados, uma delas é não deixar os aplicativos ligados em segundo plano, pois muitos fecham o aplicativo e mesmo assim continuam a consumir dados. Para facilitar o controle de aplicativos que estão em segundo plano, basta acessar as configurações e desativar a atuação deles em segundo plano, ao deixá-los completamente desligados.

Outra alternativa é deixar os dados móveis desligado em situações em que não é utilizado, e também ativar a opção de não baixar fotos e vídeos de forma automática, assim terá maior controle de dados e poderá deixar para baixar os arquivos pesados somente pelo Wi-Fi.

Também é possível economizar dados através de configurações ou aplicativos de monitoração e aviso de uso de dados, assim será possível ter mais consciência dos seus gastos e controlar o consumo de dados.

O que é o protetor de dados e como desativar?

É o recurso que se responsabiliza pelo aviso de uso de dados móveis do smartphone, é adequado para aqueles que usam planos limitados, assim será possível evitar o consumo total da rede, e evitar ser tarifado.

Para desativar protetor de dados será necessário acessar as configurações do seu Android, para em seguida abrir o menu de ‘’Rede e Internet’’, onde poderá encontrar o ‘’Uso de Dados’’ que terá a opção de ‘’Aviso e limite dos dados’’, lá poderá desativar a opção de ‘’Definir Aviso de Dados’’, assim terá desligado a função.

Conforme o celular do indivíduo poderá haver pequenas diferenças quanto a nomenclatura dos menus, mas apesar das pequenas diferenças, o princípio de desativação e ativação seguirá a mesma dinâmica.

O que fazer quando os dados móveis do celular não funcionam?

Há uma série de procedimentos para buscar restaurar o acesso aos dados móveis quando ele para de funcionar, primeiramente é importante ligar e desligar a opção, e caso necessário redefinir as configurações de sua rede.

Caso não seja suficiente, verifique a cobertura da sua operadora e se o chip está definido corretamente para acesso de internet. Se nenhuma das formas anteriores resolverem o problema, tente reiniciar o celular antes de se conectar novamente.

Com uma breve noção sobre dados móveis já é possível compreender o quanto sua funcionalidade é importante para o dia a dia das pessoas, ele possibilita aumentar a velocidade das comunicações, e a praticidade de informações, além de ter inúmeras utilidades para atividades profissionais, fora as milhares de utilidades que podem ser alcançadas via aplicativos dos mais diversos temas.

Além disso, ao ter um conhecimento básico sobre a função de aviso de uso de dados móveis, torna-se possível prolongar muito mais o limite de navegação, que evita o seu esgotamento através de planejamentos de consumo de dados.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.