Para que serve a internet

É impossível não se falar da internet com a plena e constante evolução tecnológica. O acesso à informação e a aceleração constante das ferramentas e meios de comunicação, faz da internet uma ferramenta quase que indispensável para o mundo atualmente.

uma barra de pesquisa

Fonte/Reprodução: Original

A seguir, é possível saber para que serve a internet, qual o seu significado, quando surgiu e toda sua evolução histórica, quais suas funções, importância dentre outros detalhes que serão mencionados.

Qual o significado de internet?

De maneira conceitual, a internet significa uma rede mundial de computadores distribuídos por todo o mundo que, de maneira quase que instantânea, trocam informações, mensagens e dados por meio de um protocolo em comum. É um mecanismo utilizado por todo tipo de empresa privada e pública, pessoas físicas, órgãos governamentais, entre outros.

A comunicação estabelecida entre os usuários é gerada por meio do protocolo TCP/IP. Este protocolo faz todo o gerenciamento e encaminha as informações contidas nas mensagens que os usuários trocam entre os computadores.

De origem vinda do inglês, a palavra inter significa “internacional”, net significa “rede”, portanto, o termo unido tem o significado de “rede internacional”. Isso também devido às inúmeras possibilidades de comunicação interligadas mundialmente. 

A formação dessa rede de computadores se dá por meio da conexão de servidores – computadores grandes e potentes, com altíssima capacidade de armazenamento, processamento e com conexões muito rápidas. 

Quando surgiu a internet?

A internet foi e é um dos maiores avanços tecnológicos já criados. Na década de 60, os Estados Unidos da América promoveu e financiou um projeto para a elaboração de uma ferramenta que promovesse a comunicação. Não basta apenas comunicar os usuários de uma rede de computadores interligados, é necessário ter o mínimo de falhas possível. Precisamente, não há consenso sobre a data da criação, pois a internet se encontra em constante evolução.

Dada a robustez e complexidade do projeto, houveram projetos semelhantes na França e Reino Unido. Todos com o objetivo de criar de fato essa rede de comunicações. Porém, mesmo com muito esforço e trabalho não houveram avanços tão expressivos. Mas com o passar do tempo, gradativamente houve o desenvolvimento e avanço do projeto.

um cabo de ethernet

Fonte/Reprodução: Original

Somente na década de 90 é que se tornou de fato uma rede mundial com o início da expansão do acesso. Antes disso era uma ferramenta utilizada somente por entidades governamentais e grandes empresas. Na época, o custo era altíssimo e a conexão e velocidade ainda eram bastante limitadas.

Entre os anos 90 e 2000 ocorreu um exponencial avanço da internet, tanto na velocidade estabelecida como também na qualidade do sinal gerado. Tais avanços permanecem até os dias de hoje e cada vez proporcionam mais qualidade, rapidez e estabilidade nas conexões.

Qual a função da internet?

Há inúmeras, mas a principal função da internet é promover o acesso à informação de modo igualitário. Hoje é possível estar antenado em tudo que acontece no mundo todo apenas com o acesso à internet. Estar por dentro das notícias, ter acesso às mais variadas culturas e ter contato com pessoas do mundo todo são algumas das funções da internet.

A internet promoveu uma explosão de avanços, inclusive, no mundo dos negócios. Os meios de comunicação e entretenimento que antecedem a internet, como a televisão, o rádio e o cinema estão cada vez mais inseridos no novo meio de interação. Quase não há quem não esteja inserido no ritmo desenfreado da internet.

A internet alavancou a geração e expansão de novos negócios como. Por exemplo, as vendas online de todos tipos de produtos e serviços, expandiu as fronteiras do jornalismo e proporcionou maior interação entre pessoas das mais variadas classes sociais, culturas e costumes por meio das redes sociais.

A internet expandiu também as possibilidades de alcance no ensino e alfabetização das pessoas. Hoje, com acesso à internet, é possível estudar, fazer cursos, graduações, acompanhar aulas em tempo real e se profissionalizar de onde estiver. 

O que se pode fazer com a Internet?

Alguns parágrafos seria pouco para mencionar todas as possibilidades presentes na internet. Abaixo consta um breve e resumido rol das mais inovadoras e expressivas possibilidades proporcionadas por meio da internet.

  • Estudar. Como mencionado anteriormente, é possível concluir o ensino médio, fazer cursos profissionalizantes, cursos técnicos, treinamentos, graduações e até especializações por meio da internet hoje em dia. Algo jamais pensado há algumas décadas;
  • Contratar os mais variados tipos de serviços, por exemplo, médico, motorista, faxineira, compra e entrega de todos os tipos de alimentos, dentre diversos outros;
  • Assistir documentários, filmes e séries na hora e no idioma que quiser;
  • Abrir conta bancária, conta em corretora de investimentos, pagar contas, boletos etc;

Há ainda um oceano de possibilidades na internet, acima estão apenas alguns exemplos. Hoje, inclusive, diversas pessoas trabalham de dentro de suas próprias casas apenas com um computador e acesso à internet. Algo também jamais pensado há algumas décadas atrás.

É claro que tudo tem os pontos positivos e negativos, com toda essa avalanche de avanços, surgiram também alguns problemas que nos fazem ter mais cuidados. 

Há inúmeros casos de golpes aplicados em diversas pessoas, com as redes sociais e o acesso a informações pessoais, golpistas se passam por empresas e bancos e buscam aplicar golpes por meio da internet. As autoridades governamentais combatem e buscam inibir tais práticas, porém é importante estar atento e não fornecer todo tipo de informação pessoal a qualquer pessoa.

Qual a importância da internet no seu dia a dia? 

A internet tem proporcionado cada vez mais acessibilidade, praticidade e rapidez na vida de milhões de pessoas. A grande maioria das pessoas tem uma rotina diária de acordar e já consultar o celular para saber as principais notícias, atualizações das redes sociais, pagar contas, assistir aulas e inúmeras outras atividades.

Todo esse mundo digital, se não utilizado de maneira equilibrada, pode ser prejudicial. O entretenimento proporcionado pelos jogos, redes sociais, filmes, vídeos e séries com acesso ilimitado na palma da mão, usado excessivamente, pode gerar procrastinação, dificuldade em se relacionar pessoalmente, ansiedade, falta de sono e outros problemas.

A internet potencializou a informação, tanto dos que consomem informações como os que produzem essas informações e conteúdos. Atualmente é possível encontrar cursos, ebooks e aulas de todos os tipos possíveis de conteúdos. Vale lembrar que é necessário saber filtrar essas informações para não consumir conteúdo  sem autoridade e irresponsável.

alguém digitando em um notebook

Fonte/Reprodução: Original

As pessoas podem até não perceber, mas boa parte delas não passa um dia sem acessar a internet, seja para entretenimento, trabalho, estudo, resolução de problemas, pagamento de contas, pesquisas em sites, comprar, vender, entre outros. Sejam crianças, jovens, adultos e idosos, a internet está inerente à vida de quase todas as pessoas.

Qual a importância da internet no Brasil?

Um aspecto que, através da internet, foi e é potencializado no Brasil, é o combate ao analfabetismo. A internet gerou uma quebra de fronteiras bastante evidente e, com isso, é possível levar a educação a um número maior de pessoas. Outros pontos positivos alcançados no Brasil através da internet estão listados abaixo:

 

  • A possibilidade do povo ter voz ativa em diversas situações;
  • Acompanhar a vida de políticos;
  • Acesso às informações de gastos públicos;
  • Acesso a materiais jurídicos que informe e ampare o cidadão;

A internet tem a capacidade de potencializar o que o indivíduo tem por objetivo. Estudantes podem se qualificar com mais facilidade, empresários podem potencializar seus negócios e bons ensinadores podem disseminar seu conhecimento com uma proporção imensurável.

O equilíbrio no uso da internet – seja para entretenimento, estudo, profissão ou relacionamento – é o que vai garantir o uso sadio, consciente e efetivo dessa incrível ferramenta.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *