O que é a leiteira e para que serve?

Mesmo sendo um utensílio conhecido, ainda há muita dúvida a respeito de para que serve a leiteira. Esse utensílio, também chamado de caneco ou fervedor, é utilizado em diversas cozinhas para ferver o leite e também a água do café. Porém, a leiteira não carrega apenas essas duas utilidades, com ela é possível também realizar diversas receitas. Por isso, torna-se um utensílio indispensável em todas as cozinhas.

A seguir, entenda para que serve a leiteira e sua utilidade nas cozinhas.

O que é a leiteira?

A leiteira é um utensílio utilizado nas cozinhas brasileiras. Geralmente, seu formato lembra uma grande xícara com um pequeno bico para servir seu conteúdo de maneira simples. Seu formato foi escolhido assim, pois as leiteiras são utilizadas para ferver e servir leite.

O que é a leiteira
Fonte/Reprodução: Amazon

Mesmo sendo muito conhecida por pessoas mais velhas, ainda há quem não saiba para que serve a leiteira e suas características. Até porque, o utensílio atualmente apresenta diversos materiais, formatos e tamanhos.

As leiteiras mais comuns são as de aço ou inox, elas podem ir ao fogo e são ótimas para servir leite e chá na temperatura ideal. Mas também é possível encontrar leiteiras em cerâmica e porcelana, que são lindas e também podem ser usadas para servir caldas e molhos.

Para que serve a leiteira?

Para quem se pergunta para que serve a leiteira, a resposta é muito simples. A leiteira serve para ferver o leite e a água para o preparo de receitas. Com ela, pode-se obter um excelente resultado na fervura, inclusive aquela famosa espuma do leite quente e um chocolate cremoso para os dias frios.

A leiteira é um utensílio bastante simples de se manusear, o que torna o objeto ainda mais indispensável para qualquer cozinha. As receitas são infinitas, pois ela permite a criação de novas bebidas, assim como um excelente cappuccino. Tudo que é feito em uma leiteira atinge uma ótima qualidade e sabor.

Quais são os tipos de leiteira?

Além de saber para que serve a leiteira, também é importante conhecer todos os tipos disponíveis no mercado. Atualmente, há uma grande variedade, inclusive leiteiras elétricas e modernas. Conheça os principais tipos de leiteira a seguir:

Leiteira em cerâmica

A leiteira de cerâmica é uma das mais populares no Brasil. Ela apresenta um material de excelente qualidade e com ótima duração. Ela também serve para ferver leite e outras bebidas quentes, porém é usada por muitas pessoas para servir molhos e calda para bolos. A leiteira de cerâmica apresenta muitas cores e modelos, por isso é um presente incrível para datas especiais.

Leiteira com tampa

A leiteira com tampa também apresenta diversos formatos, o mais comum é a padrão que apresenta uma aparência de xícara. Essa leiteira costuma suportar de 200 a 500ml de líquido. Sua tampa serve para evitar que o leite derrame na hora da fervura caso seja esquecido no fogo.

Leiteira em Aço

As leiteiras de aço são também bastante resistentes e suportam em média de 2L e 5L. Ela é uma das mais utilizadas em casas e padarias, e normalmente possui uma camada antiaderente para que os alimentos não grudem.

Leiteira Elétrica

Atualmente, é possível encontrar até mesmo a leiteira em seu modelo elétrico. Elas são mais conhecidas como chaleiras, porém conseguem realizar o mesmo trabalho de uma leiteira, só que sem ir ao fogo. Com ela, é possível ferver água e leite, alguns modelos também apresentam painel eletrônico e base destacável.

Como usar a leiteira?

Agora que sabemos para que serve a leiteira, é necessário aprender como usá-la do jeito ideal. Felizmente, não há segredos em sua utilização. Para ferver leite ou água para alguma receita, basta colocar a quantidade desejada de líquido na leiteira conforme sua capacidade.

Como usar a leiteira
Fonte/Reprodução: original

Feito isso, aguarde o ponto ideal do que foi colocado ao fogo e sirva como desejar. Para receitas que demandam atenção, é desejável que a pessoa realize a mistura quando necessário e fique ao lado do fogão.

É preciso destacar que nem toda leiteira vai direto ao fogo, algumas são utilizadas somente para servir o alimento.

Quais receitas posso fazer na leiteira?

Grande parte das pessoas sabem para que serve a leiteira, porém nem todas conhecem todo o potencial desse utensílio. Com ela, pode-se também criar diversas receitas. Confira os exemplos:

  • Cuscuz Doce;
  • Doce de leite talhado;
  • Pavê;
  • Mingau de maisena;
  • Cobertura para bolo.

As possibilidades não param por aí, com uma leiteira é possível obter ótimos resultados em diversas receitas, principalmente as doces.

Onde comprar leiteira? (link Amazon)

Já sabemos para que serve a leiteira e tudo que este utensílio é capaz de fazer de forma fácil, agora é o momento de descobrir os melhores lugares para comprar a leiteira. O objeto é facilmente encontrado em lojas de utensílios domésticos e em marketplaces.

Na internet, pode-se encontrar facilmente a tradicional leiteira simples, a leiteira com tampa e a linda leiteira de cerâmica. Todas oferecem preços acessíveis e um ótimo desempenho. Para o melhor investimento, recomenda-se procurar pela qual se encaixa melhor nas necessidades.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.