O que é e para que serve as Moldeiras na odonto?

As Moldeiras Odontológicas são instrumentos extremamente utilizados em consultórios de todo o mundo. Elas são responsáveis em criar réplicas dentárias primárias, que são utilizadas em diversos procedimentos odontológicos, inclusive na fabricação de aparelhos para correção dentária.

O que é e para que serve as Moldeiras na odonto?

Moldeiras Odontológicas, conhecidas também apenas como Moldeiras, são equipamentos utilizados para moldar os dentes e criar impressões dentárias. Esse instrumento é de extrema importância para consultórios odontológicos, pois os moldes são usados em diversos procedimentos, como colocação de aparelhos, lentes de contato, coroas, facetas dentárias, entre outros.

Para que o procedimento ocorra conforme o desejado, é preciso que a moldagem seja feita com os materiais adequados e uma boa técnica. Existem diversos métodos de moldagens, como as anatômicas, funcionais e para implantes. Por conta disso, o dentista precisa escolher entre os modelos disponíveis de moldeiras odontológicas.

Como as Moldeiras são utilizadas pelo dentista?

As moldeiras odontológicas devem ser usadas de acordo com o procedimento do paciente. Em um primeiro momento, o dentista deve escolher qual moldeira pré-fabricada será a correta para trazer o melhor resultado. Depois disso, a moldeira odontológica é preenchida pelo material escolhido, que pode ser silicone, godiva e alginato.

Como as Moldeiras são utilizadas pelo dentista
Fonte/Reprodução: original

É preciso que o dentista saiba exatamente a quantidade de produto ideal para o procedimento, pois a técnica é considerada desconfortável por muitos pacientes. O excesso de produto contribui para que a situação seja ainda mais desagradável.

O paciente precisa ficar imóvel com a moldeira odontológica pressionada contra a arcada dentária por alguns minutos. Durante esse período, o dentista responsável deve fornecer as informações necessárias e tranquilizar a pessoa até o fim do tempo determinado.

Quando as Moldeiras são usadas?

As moldeiras odontológicas são usadas quando o procedimento depende de uma reprodução das estruturas bucais do paciente. Geralmente a réplica é feita da anatomia das arcadas, coroas dentárias e também do osso basal.

Os principais procedimentos que demandam uma réplica exata das estruturas do paciente são: ortodontia, lentes de contato, prótese total, aparelhos odontológicos, facetas dentárias, próteses removíveis e coroas.

Quais as vantagens?

Para que o tratamento saia conforme o esperado, as moldeiras odontológicas são de uso obrigatório. A moldagem realizada será responsável pela precisão do tratamento e sua implantação. Com os moldes prontos, o dentista consegue realizar todo planejamento para que a produção de aparelhos e próteses sejam realizados. Por isso seu uso não deve ser dispensado.

Como usar Moldeiras?

Por mais que o uso das moldeiras odontológicas seja indolor ao paciente, o procedimento é considerado bastante desconfortável. Por isso, o dentista responsável deve manusear os instrumentos com cuidado e atenção. Antes de cada procedimento, é preciso conhecer as condições de cada paciente.

Em um primeiro momento, todo material utilizado no molde deve ser colocado na quantidade ideal. Feito isso, a moldeira é colocada na boca do paciente, que deve permanecer imóvel por determinado tempo até que o material do molde seque.

Como usar Moldeiras
Fonte/Reprodução: original

Para facilitar o serviço com as moldeiras odontológicas, existem diversos tipos, tamanhos e variações no mercado. Além disso, também há como escolher o material de moldagem que será responsável pelos melhores resultados.

Atualmente, com os avanços da tecnologia, também é possível utilizar outros métodos de moldagens. Uma delas é a moldagem odontológica digital, que dispensa o uso de moldeiras odontológicas e causa menos desconforto ao paciente. Para esse procedimento são usados somente uma impressora 3D e um Scanner capaz de enviar imagens da boca do paciente para o computador.

Deixe um comentário