Para que serve a Pinça e como usar?

A pinça odontológica é um dos instrumentos essenciais dentro do consultório odontológico, a pinça irá compor com outros instrumentos o que é preciso para uso do dentista nas consultas diárias, seja para avaliação inicial de um tratamento ou para ajudar em procedimentos e cirurgias.

Por isso, siga com a leitura para saber mais sobre a pinça odontológica, para que serve, como é utilizada, como escolher a melhor opção e muito mais, confira.

O que é a Pinça odontológica?

A pinça odontológica como já explicado é um instrumento de uso geral para o dentista em seus procedimentos. A pinça tem por função profissional, a manipulação de materiais que serão inseridos ou retirados da parte interna da boca do paciente, garantindo precisão nos movimentos, usos em cirurgias para retirada de tecidos ou ossos, por exemplo.

Para que serve a Pinça na odonto?

Na odontologia, existe mais de um tipo de pinça odontológica e cada uma delas contribui com maior precisão no momento em que o dentista realiza algum procedimento.

Para que serve a Pinça na odonto
Fonte/Reprodução: original

A pinça odontológica é usada tanto para os procedimentos diretamente na boca do paciente como para manipular materiais externos. Além de conferir maior assertividade nos processos garante higiene ao ser usada fazendo com que o dentista evite usar as mãos.

Como é utilizado pelo dentista?

O dentista usa as variadas pinças, de acordo com o tratamento que realizará. Na sequência conheceremos alguns tipos e a função para que cada pinça odontológica serve.

Quando a Pinça é utilizada?

A pinça odontológica costuma ser usada em praticamente todos os procedimentos realizados pelo dentista, quer seja em tratamentos rotineiros, como uma limpeza, quer em cirurgias para tratar de problemas dentários ou cirurgias estéticas. Como exposto no texto para cada situação tem um tipo mais adequado de pinça.

Como usar a Pinça odontológica

Retomando o uso das pinças odontológicas depende de qual tratamento o paciente está realizando. Existem pinças para retiradas de ossos, restos de dentes, para estancar sangramento, para ajudar em suturas e entre outras.

Como escolher a melhor opção de Pinça?

No mercado odontológico existem diversas marcas, para que seja escolhida a pinça que se deseja obter. Dentre as marcas conhecidas, elencamos cinco: Surya Dental, Dental Speed, Quinelato, Same e Triga.

Como escolher a melhor opção de Pinça
Fonte/Reprodução: original

Alguns dos modelos que serão abordados abaixo, fazem parte da lista dos instrumentos básicos para uso do dentista.

Tipos de Pinça

Conheça o nome de algumas pinças odontológicas e alguns de seus usos mais comuns. As pinças podem possuir muitas vezes uma única função, considerada importante, não sendo aconselhável usar para outro fim, senão o específico. Porque o uso indevido de uma pinça pode lesar partes da área interna da boca, caso não tenha o manejo adequado das pinças.

  • Pinça de Adson usada em cirurgias delicadas e periodontais;
  • Pinça clínica tirar ou colocar algo na boca do paciente;
  • Pinça dente de rato auxilia na retirada de tecido e fixação de tecidos que serão removidos;
  • Pinça reta possui usos gerais;
  • Pinça backhaus sua função é unir dois campos, fixar a cânula do sugador de campo.
  • Pinça Allis é feita para pegar tecidos que serão removidos;
  • Pinça goiva serve para a remoção de ossos, possui três modelos: reta curva e mini curva;
  • Pinça hemostática identifica e ajuda a estancar o local com sangramento, por rompimento de vasos numa cirurgia e ligadura do vaso rompido.

Com esses modelos em mente você consegue entender melhor a função da pinça odontológica e por que ela é uma ferramenta tão importante.

É importante explicitar que a área da odontologia possui um gama de especialidades, são mais de vinte, como por exemplo dentística, endodontia, implantodontia. Por esse motivo, o uso da pinça odontológica varia de acordo com a especialidade e por qual tratamento dentário o paciente vai ser submetido no momento.

Deixe um comentário