O que é e para que serve um Mixer?

O mixer é um eletrodoméstico que passou a ser muito utilizado nos últimos anos, e isso deve-se principalmente ao fato de ser um produto prática, que facilita bastante a vida das pessoas. Porém, muitas pessoas não sabem para que serve um mixer e como o mesmo funciona. Esse post é para você, que quer conhecer mais informações a respeito desse eletrodoméstico.

O que é o mixer?

O mixer é um eletrodoméstico pequeno e prático, parecido com um liquidificador, mas que tem suas lâminas bem menores, o que o torna um produto excelente para o preparo de receitas pequenas, que normalmente servem uma pessoa

Para que serve o mixer?

Comumente usado para fazer bebidas, como vitaminas, milkshakes e batidas, o mixer também auxilia no processo de produção de comidas mais sólidas, podendo até mesmo ser usado para fazer carnes.

Para que serve o mixer
Fonte/Reprodução: original

Porém, vale ressaltar que como suas lâminas são pequenas e o motor não é tão potente como o de um liquidificador, não pode haver um excesso de uso do mesmo.

Quais são as vantagens de ter um mixer?

Quem tem um mixer em casa, sabe que o mesmo se torna um item indispensável, principalmente pelas vantagens do mesmo, que incluem:

  • Um aparelho compacto e versátil;
  • Possui partes removíveis. Sendo assim, quando uma dessas peças para de funcionar, não é preciso fazer a troca do aparelho inteiro;
  • Diversidade no preparo de alimentos, incluindo bebidas, purês e comidas mais densas, tudo depende do motor;
  • Por ser compacto, o mixer é um aparelho muito fácil de guardar, podendo caber em praticamente todos os lugares de uma cozinha;
  • A limpeza do mixer é muito fácil, se formos comparar com um liquidificador;
  • Existem diversas opções de modelos e valores, o que o torna uma ótima opção para quem busca um melhor custo-benefício;

Normalmente, o mixer é menos barulhento do que seu concorrente, o liquidificador.

Quais as diferenças entre mixer e liquidificador?

Quando falamos de mixer, é quase impossível não citarmos o liquidificador, já que muitas vezes as pessoas confundem os dois aparelhos e suas funcionalidades.

Quais as diferenças entre mixer e liquidificador
Fonte/Reprodução: original

Enquanto o mixer é indicado para receitas menores, que normalmente envolvem apenas o processo de misturar alimentos, o liquidificador, por sua vez, tem a potência bem maior, podendo picar e triturar alimentos com muita facilidade.

Ou seja, ambos aparelhos são úteis para determinadas especificações. Se você precisa apenas fazer uma vitamina ou panqueca, o mixer seria o mais indicado, já que faz isso muito bem e é mais fácil manuseá-lo e limpá-lo. O liquidificador, no entanto, é a melhor opção quando o objetivo é bater uma massa, por exemplo.

O que eu posso usar no mixer?

No mixer você pode utilizar praticamente todos os líquidos, mas alguns preparos acabam destacando-se, como: o preparo de vitaminas, panquecas, batidas, sucos, cappuccinos, maionese caseira, além de ser muito útil para bater claras em neves e até mesmo triturar carne moída, desde que não contenha ossos.

Como limpar o mixer?

Como citado anteriormente, a limpeza do mixer se torna mais fácil por ser um produto pequeno e ter suas peças removíveis. Em termos gerais, você irá utilizar água e sabão neutro para fazer a limpeza. Caso o produto esteja engordurado, use água morna com detergente no copo e bata essa mistura por alguns segundos. Após isso, basta enxaguar e secar bem o produto. A parte do motor deve ser limpa apenas com um pano úmido.

O mixer já pode ser considerado um produto queridinho, por conta de todas as vantagens que o mesmo oferece. Ao decidir investir em mixer, avalie sempre a potência do motor e, se puder, adquira o que tiver uma potência maior, pois isso irá permitir que o produto seja usado em alguns preparos sólidos, tornando-se ainda mais versátil.

Deixe um comentário