Para que serve o processador de alimentos e como usar?

O processador de alimentos é um eletrodoméstico que serve para facilitar o preparo de diversas receitas. Ele pode ser usado para triturar, ralar, picar e amassar alimentos, entre outras funções.

Esse é um acessório que faz parte de muitas cozinhas brasileiras, tanto em casa, quanto em restaurantes e ajuda muito na otimização do preparo de muitos pratos.

Descubra para que serve o processador de alimentos, seus tipos e principalmente no que ele pode te ajudar na hora de preparar receitas saborosas.

O que é um processador de alimentos?

O processador de alimentos, também pode ser encontrado como multiprocessador. Ele funciona para processar diversos tipos de ingredientes, picando e triturando com facilidade e muita agilidade.

Para que serve o processador de alimentos?

Muitas pessoas têm dúvidas de para que serve o processador de alimentos e, na verdade, ele é uma verdadeira mão na roda na hora de picar e triturar os alimentos. Com esse aparelho, você consegue triturar temperos e até mesmo processar alguns outros alimentos, transformando-os em pastas e purês.

Para que serve o processador de alimentos
Fonte/Reprodução: original

Além disso, com esse aparelho você consegue até mesmo cortar, ralar, moer e espremer. Pois, hoje existem diversas lâminas diferentes, que você pode adaptar, tornando o processador um equipamento multifuncional.

Quais as funções do processador de alimentos?

Com o processador de alimentos, você consegue usufruir de diversas funções que irão facilitar muito a sua rotina na cozinha, como, por exemplo:

Picar temperos

Chega de chorar cortando cebola. Agora você consegue picar diversos tipos de temperos utilizando o seu processador. Ao fazer isso, você obtém pedaços bem pequenos e perfeitos, sem irritação nos olhos.

Triturar alimentos

Para quem gosta de triturar alimentos, o processador ajuda muito no processo. Você consegue triturar diversos tipos de vegetais, como couve-flor e até mesmo triturar e desfiar peito de frango.

Opção de ralador

Também é possível adaptar o seu processador e transformá-lo em um ralador super poderoso. Normalmente eles possuem uma lâmina para ser colocada na parte superior, sendo possível ralar diversos alimentos, até mesmo os mais duros, de forma bem rápida e eficaz.

Quais os tipos de processador de alimentos

Hoje estão disponíveis no mercado diversos tipos de processadores diferentes, que você pode escolher conforme as suas necessidades no dia a dia. Conheça a seguir alguns dos processadores mais famosos:

Mini processador

Para quem tem pouco espaço ou deseja apenas conseguir picar e triturar poucas quantidades, esse pode ser o processador ideal para você. Ele costuma ser bem pequeno, não é tão resistente, mas supre bem essas pequenas necessidades.

Processador – Liquidificador

Também é possível encontrar um tipo de processador que vem com o copo do liquidificador junto. Assim você consegue utilizar o processador ou o liquidificador, segundo a sua necessidade.

Multiprocessador

Já se você deseja a experiência completa, com todas as funções que o processador pode proporcionar, a opção de multiprocessador é a melhor delas. Esse modelo vem com lâminas diferentes, função de espremer frutas e também o liquidificador.

Qual a diferença entre um processador de alimentos e um liquidificador?

Por serem equipamentos parecidos, a dúvida sobre a função do liquidificador e do processador serem ou não parecidos é bem comum. Mas apesar de semelhantes, esses equipamentos são bem diferentes.

Qual a diferença entre um processador de alimentos e um liquidificador
Fonte/Reprodução: original

O liquidificador consegue emulsionar os alimentos de uma forma mais eficiente. Portanto, ele pode ser utilizado em receitas de bolos, sopas, caldos, cremes, além de molhos e sucos. Já o processador tem diversas funções diferentes, como ralar, fatiar, triturar e até mesmo bater alguns tipos de massa.

Ou seja, apesar de semelhantes, um não substitui o outro e podem ser utilizados para se complementar.

Como realizar a limpeza do seu processador de alimentos?

A limpeza do processador, como seu copo e lâminas, deve ser feita normalmente com água, sabão e ajuda de uma esponja de lavar louças. Sempre realize essa limpeza após o uso, evitando que cascas e restos de alimentos grudem e tornem a limpeza mais difícil.

Sem dúvidas, esse é um dos eletrodomésticos que ajudam a facilitar a rotina, otimizando o tempo e garantindo receitas ainda mais saborosas.

 

Deixe um comentário