O que é um cutelo e para que serve?

Saber o que é um cutelo auxiliará a entender melhor a função deste utensílio na cozinha. Ideal para cortes de diversos alimentos e não estraga o seu fio! Possui uma variedade de modelos, e cada um tem uma função específica a cumprir na cozinha com os cuteleiros.

O que é um cutelo?

Este utensílio é feito especialmente a cortes, por conter uma lâmina retangular, e somente um de seus lados ser afiado. Neste caso, o lado não amolado é ideal para bater a carnes ou moer temperos. Saber o que é um cutelo auxiliará em sua utilização diária na cozinha.

O que é um cutelo
Fonte/Reprodução: original

Esta faca recebeu a nomenclatura de faca de açougueiro, mas não à toa. Ela é perfeita para qualquer estilo de corte, e pode ser usada, justamente por conta disso, em ambientes domésticos.

Para que serve o cutelo?

O cutelo serve para cortar uma variedade de carnes, o mais pesado dentre os demais modelos. É possível cortar tanto ossos quanto carnes que estejam congeladas, ideal a quem precisa preparar uma refeição com agilidade.

Em tamanho médio, o cutelo serve para realizar o corte de carnes, grandiosas peças de queijo, moer temperos ou cortar diversos legumes. No caso do cutelo mais leve, é perfeito para cortar vegetais e alimentos mais delicados.

Como usar o cutelo?

Deve-se fazer o corte com o cutelo ao segurar firme em seu cabo acima de uma tábua feita de madeira, ou sintético. Dessa maneira, o objeto não estragará com facilidade.

Como usar o cutelo
Fonte/Reprodução: original

Além disso, é importante lavar o cutelo e o secar para evitar deixá-lo úmido por um período muito longo. Isto corrobora para diminuir a vida útil deste produto, e não é isto que deve acontecer.

Compreender o que é um cutelo, fará com que se possa entender o porquê de não cortar alimentos acima da cerâmica ou tábuas de vidro. Ambos itens têm a função de gerar atrito na lâmina do utensílio, e estragar o fio de corte. Entender o que é cutelo ajudará a ter um uso correto do item, e evitará que este estrague com pouco tempo.

Como afiar o cutelo?

A chaira é comumente utilizada para realizar a afiação. Basta passá-la na lâmina do cutelo em cada lado, momentos antes de utilizá-la para cortes de carnes ou demais alimentos.

Torna-se mais interessante encontrar um profissional que saiba afiar facas e cutelos. Dessa maneira, o fio ficará impecável e demorará a ficar cega. Se for necessário, a cada seis meses pode-se enviá-las ao especialista em afiação.

Qual o objetivo do furo no cutelo?

Os cutelos possuem um furo em sua parte superior para ficarem presos na parede ou no cinto de açougueiros. A questão é: por que fica na lâmina e não no punho? A resposta é simples: serve para evitar que a lâmina bata a todo instante contra a parede ou machuque alguma pessoa.

Entender o que é um cutelo auxiliará a trabalhar sempre com cuidado, e agilidade na cozinha. Seja para cortar uma carne, queijo ou demais temperos, o serviço será prático e ágil para o dia a dia.

Qual o melhor tipo de cutelo?

Um dos melhores e mais utilizados cutelos é o feito em aço carbono. O fio de corte é perfeito, é simples de afiar sendo preciso tomar cuidado somente com a lâmina. É interessante evitar deixá-la enferrujar.

Deixe um comentário