Para que serve a Carpule?

A seguir vamos te informar mais sobre a seringa Carpule, este instrumento que é tão importante para a profissão dos dentistas e saúde bucal de seus pacientes, bem como os outros instrumentais que existem para serem usados na profissão.

Iremos mostrar, não só para que ela serve, mas também ilustrar um pouco melhor na sua cabeça, porque a seringa Carpule deve ser tão queridinha tanto entre os dentistas, quanto seus pacientes, quando usada com cautela. Também mostraremos algumas dicas de como escolher o melhor modelo para considerar como profissional.

Para que serve a Carpule na odonto?

A seringa Carpule serve como instrumento para o dentista aplicar anestesias, durante seus procedimentos odontológicos nos pacientes. Então, podemos dizer que elas também é uma boa “amiga” ao paciente sobre, como remover dores e incômodos que poderiam ser sentidos na boca, durante algum procedimento de rotina.

Para que serve a Carpule na odonto?
Fonte/Reprodução: original.

Ela é uma ótima aliada aos dentistas, que já sabem a usar com maestria, principalmente em cirurgias e coisas mais sérias a serem feitas, procedimentos mais detalhados, que exigem mais dedicação e planejamento do profissional que vai atender aquela causa em si.

Como a Carpule é usada?

Geralmente a estrutura da seringa Carpule, conta com um espaço para ser colocado uma espécie de tubete de anestesia padrão, a maioria usada com as mesmas composições.

Na hora, tudo o que o paciente irá sentir após a anestesia que tem aproximadamente 1,8 ml de substância por tubete ser injetada, e fazer efeito, é um formigamento na boca que dura de 1 a 3 horas, dependendo só da quantia e tipo de substância, que for aplicada na Carpule, durante o procedimento.

Quais as vantagens e desvantagens da Carpule?

O primeiro ponto importante a ser destacado quanto às vantagens de seu uso, é que a seringa Carpule, serve para o dentista aplicar a substância anestésica exatamente onde ele deseja, e isto quando feito com precisão tem efeitos muito bons quanto a incômodos e dores viáveis aos procedimentos. Traz assim, um conforto extra para o paciente, bem como confiança no trabalho de seu dentista.

Quais as vantagens e desvantagens da Carpule?
Fonte/Reprodução: original.

Já falando sobre as desvantagens do uso da Carpule, que os pacientes posteriormente a suas aplicações podem apresentar efeitos colaterais e reações a substância. Isto pode implicar em sintomas como: 

  • Dormência;
  • Tontura;
  • Espasmos no rosto;
  • Falta de ar;
  • Visão Turva.

Estes citados aqui, são só alguns dos exemplos de reações, que podem acontecer após o uso da anestesia durante procedimentos odontológicos.

Outra dica quanto ao lado negativo dela, é conversar com o seu dentista sobre possíveis medicações ou substâncias das quais o seu organismo apresenta intolerância, ou até algum tipo de reação alérgica à presença.

Quais cuidados?

Os cuidados para fazer um bom uso da seringa Carpule devem ser devidamente tomados, trabalhar com ela sempre com atenção, precisão durante o procedimento, e ser cauteloso. 

É importante usá-la como uma ferramenta viável em seus procedimentos odontológicos, mas também que deve ser devidamente dosada, e feita o seu uso com atenção e cautela, de acordo com o recomendado pelos profissionais da área, evitando assim possíveis acidentes ou futuros danos à saúde bucal dos pacientes. 

Quando a Carpule é utilizada?

O uso da seringa Carpule só é usado durante os procedimentos, que o profissional odontológico julgar que será necessário ter. Ou seja, em cirurgias, procedimentos de remoção de dentes cariados ou algo do gênero.

Considerando que a seringa trabalha injetando a substância diretamente na corrente sanguínea da boca do paciente, em procedimentos julgados mais leves e corriqueiros, nem sempre é necessário fazer uso da Carpule, é nessas horas que entra a perícia do dentista em questão de analisar quando ela é ou não, necessária.

Como escolher o melhor modelo de Carpule?

Se nós considerarmos que a seringa Carpule em todos os seus tipos, tamanhos e vertentes, desempenha o mesmo propósito, você pode até se dar ao luxo de escolher um modelo bem bonito e estiloso, que além de servir a estes propósitos estéticos, também vai te servir bem com o seu propósito.

Existem vários modelos de Carpule de cores, tamanhos diferentes, bem como de vários nomes e fabricantes para você pesquisar e decidir assim, qual o melhor modelo de Carpule para o seu uso, e quantas vai precisar.

As dicas aqui são, começar pesquisando para adquirir uma em lojas online, por exemplo, com a palavra chave de pesquisa sendo: “Seringa Carpule com Refluxo e Safety Plus”, estudar preços em e-commerces e posteriormente em lojas físicas autorizadas, já sabendo do que elas se tratam.

Quais são os tipos?

Basicamente os tipos das seringas variam entre as que possuem refluxo e que não possuem refluxo, algumas outras, ainda tem mais garantia de segurança e qualidade quanto a função ser desempenhada com sucesso, injetando a dose de anestesia com sucesso na maioria das vezes, sem causar maiores problemas.

Então podemos nos resumir que além das Safety Plus, também existem no mercado atual as seringas descritas como Carpule Com Refluxo e as Carpule Sem Refluxo para serem adquiridas e estudadas.

Com isso, você conheceu mais sobre a seringa Carpule, seus tipos, o que é e para que serve, se ficou curioso com o tema de ferramentas odontológicas, confira nossos outros conteúdos sobre o assunto.

 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.