Para que serve as Cubas de borracha com espátula?

Instrumentos que sempre estão presentes em clínicas odontológicas, as cubas de borracha com espátula, embora o nome seja bem desconhecido do grande público, fazem parte de boa parte dos procedimentos e processos realizados pelos profissionais. 

Na verdade, existe uma grande possibilidade de você já ter visto uma destas, mas ter pensado que se tratava de outra coisa mais comum do dia-a-dia.

Mas afinal de contas, o que são as cubas de borracha com espátula e para que elas servem nos consultórios? Como os profissionais as usam? Vamos encontrar essas respostas neste artigo!

O que são as cubas de borracha com espátula?

As cubas de borracha com espátula são vasilhas grandes usadas para diversos usos industriais e domésticos ou, nesse caso, para procedimentos odontológicos. Por serem de borracha, são resistentes e de fácil transporte, o que facilita seu uso no consultório, especialmente quando o dentista necessita da mesma próxima à cadeira do paciente.

Para que serve as cubas de borracha com espátula na odonto?

Como dito antes, as cubas de borracha com espátula são relativamente comuns em consultórios odontológicos e o motivo disso é bem simples: elas são utilizadas para homogeneizar e manipular produtos, de modo de que o resultado dessa ação seja usado no procedimento dentário que o profissional está realizando.

Como as cubas de borracha com espátula são utilizadas pelo dentista?

Na grande maioria das ocasiões, as cubas de borracha são usadas para armazenar gesso e alginato. Quanto às espátulas, são a forma pela qual os profissionais dispõem para pegar uma parte do material na cuba e aplicá-lo na arcada dentária do paciente.

Quando as cubas de borracha com espátula são usadas?

As cubas de borracha com espátula são usadas com diversos produtos, sendo eles colocados no recipiente para serem manipulados e misturados, o que gera um outro material que será usado no procedimento dentário.

Quando as cubas de borracha com espátula são usadas?
Fonte/Reprodução: Mercado Livre.

No caso das de borracha, geralmente os materiais que os profissionais armazenam nas cubas são alginato ou gesso, ambos podendo ser utilizados para diferentes ocasiões. O alginato é usado para cicatrização de feridas, enquanto o gesso serve para tirar moldes da arcada do paciente.

Como usar?

Basicamente, os dentistas colocam as matérias primas de alginato ou gesso na cuba e, com a espátula, fazem a mistura para chegar ao resultado esperado. Por serem de borracha, são mais fáceis de não deixar resíduos grudados nas suas bordas, facilitando também a esterilização após o processo.

Como escolher as melhores cubas de borracha com espátula?

Basicamente, a melhor forma de escolher quais cubas de borracha com espátula utilizar vai depender da necessidade da mesma no consultório. Isso porque a principal questão que deve ser analisada na hora de decidir é o tamanho e formato das cubas. Aqui, o ideal é optar pela que for mais adequada para aquele procedimento.

Tipos de cubas de borracha com espátula

Assim como a questão anterior, os tipos de cubas de borracha com espátula são divididos em seus tamanhos e formas, indo de 200 a 400ml. Obviamente, quanto maior a capacidade de armazenamento da cuba, mais material poderá ser manipulado na mesma, o que também deve ser levado em consideração na hora da escolha.

Tipos de cubas de borracha com espátula
Fonte/Reprodução: Mercado Livre.

Agora que você sabe o que são as cubas de borracha com espátula, é bem provável que, caso você seja um paciente, na hora da sua consulta você tenha apenas chamado uma delas de “pote”, visto que se assemelha muito com um. 

Mas se você é um profissional, saiba que conhecer melhor seus equipamentos é muito importante para evitar confusões na hora de utilizá-los. Portanto, esteja atento às necessidades dos seus atendimentos para escolher a cuba mais adequada!

Deixe um comentário