Para que serve o Alicate e quais os cuidados ao usar?

Entender para que serve o alicate é importante para qualquer pessoa que trabalhe no ramo da construção e de reparos, além de pessoas que moram sozinhas e podem precisar da ferramenta para eventuais atividades relacionadas aos cuidados com o lar.

É comum que tenhamos que fazer reparos distintos em nossas casas e, com isso, o uso do alicate se torna necessário e corriqueiro. Então, veja a seguir todas as informações relevantes sobre o que é e para que serve o alicate!

Para que serve o alicate?

Alicates são instrumentos muito práticos e versáteis, pois podem ser usados para diversas tarefas que você precise, no seu dia a dia ou em um local próprio de construção. Porém, existem diversos tipos desta ferramente, sendo cada um designado para uma função mais específica. Mas, de modo geral, serva para ações como:

  • Segurar pequenas peças;
  • Ajustar;
  • Torcer;
  • Apertar;
  • Prensar;
  • Soltar/remover peças;
  • Cortar;
  • Descascar.

Com isso você percebe para que serve o alicate e como chamam a atenção por serem bem versáteis e com diferentes características (tipos de alicate) para o fim específico.

Para que serve o alicate?
Fonte/Reprodução: original.

Por serem itens manuais, os alicates podem ajudar o profissional da oficina ou empresas de serralheria e autoelétrica a lidar com peças soltas ou presas. Por outro lado, também te ajuda a trabalhar com eletricidade, porém, a depender do tipo de serviço você precisará de um alicate específico.

Qual a função do alicate?

Alicates são fáceis de usar e com diferentes tipos, usados no manuseio básico, em serviços de mecânica, como cortes e torções, até mesmo em necessidades mais avançadas, quando o corte precisa ser delimitado, ou quando há passagem de energia.

Alicates são usados, no geral, para pegar e apertar coisas. Esta é uma definição rápida e comum sobre para que serve o alicate. Porém, a função do alicate, de forma técnica, é: aumentar a força do usuário.

O que esta ferramenta consegue fazer é dar uma vantagem mecânica à força humana que consegue aplicar mais força sobre um objeto com a ponta do alicante, ao apertar sua alavanca (ou cabo). Esse mecanismo torna possível apenas com a força manual, entortar ou cortar objetos com o alicate.

Se você está com sua casa em reforma, construindo, encaixando ou realizando outra atividade que precise manusear peças menores ou transferir força nelas, então você irá usar um alicate.

Como se usa o alicate?

Apesar de haver diversos tipos de alicate, que podem ter disparidades em seu uso a depender do tipo e do material ao qual seu uso se aplica, parte do uso da ferramenta é comum aos diversos modelos, como:

  • Deve-se segurar com firmeza os cabos do alicate;
  • Posicionar suas mandíbulas no objeto que precisa ser manipulado ou segurado (caso a intenção não seja de corte, observe se o material não está na área destinada a esse fim);
  • Exercer força no cabo, para que a mandíbula pressione o objeto;
    manusear o objeto conforme a necessidade;
  • Liberar a força, para abrir a mandíbula da peça e removê-la do objeto.

O que torna cada tipo de alicate comum entre eles é o cuidado tanto no manuseio quanto na hora de guardá-los. Assim como falaremos mais a frente.

Quais os tipos de alicate?

Vejamos, afinal, os principais tipos de alicate que você encontra nas lojas especializadas e mais dicas sobre para que serve cada um e como usá-los:

Alicate de pressão

Através de uma espécie de gatilho em seu cabo, temos noção para que serve o alicate de pressão. Uma vez que seu sistema funciona com uma trave para quando precisar “prensar” ferramentas para corte ou solda.

De outro modo, retirar aqueles parafusos danificados de qualquer local é também para que serve o alicate de pressão.

Alicate de bico

Um dos tipos de alicate mais versáteis para sua obra, possuem sua ponta alongada. Isso permite usá-lo em locais pequenos com difícil manuseio de peças.

Dentre os tipos de alicates de bico, você pode contar com:

Bico fino ou meia cana — usado para alcançar peças em locais difíceis, como em terminais de instalações elétricas;
Bico redondo — sua ponta alongada e cônica é perfeita para torcer arames ou fios elétricos ao enrolá-los. Também indicado para artesanato e até joalheria;
Bico curvo — usado para fios de cobre, fios de telefonia, capaz de manter firme o manuseio.

É possível aplicar essas dicas sobre para que serve o alicate de bico não somente em serviços de eletricidade ou mecânica, mas também em trabalhos artísticos.

Alicate de corte diagonal

Você talvez esteja familiarizado com este tipo de alicate, já que sua regra é o corte! Mas o alicate diagonal é usado especialmente quando se quer cortar muito rente à superfície do material. Por isso, é um material de grande ajuda em projetos de eletrônica, por exemplo.

Alicate turquesa ou torques

O alicate turquesa é uma das melhores opções para cortar peças mais duras (pequenas) na construção civil.

Use o alicate turquesa (ou alicate torques) para cortar lajota e azulejo. Isso irá acrescentar e muito no seu projeto de confecção de mosaicos, por exemplo. No entanto, vale ter o cuidado com sua lâmina, que é bem afiada.

Alicate universal

Este é o tipo de alicate mais comum de se ter em casa. Tanto que é considerado indispensável na caixa de ferramentas.

Nada mais útil do que usar o alicate universal para auxiliar ao apertar e dobrar chapas e fios. Bem como para simplesmente pegar parafusos com mais firmeza. Você encontra alicate universal em diversos tamanhos e formatos.

Quais os cuidados ao usar alicate?

Como explicamos antes, existem diversos tipos de alicates. O que requer do usuário atenção para mantê-lo em bom estado e longe de acidentes. Primeiramente, esteja bem equipado, se necessário com óculos de proteção. Não pule a parte de ler atentamente as instruções na embalagem, onde determina para que serve o alicate e o que não fazer com o mesmo.

Quais os cuidados ao usar alicate?
Fonte/Reprodução: original.

Como não utilizar o alicate como martelo (má ideia, já que poderá estragar o alicate e risco de se machucar), e não usá-lo em projetos de corte que tenham calor excessivo, pois pode alterar o tratamento térmico e atrapalhar o do alicate. Em casos de alicates com isolamento térmico, a dica é sempre inspecionar o material. Se o seu alicate isolado tiver trincas, não use!

Aplique essas dicas de tipos de alicate e cuidados na hora do uso, assim como checar suas necessidades e instruções detalhando para que serve o alicate. Isso garante sua segurança, preserva as características originais e maior vida útil do produto.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.