Parafuso

Existe uma resposta que é bem óbvia para a pergunta sobre para que serve o parafuso. Contudo, o que muitos que utilizam esse equipamento não sabem é que ele tem outras utilidades além da mais comum do dia-a-dia, tanto em áreas profissionais quanto cotidianas.

Com a ideia de auxiliar as pessoas com diversos tipos de parafusos guardados, e também futuros profissionais, separamos neste artigo as principais informações e esclarecimentos sobre para que serve o parafuso, além de outros detalhes como sua composição e demais funções para o dia-a-dia.

O que é um parafuso?

Assim como a dúvida sobre para que serve o parafuso, é interessante discutir sobre a definição básica do item, que em suma é uma ferramenta mecânica. Essa peça se caracteriza por um cilindro maciço que contém uma fileira de espirais ao longo do seu comprimento, chamado também de rosca, e uma cabeça maior em uma das pontas. 

O que é um parafuso?
Fonte/Reprodução: original.

Por ser um item pequeno e simples, os parafusos podem ser compostos de diversos materiais, como aço, cobre, alumínio, plástico, e outros. Além disso, seu uso também é bem amplo em diversas áreas, como veremos a seguir.

Para que servem os parafusos?

Com a definição em mente, pode-se iniciar os esclarecimentos sobre para que serve o parafuso que, em suma, é usado para fixar objetos, seja entre si ou em locais específicos. As principais atividades que utilizam parafusos são relacionadas a construção de móveis e equipamentos, ou então para reparos no geral, sobretudo em quesitos domésticos.

Para realizar essas conexões, os parafusos são fixados em determinados pontos e girados até estarem firmes, fazendo com que os objetos conectados pelo mesmo também fiquem estáveis, que a função básica para que serve o parafuso. 

Quais são as partes de um parafuso?

Todo parafuso é composto de quatro partes essenciais, que juntas são a combinação perfeita quando se pensa em para que serve o parafuso. Eles são compostos por:

  • Cabeça;
  • Fio ou tronco;
  • Ponta;
  • Rosca.

A cabeça, feita de forma plana, é onde o usuário poderá utilizar outra ferramenta para rosquear o parafuso e fixar em outros objetos. O tronco determina o comprimento do mesmo, enquanto a ponta e a rosca são para conferir o quanto aquele parafuso pode rosquear, pois, nem sempre ele é feito para a totalidade do tronco, e se há a necessidade de perfurar a superfície, o caso de parafusos com ponta afiada.

Quais são as partes de um parafuso?
Fonte/Reprodução: original.

Independente do seu formato, as partes e a funcionalidade dos parafusos sempre são as mesmas, variando apenas seu tamanho e capacidade de fixação de cada um, pois em determinados materiais pode ser mais útil um parafuso menor e com menos rosca. Ou então um mais comprido, que rosqueie em todo o tronco.

Como é feita a fabricação de um parafuso?

Existem diversas formas de se fabricar um parafuso, indo de acordo com seu tipo e material. Porém, a maneira mais comum é conhecida como trefilação, na qual o fio do item é colocado em uma matriz e, após puxado pela mesma, é feita a rosca no seu tronco.

Compreender para que serve o parafuso é muito mais importante do que se pensa. Saber a sua funcionalidade e como eles podem auxiliar em consertos ou montagens de itens pode fazer com que se olhe para estes itens de uma maneira diferente. Além disso, servirá para analisar as melhores opções para realizar um trabalho, seja em casa ou na sua profissão.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.