Para que serve o Sugador? Confira!

Embora seja um item tradicional e muito comum em procedimentos odontológicos, muitas pessoas não sabem ao certo para que serve o sugador. Tanto os cidadãos quanto pessoas que ingressam no mundo da odontologia devem se questionar muito sobre essa questão, especialmente pelo equipamento ser utilizado com muita frequência nos consultórios, independente do procedimento que estiver sendo realizado.

Além disso, é pouco conhecido do grande público a importância do sugador para um consultório odontológico, pois por mais que ele seja um item relativamente simples e prático, sem ele, muitas ocorrências dentárias não seriam resolvidas com a rapidez e qualidade que são.

Pensando nisso, neste artigo separamos todos os detalhes de para que serve o sugador odontológico, além de explicar melhor sua origem e outras informações importantes sobre esse equipamento. Dessa forma, tanto você, paciente, quanto o profissional recém-formado, poderá entender melhor esse tão importante item.

Para que serve o sugador?

Vamos direto ao assunto e responder para que serve o sugador odontológico. O equipamento, como o próprio nome já diz, tem como principal função a sucção de líquidos acumulados na arcada dentária do paciente, algo que facilita diversos procedimentos que necessitam de perfuração, remoção e reparos dos dentes.

Para que serve o sugador
Fonte/Reprodução: original

Além disso, para que este equipamento tenha um desempenho melhor, ele é acoplado com uma bomba de vácuo, que auxilia no aumento do campo visual na boca do paciente, não somente facilitando o trabalho do profissional, como também acelerando o processo.

O sugador é usado na sucção de líquidos como saliva, sangue e outros resíduos que fiquem presentes na boca do paciente durante a realização de algum procedimento odontológico.

Origem do sugador

Além de para que serve o sugador, é importante conhecer também a origem deste tão importante equipamento da odontologia, que se deu no final do século XIX, quando o mesmo era usado com a passagem de água. Contudo, alguns anos depois, foi patenteada a turbina a ar por Ivor Norlén, na Suécia.

Nessa época, o equipamento chegava a velocidade de 70 mil rpm, algo relativamente surpreendente. Em 1956, foi a vez de Page-Chaves modernizar o sugador, apresentando a versão de mão, que chegava a 10 mil rpm.

Tipos de sugador

Outro ponto importante além de para que serve o sugador são os tipos que existem atualmente no mercado. Basicamente, hoje em dia existem dois sugadores disponíveis para os consultórios odontológicos, os descartáveis e os de uso contínuo.

Como os próprios nomes já indicam, o sugador descartável é utilizado apenas uma vez e jogado no lixo após uso, não podendo ser reutilizado em futuros procedimentos. Já o contínuo, que é feito de um material mais resistente, é usados com maior frequência pelos profissionais, desde que higienizados corretamente sempre que finalizado o seu uso em um paciente.

Como usar o sugador?

Entendendo melhor para que serve o sugador, vamos para a parte de utilização do mesmo. No procedimento que for utilizado, o item é colocado na parte da arcada dentária onde deverá ser feita a sucção, e o profissional acionará a bomba de vácuo acoplada ao sugador. Com isso, o resíduo que estiver no local será puxado pela mangueira fina do equipamento, deixando a área limpa e com mais espaço de visão para o profissional.

Como usar o sugador
Fonte/Reprodução: original

Agora que já sabemos para que serve o sugador odontológico, é inegável a importância do mesmo para facilitar diversos processos feitos pelos profissionais dentistas e ortodontistas. Com este equipamento, muitas ocorrências são resolvidas com maior rapidez e higiene. Ele facilita o trabalho do dentista e a vida do paciente, que terá um tratamento realizado da melhor forma possível.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.