Para que servem as fechaduras elétricas?

Tendência em apartamentos e condomínios, saiba para que servem as fechaduras elétricas que já eram há tempos muito utilizadas em hotéis e empresas em geral. Mas ainda há muitas dúvidas relacionadas a elas.

Por isso, entenda neste post tudo sobre para que servem as fechaduras elétricas e outras curiosidades, confira.

O que é uma fechadura elétrica?

Antes de esclarecer para que servem as fechaduras elétricas, precisamos entender o que de fato é uma. A fechadura elétrica é um dispositivo de segurança que pode ser por biometria, senha, cartão ou até mesmo por um aplicativo de celular.

O que é uma fechadura elétrica
Fonte/Reprodução: original

Não se engane, existem fechaduras elétricas, eletrônicas e digitais, mas com o avanço da tecnologia os modelos são bem semelhantes e alguns possuem mais de um tipo. No caso podem ter mais de duas formas de destravar como as que tem senha e digital.

Para que servem as fechaduras elétricas?

Agora vamos à questão principal, afinal, para que servem as fechaduras elétricas? Além da praticidade de não ter que utilizar mais as chaves, as fechaduras elétricas oferecem segurança total.

Já que existem modelos que quando violados emitem um alarme sonoro identificando que algo está fora do comum, o alarme é acionado caso haja tentativas excessivas de senha incorreta ou algum outro tipo de violação como arrombamento.

Caso tenha outros moradores em sua residência ou compartilhe estadia, como os aluguéis de temporada como o Airbnb, as fechaduras elétricas fazem com que as cópias de chaves não sejam necessárias.

Como funcionam as fechaduras elétricas?

Já entendemos para que servem as fechaduras elétricas certo? Vamos então conhecer como elas funcionam: o mecanismo de uma fechadura elétrica é a porta ser trancada sempre que fechada.

De modo que se estiver do lado de dentro e fechá-la, quem estiver do lado de fora só consegue abri-la se tiver a senha ou token para abertura. De dentro é possível abrir, mas de fora não. Também existem modelos de fechaduras elétricas que podem ser trancadas e destrancadas a uma certa distância.

Como funcionam as fechaduras elétricas
Fonte/Reprodução: original

Como o nome já indica, as fechaduras elétricas funcionam a partir da eletricidade; por isso, é comum que haja dúvida quanto ao seu funcionamento na falta de energia, as fechaduras ligadas somente pela energia podem apresentar falhas nessa situação, mas há modelos que contam com bateria reserva ou pilhas.

Então o ideal é verificar isso antes de comprar uma. E mais, as pilhas utilizadas tem duração de até um ano, então uma preocupação a menos também, não será necessário trocar pilha toda hora.

Quais são as vantagens das fechaduras elétricas?

Com o conceito de para que servem as fechaduras elétricas, confira as suas vantagens:

  • Facilidade no uso: Seu display é dinâmico e simples de utilizar;
  • Baixo consumo de energia: Se você está preocupado com o possível aumento da sua conta de luz por conta de uma fechadura elétrica, pode ficar tranquilo. As fechaduras elétricas consomem pouca energia;
  • Instalação fácil: Há empresas que fazem a instalação das fechaduras elétricas, mas elas são fáceis de usar, você mesmo pode instalar se baseando no manual de instruções;
  • Fechamento automático das portas: Como já mencionamos um pouco acima, basta a porta bater que ela é automaticamente trancada;
  • Total controle de quem acessa sua casa: Mas para isso é bom só compartilhar a senha com pessoas de confiança e fazer trocas algumas vezes ao longo do ano;
  • Valorização do imóvel: Justamente pela segurança oferecida, caso deseje alugar ou vender seu imóvel, a utilização da fechadura elétrica valoriza seu patrimônio;
  • Custo: As fechaduras elétricas podem variar de R$ 160,00 a R$ 300,00 dependendo da marca e instalação oferecida.

Sabendo para que servem as fechaduras elétricas, como funcionam e suas vantagens, fica mais que claro que vale a pena investir em uma, não é mesmo?!

As fechaduras elétricas também contam com um acionamento de segurança em situações de temperaturas elevadas como em um incêndio, a porta é destrancada para garantir um bom monitoramento.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando para descobrir outras curiosidades e nossos conteúdos especiais!

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.