Para que serve um Dado?

Você sabe para que serve um dado? Pense por um minuto em quantas vezes você utilizou um dado e tente chegar a uma resposta definitiva sobre o que é essa peça e para que serve afinal o ato de “lançar os dados”. 

Difícil, não é? Então se você quer sanar essa curiosidade, leia o nosso artigo e descubra de uma vez por todas para que serve um dado e porque esse objeto existe!

Conceito de Dado

Antes de entender para que serve um dado, vamos tentar identificar bem o nosso objeto deste pequeno estudo. Um dado é, geralmente, um cubo de 6 lados, mas pode assumir outras formas, desde que tenha lados planos para que possa parar de pé em diferentes faces em uma superfície reta. Cada lado de um dado também tem um número ou figuras que representam, cada uma, algo diferente.

Conceito de Dado
Conceito de Dado. Fonte/Reprodução: original.

Os dados são uma evolução de outros objetos antigos, que inclusive ainda podem ser encontrados em alguns lugares como pequenas pedras ou ossos, em práticas que lembram bastante as tradições de jogos de búzios de religiões de matriz africana.

Para que servem os dados no dia a dia?

Conseguir um resultado aleatório é uma das principais finalidades para que serve um dado. Ora, como as faces de um dado podem parar em qualquer um dos seus lados e exibir uma imagem, figura ou número aleatório quando rolados em uma superfície, ele é ótimo para decidir eventos com base na pura sorte. 

Para iniciantes: o que são dados?

Para quem está começando a jogar alguns jogos de azar, ou até mesmo jogos sofisticados que utilizam dados em sua jogatina, e não está entendendo a razão disso, aqui vai uma breve explicação para explicar, afinal, para que serve um dado nessas ocasiões.

Dados são rolados em jogos de sorte para que a partida acabe ficando justa, sem o favorecimento de nenhuma parte por meio de uma artimanha ou técnica. É também uma maneira fácil e acessível de garantir isso, pois não é muito caro produzir um dado para ser utilizado em um jogo de tabuleiro, por exemplo. 

Quais as Vantagem e Desvantagem de Rolar os Dados?

Existem algumas vantagens realmente exclusivas no uso do dado. Vamos conhecer a seguir! 

Todos estão vendo

O dado é uma forma de gerar aleatoriedade, principalmente em uma partida de jogos, e todo mundo verá que, de fato, o resultado foi aquele que o jogador disse que tirou. 

Ele é justo

Não há modo de ser mais justo que rolando um dado. Afinal, o resultado é aleatório e depende apenas da sua sorte — ou do seu azar. 

Fácil acesso

Um dado é um objeto pequeno, de baixo custo e qualquer um pode ter. Isso é o que mais popularizou a peça.

O que são dados de RPG?

RPGs são jogos que costumam utilizar muito os dados, pois assim são calculadas algumas atitudes que determinados personagens praticam sem a interferência dos outros jogadores, ou até mesmo do mestre do jogo.

O que são dados de RPG?
Dados de RPG. Fonte/Reprodução: original.

Geralmente, os dados são rodados em RPG para decidir alguma disputa, gerar o dano que um personagem sofre ou até mesmo para subir o seu nível.

Para que serve cada dado de RPG?

Por fim, vamos conhecer mais de perto para que serve um dado no contexto dos jogos de RPG de mesa. Confira! 

Decidir a quantidade de dano

Muitos ataques, seja de inimigos ou de personagens, dão um dano baseado na rolagem de dados, na qual o usuário joga os dados para obter um ataque crítico ou dano total.

Situações aleatórias

Em alguns jogos surgem eventos aleatórios em que o dado serve para definir o que irá acontecer, se um personagem terá alguma interação, se encontrará um tesouro ou coisa do tipo.

Upando o personagem

Ao passar de nível, algumas vezes determinados jogos também pedem a rolagem de dados para definir qual nível será alcançado ou que habilidades o personagem irá conseguir. 

E aqui terminamos o nosso pequeno guia que explica para que serve um dado. Por mais simples que seja, esse objeto remonta a tradições antigas e vem, desde muito tempo, em diferentes tamanhos, formatos e materiais para trazer um pouco de sorte (ou azar) para os seus jogos!

Deixe um comentário