Para que serve um Lápis?

O lápis é um item que está presente na vida de praticamente todas as pessoas, por conta disso, é fundamental saber para que serve um lápis. Estando presente em quase todas as fases das nossas vidas, o lápis é um item indispensável.

Ele pode ser usado por uma criança que está aprendendo a escrever, ou por um matemático ao fazer os seus cálculos. Mas quer saber para que serve um lápis realmente? Então acompanhe esse texto até o fim e conheça as utilidades do lápis, a sua origem, como ele é feito e saiba quais são os tipos de lápis existentes. Além, é claro, de ver para que serve um lápis. Confira!

O que é um lápis?

O lápis é um item que pode ser utilizado para uma grande variedade de coisas. Eles são construídos com um grafite, completamente revestido de madeira. Apesar da sua estrutura ser simples, eles são ferramentas muito úteis.

O que é um lápis
Fonte/Reprodução: original

Normalmente os lápis são usados para escrever na cor preta ou cinza, mas eles podem ser feitos em dezenas de cores diferentes. Mais para frente vamos entender melhor para que serve um lápis.

Qual a origem do lápis?

Sendo um item milenar, o lápis já era usado na época dos gregos e romanos, mas de forma diferente, já que eram feitos com pequenas barras de chumbo. No século XII, surgiu o lápis de prata, feito através de uma mistura de estanho e chumbo. Esse lápis foi usado por artistas importantes como Albert Durer e Leonardo da Vinci.

No século XVII foram encontradas as primeiras jazidas de grafite, na Inglaterra. A partir daí, o grafite se tornou o principal material para a fabricação dos lápis. No início o grafite era enrolado em coisas como cordões ou peles de ovelhas, depois passou a ser colado em pedaços de madeira pequenos, que eram moldados depois, para chegar ao seu formato final.

Em 1795, o processo de produção do lápis foi finalmente desenvolvido por Nicholas Conté. Em vez de usar o grafite em seu formato original, era utilizado o seu formato em pó, que era misturado com argila e endurecido sob altas temperaturas. Dessa forma, era possível escolher quão duro seria aquele grafite. A descoberta do grafite ajudou a definir para que serve um lápis.

Como é feito o lápis?

Mais de 200 anos depois, o processo criado por Nicholas Conté continua sendo usado, com pequenas alterações. Atualmente o grafite é misturado com barro e água, para daí ser exposto a temperaturas altíssimas para serem endurecidos. Depois disso, os lápis são fundidos com a madeira, e cortados. Eles podem ser feitos em formatos circulares ou hexagonais.

Como é feito o lápis
Fonte/Reprodução: original

Já o lápis de cor é feito de forma diferente. Em vez de ser feito com grafite, o lápis de cor é feito com uma mistura de barro, goma e cera. Agora que sabemos como eles são feitos, vamos ver para que serve um lápis.

Para que serve o lápis?

Os lápis possuem diversas utilidades. Os lápis feitos com grafite podem ser usados para escrever, marcar, rabiscar ou desenhar. E costuma ser usado em escolas, pois em caso de erros, a escrita é fácil de ser apagada.

Mas para que serve um lápis de cor? Já o lápis de cor é mais usado para pintar, apesar de também ser possível escrever com eles.

Quais as opções de lápis e como cada um funciona?

Existem quatro tipos diferentes de lápis, cada um com suas características. São eles:

  • Tipo H: Esse lápis tem a ponta mais dura, pois o grafite possui mais argila. A sua cor é acinzentada.
  • Tipo B: É o lápis com a tonalidade de preto mais forte entre os quatro. Isso acontece porque esse lápis tem menos argila. Dessa forma o grafite aparece mais, aumentando a tonalidade do preto.
  • Tipo F: Esse tipo de lápis possui um material mais pigmentado, deixando o seu traço mais fino que os dos outros tipos.
  • Tipo HB: É o tipo mais usado, e mistura a rigidez que há nos lápis do tipo H, com a tonalidade escura dos lápis tipo B.

Agora sabemos para que serve um lápis e vimos quais são os seus tipos. Da próxima vez que for comprar um lápis, vai saber exatamente qual tipo escolher.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, para saber mais sobre outras curiosidades, confira nosso site!

Deixe um comentário