Para que serve um Diário Pessoal?

Embora muito mostrado em séries e filmes, não é surpresa quando uma pessoa não sabe ao certo para que serve um diário pessoal. Além de ser algo extremamente íntimo de quem o tem, esse item pode trazer diversos benefícios que também não costumam ser comentados pelas pessoas, seja por timidez ou pelo simples fato de não considerar esses benefícios.

Desse modo, separamos aqui mais detalhes de para que serve um diário pessoal, além das melhorias que o mesmo pode trazer para a mente dos que o utilizam.

Diário Pessoal: o que é?

Antes de saber mais para que serve um diário pessoal, é importante conhecer mais a fundo do que ele se trata. Um diário nada mais é do que um documento onde as pessoas podem escrever questões mais íntimas e pessoais, inclusive as deixando em segredo pessoal, dificilmente as compartilhando com outros.

Diário Pessoal o que é
Fonte/Reprodução: original

O diário pessoal pode ser tanto físico quanto digital, essa segunda opção inclusive tem se tornado algo mais comum com a tecnologia, além de, anotações pessoais dos usuários acabam ficando mais seguras devido às várias ferramentas de segurança na internet.

Para que serve um diário?

Como o próprio nome já diz, um diário pessoal é utilizado por seus usuários para anotarem suas informações mais íntimas, que ainda não estão prontos para compartilhar, ou que simplesmente não desejam isso.

Desse modo, ao se questionar para que serve um diário pessoal, pode-se afirmar que ele é usado para escrever emoções, planos, projetos, ideias, e outras informações que são únicas daquele que está escrevendo, que também deve ser único que tem acesso a elas.

Por que ter um Diário?

Além de ser uma forma do usuário poder colocar suas ideias e pensamentos no papel, existem diversos benefícios em ter um diário pessoal, que costumam ser desconhecidos pelo grande público, que vão desde a organização do dia-a-dia, como a benefícios na saúde.

Quais os benefícios de escrever um diário?

Já que citamos benefícios de um diário pessoal, aqui temos alguns dos principais, que valem tanto para um diário físico quanto para um digital.

Melhora do estado mental

Sempre que se pensa para que serve um diário pessoal, uma das primeiras questões que vêm à mente é o fato do usuário conseguir desabafar suas emoções e pensamentos sem a necessidade de compartilhar com outra pessoa.

Desse modo, muitas pessoas que passaram por situações traumáticas ou estressantes podem ter um espaço para se expressar sobre determinadas situações, auxiliando na superação e tratamento.

Auxílio no dia-a-dia

Além de poder desabafar sobre o que bem entender, um diário pessoal também pode ser útil para a organização do seu usuário, que pode anotar onde deve melhorar no trabalho, em casa ou onde for, e desse modo focar no que foi anotado para conseguir um melhor desempenho.

Estimula a criatividade

Outro ponto interessante sobre escrever suas ideias e planos num diário é que, com isso, sua mente exercita sua capacidade de criação, estimulando sua criatividade para elaborar projetos, planos e ideias futuras.

Gênero Textual Diário

Outro fato desconhecido, além do para que serve um diário pessoal, é que o diário também é considerado um gênero textual próprio.

Gênero Textual Diário
Fonte/Reprodução: original

Por conter informações mais pessoais, o texto pode ser feito com uma linguagem menos formal e mais próxima de uma conversa falada entre amigos, onde eles comentam sobre seu dia, trabalho, vida amorosa e outras questões.

Características do Diário

Mesmo possuindo tipos distintos de acordo com quem escreve, existem algumas características bem comuns entre os diários, que acabam inclusive sendo transmitidas para as pessoas através da aparição do item em mídias como TV, Cinema e, obviamente, na internet.

Linguagem em Primeira Pessoa

Sendo algo extremamente pessoal, é muito comum que quem esteja escrevendo um diário utilize a primeira pessoa para relatar os acontecimentos e pensamentos que estão sendo escritos.

Texto informal

Outro ponto importante, tanto nas características como para descrever e para que serve um diário pessoal, é o uso de uma linguagem mais informal ao escrever. Dessa maneira, o usuário se sente mais à vontade para descrever suas emoções e sentimentos, tornando o ato de ter um diário algo mais íntimo e pessoal.

Fácil adaptação

Graças às duas características anteriores, temos mais uma, a qual é a adaptação de um texto diário para o que o escritor bem entender.

Desse modo, em um dia pode ser feito um texto mais informal e pessoal, relatando um acontecido, e no outro termos uma poesia, uma lista, ou o que for mais adequado ao que a pessoa escrevendo deseja para expressar alguma situação ou acontecido.

Agora que você conhece melhor para que serve um diário pessoal, é importante notar que seu uso vai bem mais além do que se vê nas séries e filmes. Muitas vezes, um diário é uma excelente válvula de escape e ferramenta de tratamento para questões psicológicas, auxiliando pessoas e trazendo maior alívio sobre vários quesitos.

Deixe um comentário