Para que serve um Novelo?

Você já parou para se perguntar para que serve o novelo? Esse objeto de custo baixo, tão comum, tem diversas finalidades. Talvez você já tenha visto sua avó usando um novelo para tricotar uma roupa em algum momento da sua vida, e sempre ficou intrigado. Por isso, vejamos a seguir para que serve o novelo, como ele é feito, e muitas outras informações.

O que são os novelos?

Antes de entender para que serve o novelo, vamos entender primeiro o que afinal é um novelo, e o que classifica-o.

O que são os novelos
Fonte/Reprodução: original

A definição de novelo é simplesmente um emaranhado de fios de algum tecido, sendo esse tecido, geralmente, lã (embora, atualmente, o mais comum seja a chamada “lã sintética”). Esse emaranhado costuma ter formato de bola, ou um formato meio cilíndrico, ou oval, e os novelos podem ter cores diversas (e alguns até mesmo com fios de diversas cores).

Para que serve o novelo?

Mas e então, para que serve o novelo? A resposta não poderia ser mais simples: o novelo é só uma forma de guardar a lã de maneira organizada. Fios, quando deixados soltos, tendem a se embolar, a se perder e a ocupar um espaço desnecessário. Ao armazená-los em uma bola, você mantém todo ele num lugar só e impede essa bagunça de ocorrer.

Além disso, a lã do novelo pode ser usada para uma série de coisas, como tricô e artesanato. É muito comum também que alunos do Ensino Fundamental usem novelos de lã para fazer atividades durante as aulas de arte.

Para que serve o novelo depende, basicamente, da imaginação de quem o usa. Embora organização seja sua principal função, seus fios podem ser usados para construir diversas coisas.

Quais os benefícios dos novelos?

Como mencionamos anteriormente, quando tratamos de para que serve o novelo, os principais benefícios de um novelo são organizacionais. Para manter seus fios enrolados em formato de bola, o que torna muito mais fácil guardá-los e organizá-los.

Quais os benefícios dos novelos
Fonte/Reprodução: original

Além disso, se você for usar o novelo para algo como o crochê, o formato de bola permite que o fio saia mais facilmente, pois conforme se puxa o fio, o novelo vai girando e rolando e facilita a saída.

Quais os tipos de novelos?

Os tipos de novelos de lã diferenciam-se principalmente pelo tipo de tecido que é usado, o mais comum, como mencionado anteriormente, os de lã. Também se diferenciam pela cor da lã, que costuma ser vendida em cores diversas.

Como são feitos os novelos?

No caso dos novelos de lã, após tosquiar a ovelha, a lã passa por um processo de limpeza com água fria, a fim de manter a lanolina, um óleo que as próprias ovelhas produzem, na lã, deixando-a assim mais macia.

Após isso, os fios são separados, e depois levados para um processo chamado “carda”, onde se formam pequenos tufos macios de lã. Depois, esses tufos são levados para uma roca e transformados em fios, e esses fios são enrolados em uma forma de bola até formar um novelo.

Esperamos ter esclarecido para que serve o novelo, e como ele é feito. É algo que poucas pessoas se perguntam, mas cuja resposta é interessante e mantém a chama da curiosidade acesa.

Deixe um comentário