Saiba para que serve a prancha isométrica: conheça os benefícios

Você sabe para que serve a prancha isométrica que é um dos exercícios mais amados e odiados em todas as academias? Você também sabe que a prancha isométrica não serve somente para o abdômen? Pois é! Ela pode trazer muitos outros benefícios para você além de uma barriguinha mais firme. Vejamos então para que serve a prancha isométrica!

Exercício de prancha isométrica: para que serve

Mas se a prancha não serve apenas para o reto abdominal, para que serve a prancha? É simples: para o core. O core é um grupo muscular que, apesar de incluir o reto do abdômen, não se limita a ele, incluindo também o transverso abdominal, os oblíquos, o quadrado do lombo, entre alguns outros músculos também.

Exercício de prancha isométrica para que serve

Fonte/Reprodução: original

Prancha isométrica: quais os benefícios para quem pratica diariamente

Nós vimos que a prancha não serve apenas para o reto abdominal, mas sim para todos os músculos da região do core. Entretanto, de forma mais específica, para que serve a prancha isométrica? Como ela pode te ajudar?

Força e resistência

A musculatura do core é essencial em tudo que fazemos na nossa vida, afinal, é dela o papel de sustentar nosso corpo. Desde carregar uma sacola pesada até se levantar da cama, o seu core influencia em tudo e a prancha isométrica, fortalecendo-o, aumenta sua força e resistência muscular como um todo. Um core forte afeta todos os exercícios e atividades da sua vida.

Melhora na postura

Já que o exercício tem uma forte participação no fortalecimento da musculatura do core, essa prancha pode melhorar a sua postura, especialmente se o problema na sua postura for oriundo de algum problema na lombar.

Menos dores nas costas

A prancha fortalece também a região da lombar, o que faz com que as dores e incômodos nessa região diminuam com o uso frequente da prancha isométrica como ferramenta de fortalecimento da região.

Dicas de exercícios de prancha isométrica

Agora vamos te mostrar algumas variações de prancha que você pode estar fazendo na sua casa e assim melhorando não só a sua saúde, como também seu físico, o que une o útil ao agradável. Confira:

Dicas de exercícios de prancha isométrica

Fonte/Reprodução: original

Prancha lateral

Deite no chão de lado e apoie um dos seus antebraços no chão. Mantenha um pé sobre o outro, eleve seu quadril e mantenha seu corpo alinhado. Esta é a prancha lateral. Assim como a prancha normal, ela fortalece toda a musculatura do core, entretanto, ela tem um foco muito maior nos oblíquos, que são os músculos que ficam na lateral da nossa barriga.

Prancha frontal simples

Coloque os cotovelos se apoiando no chão, com sua barriga firme e com ambos pés também no chão, eleve seu quadril e mantenha-se nessa posição. Sua coluna e cabeça devem estar alinhadas. Essa é uma prancha frontal simples.

Prancha frontal dinâmica

A prancha frontal dinâmica é realizada da mesma maneira que a prancha frontal simples, tendo apenas um diferencial: nela os seus antebraços ou suas pernas estarão apoiadas em uma superfície instável, podendo ser essa superfície uma bola suíça, uma bola bosu, ou até mesmo uma pilha de travesseiros, ou um colchão (se você estiver em casa). O importante é tomar cuidado para não acabar caindo, fique atento aos sinais do seu corpo.

A prancha isométrica é um dos exercícios mais eficientes no ganho de força para a região do core, e é essencial para todos que desejam uma melhor estética e uma melhor performance. Assim sendo, esperamos ter ilustrado bem para que serve a prancha e a melhor forma de realizá-la. Bons treinos!

Deixe um comentário