Entenda para que serve a história e sua importância

Diariamente buscamos entender quem somos e qual nosso papel nesse mundo. Uma indagação semelhante é feita para buscar a definição sobre o que é História. Saiba os motivos pelos quais essa área de estudos contribui ano após ano para o fortalecimento da sociedade civil e como ela reafirma conceitos como liberdade, transparência e direção.

O que é a História?

Entender para que serve a história é um exercício imagético de voltar ao passado. Saber que ela é o campo da ciência humana que busca compreender fatos históricos assim como a interação do homem com o seu meio social, tornando-se passo fundamental nessa jornada. A História e o historiador são responsáveis pela análise crítica do que aconteceu no “ontem” olhando para o “amanhã”. A serventia da História é parte fundamental em uma sociedade livre e consciente.

O que é a História
Fonte/Reprodução: original

Esse conceito é vasto e não há definição “certa” ou “errada”, o que há são visões distintas de mundo que permitem a análise histórica no tempo e espaço. O historiador necessita ter um posicionamento imparcial do que aconteceu e gerar a partir disso gerar o produto referente às consequências, mudanças, impactos para a sociedade. Não deve-se ter julgamentos de valor.

Como se deu o início da história?

A “gênese” da História se deu através de um processo natural e geracional. Há relatos dos tempos longínquos na Grécia. Em outra época, os filósofos da época passavam a maior parte do tempo buscando entender todos os desdobramentos do meio no qual estavam inseridos com o intuito de criar sentido para explicar fatos. Dois nomes são bastante levantados em referência a esse período: Heródoto e Tucídides.

A ideia era que devido às inúmeras relações sociais entre comerciantes assim como da população no geral, foi-se criando com um tempo, através desses estudiosos, uma espécie de metodologia de análise. Entender como aquelas trocas de experiências aconteceram foi o primeiro passo para o campo de estudo que conhecemos hoje. Daquele momento em diante foi criado as divisões temporais em registros acadêmicos e bibliotecários sobre as passagens do tempo assim como os marcos factuais.

Visando a melhor forma de ensino, entende-se que esses períodos datados não são fixos, ou seja, eles não se “iniciam” em determinado ano e se “encerram” em determinado ano. Entretanto, eles acompanham mutações graduais ao longo das eras.

Para que serve a história?

Primeiramente, a História serve não apenas como uma bússola para nos orientar sobre determinados períodos, mas também como um espelho do passado. Espelho esse que nos alerta em relação a comportamentos específicos vindo de reinos, sistemas, governos.
A História, enquanto campo de estudos, nos diz sobre perspectivas bastante exploradas e outras nem tanto assim.

Para que serve a história

Fonte/Reprodução: original

Qual importância da história para sociedade?

Essa busca pela compreensão sobre o nosso lugar no mundo é papel também da História. O modus operandi exposto décadas atrás pode não ser o mesmo de hoje e por isso, ele se torna passível de ser repensado. A importância dessa área para sociedade vem para nos mostrar não apenas a cultura do outro, mas de maneira que possamos conhecer a nossa própria.

Saber qual é a utilidade da História é mais do que um questionamento sobre uma parte do conhecimento humano, é uma prática de auto reflexão. A importância de se debruçar sobre os arquivos, fotografias, materiais e relatos faz com que a humanidade caminhe em direção a um futuro mais transparente.

Deixe um comentário