Saiba para que servem os documentos pessoais

Os documentos pessoais servem como garantia de direitos e deveres de um cidadão. Neste texto vamos abordar seu início, onde o registro de natalidade se dava pelo controle da igreja católica, pois era feito no batismo, sua evolução e o quanto é importante para exercer sua cidadania.

O que são e para que servem os documentos pessoais?

Os documentos pessoais são uma forma de nos identificar, e garantir os nossos direitos como cidadão, os documentos pessoais servem para mostrar individualidade de cada ser, é a forma de declarar a existência em uma sociedade, garantindo direitos e deveres, é o seu registro de acontecimento, constando as informações que te asseguram dentro de uma família, e parte de uma sociedade como ser único.

Por que a identificação pessoal é importante?

A importância da identificação pessoal se dá a localização e dados específicos de cada ser, constando data de nascimento, local, filiação, hora. Com esses dados é feita a identidade, que te dá acesso a serviços públicos como hospital, contratos, cartões, conta em bancos, esse documento obrigatório é o seu registro como cidadão.

Na falta de documentos para identificação, o indivíduo é excluído dos serviços básicos garantido a todos os cidadãos. Cada documento tem sua função e todos contém o número do seu registro, dado na certidão de nascimento.

Quais os principais documentos pessoais e qual sua função?

Os documentos pessoais são usados para nos identificar e localizar nossas informações é a maneira de ser reconhecidos por registros. Cada qual constam as informações de registro necessário.

Quais os principais documentos pessoais e qual sua função
Fonte/Reprodução: original

A seguir vamos tratar da função de cada documento.

Certidão de nascimento:

A certidão de nascimento é emitida pelos cartórios diante ao DNV, disponibilizado pelo hospital em que se fez o parto. Consta nesse documento o nome de registro, local do nascimento, horário, filiação, nacionalidade, e o número do DNV.

Caso o parto tenha sido em casa é necessário apresentar ao cartório 2 testemunhas maiores de idade para se provar os dados.

Esse documento é alterado quando há união para certidão de casamento, que vai constar os dados do casal, junto com o número do registro das certidões primárias de ambos.

Carteira de identidade

A carteira de identidade é um documento emitido com o número do registo geral da população brasileira, cada ser tem seu número conhecido como RG. Este documento possui foto de identificação, e todos os outros registros da certidão de nascimento.

CPF

O CPF é o registro na parte econômica do país. É a forma de cadastro do banco de dados da receita federal.
Cada cidadão tem um CPF cadastrado, portando uma identificação de 11 números, que não se repetem.

Título de Eleitor

É um direito que conseguimos depois de muita luta. O título de eleitor nos cadastra na base eleitoral do país, assim como os outros documentos, este possui um número único de registro, porém válido apenas na cidade cadastrada para fins eleitorais.

Carteira de trabalho

A carteira de trabalho é emitida para que o cidadão possa exercer funções trabalhistas com seus direitos assegurados por lei. Este é um dos poucos documentos que possui um registro apresentado de todas as atuações.

CNH

Esse documento atesta o domínio em condução de automóveis, sendo obrigatório estar em posse deste documento para regência. Contendo todos os registros em certo título de eleitor, esse documento é utilizado como carteira de identificação.

Certificado de Dispensa de Incorporação

É um certificado que o cidadão liberado dos exercícios militares têm quando não vão servir à carreira militar, a não ser em caso de guerra, no qual todos os cidadãos são convocados.

Quais documentos podem substituir a ausência da Carteira de Identidade?

Em alguns casos a apresentação deste documento pode ser sucedido pela carteira de trabalho, CNH ou até mesmo pelo CPF. O documento apresentado para substituir a carteira de identidade tem que incluir alguma forma de identificação com foto.

Quais documentos podem substituir a ausência da Carteira de Identidade
Fonte/Reprodução: original

Os documentos pessoais servem para nos garantir que sejamos regidos por obrigações e deveres diante uma sociedade, nos identificando com todos os registros, trabalhista, eleitoral, federal, sendo um direito conquistado e obrigatório o registro de cada cidadão Brasileiro.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.