Para que serve os espelhos na odontologia e quais os tipos?

Os espelhos na odontologia são ferramentas fundamentais. Eles também são conhecidos como espelho odontológico ou bucal.

O instrumento é pequeno e adaptável tendo como principal objetivo alcançar partes escondidas da cavidade oral do paciente, no caso, esses locais não poderiam ser vistos a olho nu. Os espelhos na odontologia servem para aumentar o campo de visão do dentista.

Esse instrumento é composto por três partes sendo elas cabeça, haste e cabo. Essas partes podem ser compradas separadamente

Neste conteúdo você vai ver para que serve os espelhos na odontologia, quais os tipos, como é utilizado, como usar e muito mais. Continue lendo para conferir.

Para que serve o espelho na odonto?

Os espelhos na odontologia servem para aumentar o campo de visão que o dentista tem sobre a boca do paciente. Locais que a olho nu normalmente são difíceis de enxergar como os dentes ficam na parte de trás da boca, ou seja, bem lá no fundo.

Para que serve o espelho na odonto?
Fonte/Reprodução: original.

O instrumento também serve para enxergar as partes de trás dos dentes que não dá para ver sem o auxílio do mecanismo. Por isso, ao realizar uma consulta no dentista, eles sempre colocam um espelho odontológico na boca do paciente para facilitar todo o procedimento.

Como é utilizado o espelho pelo dentista?

Os espelhos na odontologia são utilizados durante as consultas odontológicas. Dessa maneira, o dentista pode identificar lesões, cáries ou sujeiras em locais que normalmente não é possível ver sem o instrumento.

Devido ao seu tamanho e praticidade, é possível proporcionar um tratamento dentário melhor e mais eficiente para o cliente. Os tratamentos dentários são tão fundamentais para uma vida saudável quanto as consultas médicas comuns. Um problema sério na gengiva ou nos dentes pode levar o paciente até mesmo a óbito.

Quando o espelho é utilizado?

Os espelhos na odontologia são utilizados durante quase todo o processo de tratamento dentário. Ele é utilizado no início, para que o dentista identifique o problema, durante o tratamento para ver como está ficando e no final.

Além das brocas, os espelhos odontológicos são tão fundamentais quanto. Com ele o dentista examina toda a boca para poder enxergar possíveis lesões e outros.

Como usar o espelho?

Os espelhos odontológicos são introduzidos no interior da cavidade oral do paciente para que o dentista possa verificar se existe algum problema nos dentes, gengiva ou paredes da cavidade.

Como usar o espelho?
Fonte/Reprodução: original.

Assim, é possível fazer um procedimento mais eficaz que seria sem o instrumento. Por isso, ele é muito importante para melhorar a saúde bucal do paciente.

Como escolher o melhor espelho?

Não é difícil escolher os melhores espelhos na odontologia. Porém, antes de fazer a escolha é preciso considerar alguns aspectos para que seja realmente a escolha certa.

  • Tipo de rosca do espelho dentário;
  • O número do espelho dentário;
  • O material de que são feitos os espelhos dentários;
  • Revestimento dos espelhos dentários.

Existem diversos tipos de espelhos na odontologia e para escolher o correto, procure o que melhor te atenderá.

Tipos de espelhos na odontologia

Como mencionamos, existem vários tipos de espelhos na odontologia e é importante considerar como eles funcionam. 

Eles vão dos espelhos dentários com superfície refletora de metal que servem para refletir uma imagem de baixa luz. Além disso, também podemos contar com os espelhos na odontologia que contam com uma superfície refletora de vidro que estão divididos entre o côncavo-convexo e planos.

Com este conteúdo, você entendeu mais um pouco sobre os espelhos na odontologia, e se ficou curioso para saber mais sobre outras ferramentas da área, confira nossos conteúdos que explicam o que é a Sonda Exploradora, Colher de Dentina, Carpule e entre outros.

 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.