O que é a canela de velho e para que serve?

As plantas medicinais já foram bastante usadas pelo mundo, e apesar do consumo desse tipo de planta ter caído durante as últimas décadas, uma das plantas que continua sendo muito conhecida e utilizada é a famosa canela de velho. Se alguma vez você já escutou algo do tipo: “usa canela de velho que melhora”, mas não sabia o que era a canela de velho, esse post é para você. Venha descobrir o que é a canela de velho e para que serve!

Canela de velho: para que serve?

A canela de velho (miconia albicans) é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas, antioxidantes, antitumorais, antimutagênicas, digestivas e hepatoprotetoras.

Canela de velho para que serve
Fonte/Reprodução: original

Normalmente, é usada para a redução de dores e para ajudar na inflamação das articulações, podendo ser útil no tratamento de algumas doenças, como: artrite, artrose e osteoartrite, além das dores musculares e de coluna.

Benefícios da canela de velho para saúde

No entanto, engana-se quem pensa que a canela de velho é benéfica apenas para dores e inflamações, como costuma ser difundido entre a maioria das pessoas. Os benefícios que essa planta possui vão além, destacando-se alguns, como:

Diminui o açúcar no sangue

Algumas das propriedades presentes na canela de velho acabam sendo úteis na diminuição de açúcar no sangue, o que faz a planta ser ótima para quem tem diabetes.

Ajuda na digestão

Quando consumida no formato de chá, a canela de velho se torna uma ótima aliada na digestão, ajudando em questões como a azia e o refluxo.

Ajuda na redução de gordura no fígado

O chá, além de ser bom para a digestão, também auxilia na redução de gordura no fígado, mantendo a saúde do órgão por muito mais tempo.

Rejuvenesce a pele

Por conta de sua propriedade antioxidante, a canela de velho age diretamente na saúde da sua pele, ao neutralizar os radicais livres, o que permite benefícios para sua pele, cabelos e unhas.

Como é feita a canela de velho?

A canela de velho pode ser adquirida em farmácias, no formato de cápsulas; em lojas de ervas, para ser usada como chá; além de estar presente na composição de pomadas.

Como é feita a canela de velho

Fonte/Reprodução: original

Como consumir?

No chá, deve-se usar cerca de uma colher de folha seca da canela de velho e uma xícara de água. Após colocar a água para ferver, despeje o líquido dentro de um copo, adicione as folhas e tampe por 10 minutos. Depois é só coar o chá e beber. A sugestão é que o chá seja ingerido duas vezes ao dia, preferencialmente na parte da manhã e da noite.

Quando evitar?

A canela de velho deve ser evitada por gestantes, crianças, lactantes e quando a pessoa é alérgica à planta.

Efeitos colaterais

O excesso do consumo da canela de velho pode afetar o sistema digestório e o fígado, além de causar uma sensação de mal-estar no estômago. Por isso, é sempre importante fazer o uso da planta com moderação, visto que os benefícios da mesma podem tornar-se malefícios.

Foi possível perceber com esse post, que a canela de velho continua sendo uma ótima opção de planta medicinal, já que a mesma age e ajuda de diferentes formas no corpo humano. A canela de velho não é uma planta apenas para idosos, longe disso, ela pode e deve ser usada por todos. Porém, é sempre bom manter o alerta quanto à quantidade e a forma de uso, para a planta não acabar tornando-se um futuro problema. Se possível, antes de fazer uso da canela de velho, procure um médico.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.