Para que serve a Pinça hemostática e como usar?

Neste conteúdo, vamos te informar mais sobre a pinça hemostática, que é responsável por ser uma, dentre os vários tipos de instrumentais cirúrgicos, usados durante os procedimentos odontológicos.

Também mostraremos mais sobre cada tipo de pinça, para que elas servem, e com o conteúdo informativo a seguir, bem como outros disponíveis em nosso site, você poderá sanar todas as suas curiosidades sobre vários instrumentos da Odontologia.

O que é uma Pinça hemostática?

A pinça hemostática, como o próprio nome já diz é uma pinça especifica para procedimentos da área da saúde. E os três tipos mais comuns vistos no mercado, são chamados de Pinça de Halsted, Pinça do tipo Kosher e Pinça do tipo Kelly, estes serão os nomes dos tipos de pinça hemostática, abordadas durante esta leitura.

Para que serve a Pinça hemostática na odonto?

Quando se trata de pinça hemostática, podemos nos referir a pelo menos 3 tipos, sendo um deles predominante para ser usado para estancamento de vasos sanguíneos do mais variados tamanhos, e ela pode ser usada para auxiliar vários tipos de procedimentos odontológicos, com a ajuda de outros instrumentais cirúrgicos e bandejas, usadas durante o atendimento.

Para que serve a Pinça hemostática na odonto
Fonte/Reprodução: original

Elas podem ser classificadas como traumáticas e não traumáticas, e auxiliar no procedimento somadas à competência do profissional da área. A pinça hemostática mais comum abordada nos consultórios, chamada de Pinça de Halsted, é usada nas mais variadas ocasiões com o intuito de estancar vasos sanguíneos menores.

Como a Pinça hemostática é usada?

A pinça hemostática pode ser usadas na medicina, na odontologia, e até no setor médico da veterinária, e cada tipo de pinça tem seus tamanhos e propósitos a serem cumpridos pelo profissional competente da área.

As pinças podem ser usadas para fixar tecidos, em seus modelos que tem relevos pelo seu corpo como a Kosher e a Kelly, mas devem ser usados com atenção e cautela para não provocar desconfortos em um paciente, principalmente se durante o procedimento não foi julgada a necessidade de anestesias de nenhum tipo.

Quais os cuidados?

Durante esses procedimentos que lidam com sangue e o estancamento de vasos, os profissionais à disposição precisam se empenhar e mostrar todo o seu desempenho, estudo e competências para tomar os devidos cuidados necessários com o uso de cada uma dessas pinças, caso julgue necessário.

Quais as vantagens e desvantagens da Pinça hemostática?

É pertinente dizer que como o uso de cada uma das pinças pode ser variado, cada pinça hemostática tem em suas vantagens ser precisa para um tipo de ocasião.

Quais as vantagens e desvantagens da Pinça hemostática
Fonte/Reprodução: original

Elas podem ser usadas em conjunto caso seja necessário mais de uma durante a abordagem cirúrgica do paciente, mas a cautela e os cuidados com cada tipo de pinça hemostática devem ser mantidos independente de qual a finalidade necessária durante os procedimentos cirúrgicos.

Como usar?

As pinças de Halsted, podem ajudar na hora de estancar um sangramento. As que contam com as ranhuras no corpo e o tipo Kosher, podem ser mais eficientes na hora de prender tecidos com mais resistência e menos esforço aplicado pelo profissional sendo intermediárias em suas ranhuras.

Já as chamadas pinças de Kelly podem ser usadas para operações que pedem uma certa segurança em habilidade manual do profissional e são usadas para fixação de tecidos também, mas suas ranhuras não são iguais às da sua parceira e seu uso deve ser cauteloso.

Como escolher a melhor Pinça hemostática?

Dentre todos os tipos, materiais e tamanhos, escolher a melhor pinça hemostática para seu procedimento pode ser resolvido com você tendo pelo menos uma de cada tipo, contando com um tamanho adequado a sua profissão e uso durante suas rotinas.

As pinças são ótimas aliadas quando usadas de uma maneira benéfica, e talvez até em conjunto durante o procedimento abordado, ao profissional treinado e hábil o suficiente para dominá-las.

Tipos de Pinça hemostática

Entre os 3 tipos de pinça hemostática mais comuns, os citados entre o nicho das pinças traumáticas e não traumáticas foram:

  1. Pinças Hemostáticas do tipo Halsted;
  2. Pinças Hemostáticas do tipo Kocher;
  3. Pinças Hemostáticas do tipo Kelly.

Essas são os tipos mais comuns vistos nos consultórios no Brasil e mundo afora, porém a pinça cirúrgica em si, pode ser bem mais complexa e adequada aos mais variados propósitos, contando com pinças que podem ir até as pinças de dissecação, ainda presentes na medicina e no estudo dela atualmente.

Com isso, você conheceu mais sobre a pinça hemostática e sua função, caso queira saber mais sobre outros instrumentos e ferramentas da odontologia, continue navegando em nosso site.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.