Espátula

Apesar de ser um item muito utilizado na cozinha de muitos cidadãos, será que você conhece todas as funções para que serve a espátula? Muitas vezes, existem outras funcionalidades da mesma que podem passar despercebidas pelo grande público, pelo simples fato de nunca as terem descoberto.

Além disso, outro ponto curioso da discussão é que também existem vários tipos de espátula, que muitas pessoas desconhecem, ou nunca repararam por, novamente, saberem apenas o conceito básico do item. Para compreender um pouco mais sobre esse produto tão funcional, neste artigo separamos as principais informações e detalhes a fim de explicar para que serve a espátula e exemplificar alguns dos seus tipos e funções, acompanhe!

O que é e para que serve uma espátula?

Além de entender para que serve a espátula, explicaremos mais uma vez o conceito básico da mesma. Trata-se de um utensílio de cozinha com uma lâmina larga e plana composta de diversos materiais, como aço inox ou plástico, usada para misturar, levantar ou servir alimentos.

Ela também é usada para servir alimentos quentes, como panquecas, ovos, carnes e legumes, e para limpar as bordas e as superfícies de panelas e frigideiras.

Qual a função da Espátula?

Assim que conhecemos para que serve a espátula, é um pouco óbvio pensar que a sua função principal é auxiliar na preparação de diversos alimentos que precisam de um determinado modo de cozinhar. Em geral, sua necessidade se dá, pois, os alimentos precisam sempre ser mexidos ou misturados com outros alimentos, ou temperos, para que ele esteja no ponto desejado.

Qual a função da Espátula?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, dependendo do tipo, a espátula pode ser útil para outras tarefas durante a atividade na cozinha. Dentre elas, raspar até os últimos pedaços do alimento que ficam localizados nas beiradas e bordas de panelas, ou então evitar que uma comida grude nesses locais.

Quais as vantagens e desvantagens de usar a espátula?

Junto do esclarecimento sobre para que serve a espátula, também é interessante discutir as vantagens e desvantagens de utilizar o item na cozinha. A última ocorre, pois, muitas vezes o cidadão pode querer algo em específico, mas, ao usar uma espátula, atrapalha mais do que devia.

Quais as vantagens e desvantagens de usar a espátula?
Fonte/Reprodução: original.

Um item como este é vantajoso para preparos que, como dito anteriormente, exijam a total atenção da pessoa durante o processo, pois é necessário misturar ou mexer os ingredientes com frequência. Contudo, uma desvantagem com relação a isso: a espátula pode não ter o tamanho necessário para a preparação desejada, o que pode resultar no alimento escorregando.

Outro contraste é que, embora a espátula seja fácil de limpar e armazenar, algo que é extremamente vantajoso na cozinha, ela também pode precisar ser substituída com menos tempo que outros itens, devido ao seu uso constante.

Quais os tipos de espátulas?

Existem diversos tipos do mesmo item, que terão diferentes formatos e serão feitas de diferentes materiais para se adequar a cada função distinta para que serve a espátula. Os principais tipos são:

  • Espátula de silicone: resistente a altas temperaturas e não danifica facilmente panelas antiaderentes;
  • Espátula de metal: ideal para uso em panelas e frigideiras com revestimento antiaderente;
  • Espátula de madeira: feita para uso em panelas de cerâmica ou ferro fundido;
  • Espátula de borracha: muito útil para misturar líquidos e evitar que ingredientes grudem na panela;
  • Espátula de cake decorating: usada para decorar bolos, é feita de metal ou plástico fino e tem uma ponta curva;
  • Espátula de espalhar: feita para espalhar pasta de amendoim, manteiga, etc., pode ser feita de metal ou plástico;
  • Espátula offset: utilizada para decoração de bolos, feita de metal com uma lâmina curva e inclinada.

Todos esses tipos consideram as vantagens e desvantagens também citadas neste artigo.

Entendendo os tipos e para que serve a espátula, caso você utilize muito esse item no seu dia-a-dia, não deixe de conferir se a sua é adequada para os alimentos costumeiramente preparados com a mesma. Desse modo, será possível aumentar a sua durabilidade com a compra de outras espátulas que combinem mais com certos preparos.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.