Conheça a faca para legumes e pães e para que serve?

Você sabe para que serve a faca para legumes e pais? No mercado temos disponível diferentes modelos de facas, cada uma indicada para um preparo diferente. 

Hoje, especialmente, iremos falar sobre a faca para legumes e pães, além de saber para o que a mesma serve e como você deve cuidar dela.

Qual a faca ideal para legumes e pães?

Dentre as infinidades de modelos de facas, a que podemos considerar ideal para realizar o corte de legumes e pães é a faca serrilhada. 

Esse é um tipo de faca que pode ser considerado multiuso. Normalmente considerada a faca ideal para pães, também pode e deve ser usada para legumes em geral, pois restringi-la apenas a pães limita o seu uso.

Vale ressaltar que uma boa faca serrilhada deve ter sua lâmina de inox e o cabo de algum material sintético.

Para que serve a faca de legumes e pães?

A faca de legumes e pães serve para realizar o corte de alimentos considerados mais duros ou que tenham cascas, visto que ela não irá danificar o alimento nesse processo. Isso deve-se ao fato dessa faca possuir uma lâmina longa e serrilhada, certeira no momento do corte.

Para que serve a faca de legumes e pães?
Faca de pães. Fonte/Reprodução: original.

Pelo fato de ter essa lâmina serrilhada, este é um tipo de faca que não necessita de afiação constante, além de durar bastante, em comparação com outros tipos de facas.

Quais os tipos de faca para legumes e pães?

Temos alguns modelos disponíveis de facas para legumes e pães, mas destacam-se os seguintes:

  • Faca serrilhada: como já citado, essa é uma faca multiuso, ela pode ser usada tanto para pães como para legumes com cascas duras;
  • Faca pão serra dupla: este tipo de faca não necessita de muita pressão no momento do corte, além de não danificar o alimento;
  • Faca serrilhada pequena: essa é uma versão menor da faca serrilhada, ideal para manusear os legumes menores;
  • Faca legumes: esse tipo de faca é normalmente bem menor que a faca serrilhada e proporciona uma precisão maior no corte. Ou seja, pode ser uma boa opção para quem está lidando com legumes ou alimentos pequenos.

Desta maneira, você tem a sua disposição vários modelos de facas, então basta escolher aquele que vai se adequar melhor à sua necessidade.

Como cuidar da faca de legumes e pães?

Pode parecer que não, mas as facas, assim como qualquer outro tipo de utensílio doméstico, precisa de alguns cuidados especiais. 

Então preste atenção nessas dicas:

  • Utilizar sua faca para cortar alimentos que são mais resistentes do que ela aguenta, pode ser prejudicial e danificar o produto;
  • Procure realizar a limpeza de sua faca assim que usá-la. Você pode limpá-la com água e sabão neutro;
  • Não use palha de aço ou a parte abrasiva da sua esponja para limpar sua faca, visto que isso pode danificar o produto e reduzir sua vida útil;
  • Tente não deixar acumular resíduos em sua faca, principalmente de um dia para o outro.

Se quiser fazer a vida útil do seu utensílio ser maior, não deixe de seguir essas dicas relacionadas aos cuidados necessários com sua faca de legumes e pães.

Onde comprar faca de legumes e pães?

Você pode encontrar sua faca de legumes e pães em qualquer loja de utensílios domésticos, em supermercados e etc.

Onde comprar faca de legumes e pães?
Faca para legumes. Fonte/Reprodução: original.

Também é possível adquirir sua faca em redes varejistas on-line, como Americanas, Amazon e Mercado Livre. Nessas lojas você encontra uma infinidade de opções de marcas. Saber escolher a faca ideal para utilizar nos alimentos é fundamental, e ter uma faca que pode ser considerada coringa, como a serrilhada, é uma grande vantagem.

Ao comprar a sua faca, analise sempre os materiais usados na composição da mesma e preze por lâminas de aço inox, além, é claro, de um modelo que se adéque aos alimentos mais utilizados no seu dia a dia.

Deixe um comentário