Para que serve a hashtag e qual a sua origem

Todo mundo usa ou, pelo menos, entra em contato com a famosa hashtag basicamente todos os dias. Antes conhecida como a palavra que seguia o “joguinho da velha”, esse pequeno símbolo representa um dos fatores de movimentação nas redes sociais.

O que é a hashtag?

A hashtag nada mais do que uma palavra-chave específica para as redes sociais, como Instagram e Facebook. Nas redes, a hashtag funciona para conectar uma pesquisa de um usuário ao conteúdo de um perfil ou página. 

O que é a hashtag
Fonte/Reprodução: original

Basicamente, é um guia que estreita a ponte entre o criador de conteúdo e a pessoa que o consome. Ao usar a hashtag, qualquer um pode acessar todas as publicações disponíveis em relação ao assunto pesquisado dessa forma e, por conseguinte, as pessoas que falam desse assunto.

Como usar a hashtag

Para usar a hashtag corretamente na sua publicação, basta pensar no ato da pesquisa dos usuários. Quem busca por um assunto, digita uma palavra simples e bem objetiva referente a este, então, use a hashtag da forma mais próxima como você imagina que as pessoas fazem na pesquisa.

Além disso, quando for necessário digitar mais de uma palavra, é importante digitar tudo junto, sem espaços. A hashtag só funciona com “uma palavra”, pois ao separar, somente a primeira palavra será lida na busca.

Dicas para usar a hashtag

Algumas dicas simples ajudam a tirar todo o potencial da hashtag. Primeiro, não use várias hashtags para digitar uma frase, atenha-se ao núcleo de sua publicação de uma forma sumarizada. 

Por exemplo, se a sua suplicação é sobre quando um determinado filme será lançado, coloque apenas duas hashtags, uma com o nome do filme e outra simplesmente com a palavra “lançamento”. Já é o suficiente para que a rede social coloque seu post no radar de quem busca informações sobre esse assunto.

O que são hashtag de alto volume 

A hashtag de alto volume tem a ver com a quantidade de publicações correspondentes à hashtag. É uma hashtag em muita evidência, portanto representa assuntos e perfis muito procurados.

Usar essa hashtag pode ajudar a impulsionar suas publicações ao nível de engajamento orgânico.

Qual maneira correta para minha empresa usar a hashtag

Para empresas que já possuem perfil público no Instagram ou outras redes sociais, a hashtag representa uma ferramenta muito potente para impulsionar vendas de produtos, campanhas e eventos.

Primeiro de tudo, o perfil público ajuda a manter relacionamento com público e clientes. Ao usar esse canal de distribuição para alcançar mais pessoas, uma empresa pode incentivá-las a usar a hashtag relacionada à empresa, evento, produto ou serviço. Aos poucos, uma hashtag criada ganha volume e ajuda a aumentar o engajamento.

Com aumento de engajamento, no contexto de uma estratégia de marketing digital bem feita, as chances de aumento de público e conversões aumentam proporcionalmente.

Como a hashtag funciona em cada rede social

É preciso verificar como a hashtag funciona nas três principais redes sociais, que são:

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

Usar a hashtag no Instagram necessita, antes de tudo, de uma conta pública, afinal a intenção é que pessoas além dos seguidores atuais encontrem o perfil. Para usar, basta digitar o símbolo da hashtag e inserir a palavra, sem espaço. O próprio Instagram sugere hashtags de alto volume ao longo da digitação.

No Twitter a hashtag precisa ser incluída no corpo do Tweet, que é um texto bem curto. É possível iniciar chats a partir de hashtag, bem como monitorar o andamento de sua publicação.

O Facebook é a rede social onde as pessoas menos usam hashtag. Essa prática geralmente fica para as empresas que fazem posts públicos e possuem páginas públicas. Diferente do Instagram, a rede não sugestiona quais são as hashtags de alto volume.

Como usar a hashtag no marketing

Uma empresa pode usar uma hashtag que não é muito generalizada. Por exemplo, é possível transformar o slogan de uma ação publicitária em uma hashtag. Mas é preciso ter um perfil engajado e usar as estratégias de marketing digital para que o público queira compartilhar em seus comentários, posts e stories.

Nas redes sociais,  os menores detalhes conseguem determinar o sucesso ou fracasso de uma publicação. Por isso é importante conhecer mais acerca da hashtag e saber usá-la a favor de seus planos de engajamento.

Deixe um comentário