Linhaça: para que serve e como consumir

Você já deve ter ouvido falar desta semente, mas talvez nunca pensou em comê-la. Mas pode apostar que ela é uma ótima aliada na saúde. A linhaça é uma semente originária da planta do linho, usada antigamente para a confecção de tecidos e cordas. Hoje, ela está presente na reeducação alimentar de muitas famílias e é uma grande aliada na dieta com uma alimentação saudável.

O que é a linhaça e para que serve?

A linhaça é uma semente de linho, já conhecida há muito tempo, principalmente pela população do antigo Egito que utilizava a semente para a produção de insumo para cordas e tecidos. Confecção em linho.

O que é a linhaça e para que serve
Fonte/Reprodução: original

Hoje, mais do que nunca, essa pequena semente deliciosa é usada na nutrição. Adicionada à mesa e ao cardápio de muitas famílias que desejam se alimentar bem e ingerindo muitos nutrientes, isso por que a semente, além de ótima, possui muitos benefícios.

Quais os benefícios da linhaça para a saúde?

Na família dessa semente, temos dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. As duas possuem ótimos benefícios para quem ingere. Esse pequeno grão é composto por muitos nutrientes que beneficiam nosso corpo por inteiro. Além de Ômega 3, fibras, vitaminas, proteínas e até minerais.

Minerais

A semente é pequena mas os minerais são uma ótima fonte em sua composição. Por exemplo, o magnésio e o manganês são dois dos componentes minerais encontrados na linhaça e que contribuem, entre outras coisas, para o desenvolvimento dos ossos.

Proteínas

Ela também é uma fonte rica em proteína vegetal o que ajuda no bom funcionamento das células do corpo e é uma excelente opção para quem tem restrição alimentar ou faz dieta vegetariana.

Fibras

As fibras são uma ótima aliada para o funcionamento do nosso corpo. Elas possuem vários benefícios na dieta, como a prevenção da diabete, obesidade e hipertensão. Além de ajudar no funcionamento correto do intestino. Claro, sempre lembrando do consumo de água em maior proporção, para a melhor absorção.

Como consumir a linhaça?

A linhaça é uma semente que pode estar em vários tipos de preparos, sejam doces ou salgados, saladas e cereais. Você pode adicioná-la em um prato como um tempero, na salada verde junto com o óleo e o sal, na massa de um bolo e até em uma sopa.

A criatividade pode rolar solta. Mas é bom lembrar que, sempre que você conseguir triturá-la, será melhor. Isso porque ela possui uma casca dura, e amassando ela, fica mais fácil de o corpo absorver os nutrientes da semente. Então, já anota esta dica!

Derivados da linhaça e como são usados

Como falamos anteriormente, a linhaça é uma ótima aliada no emagrecimento, prevenção de doenças e alimentação saudável. Mas vale lembrar, que essa semente riquíssima, pode ser encontrada no mercado em outros formatos, que podem fazer tão bem quanto para nosso organismo, como em óleo e até farinha.

Óleo de linhaça

Uma das opções que você pode encontrar é em óleo. Esse óleo, na verdade, é extraído da semente, e é ótimo para temperar saladas, preparar pratos mais sofisticados e até temperar diversos alimentos. Ele é um ótimo substituto do azeite convencional, e muito mais saudável.

Este óleo também é um ótimo aliado da “beleza externa”. Muitas pessoas acrescentam algumas gotinhas no shampoo e condicionador, o que ajuda na nutrição e diminuição do frizz das madeixas.

Farinha de linhaça

Outra opção que podemos encontrar é a linhaça como farinha. O grão já triturado e em pó. Ótimo para várias receitas e muito melhor para a absorção pelo organismo, como já mencionamos anteriormente.

Uma ótima opção para fazer bolos, pães e até massas de pizza, por exemplo. Excelente opção para substituir, pelo menos uma parte, da farinha de trigo que consumimos. Mas vale a dica: Compre os grãos e triture em casa sempre que puder. Assim você não corre o risco de comprar pó com adição de outras substâncias e consegue ter certeza que sua linhaça é 100%.

Há contraindicações no consumo de linhaça?

Tudo que é bom, também tem que ser consumido moderadamente, mesmo que seja natural. Afinal, já diz o ditado popular que remédio em doses exageradas vira veneno.

Há contraindicações no consumo de linhaça
Fonte/Reprodução: original

Com a linhaça não é diferente. Ela tem excelentes benefícios, porém, não é recomendada para quem possui esclerose sistêmica, por exemplo. Também não é recomendado adicioná-la na alimentação de crianças menores de 6 meses.

Na dúvida, é sempre bom consultar um médico ou nutricionista da sua confiança para dar todas as orientações necessárias. Para você cuidar da sua saúde com confiança. Afinal, esse pequeno grão é um poderoso companheiro na nossa vida saudável.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.