O que é e para que serve a Malva?

Você já conhece e sabe para que serve a malva? Essa planta medicinal é uma das mais tradicionais entre as receitas caseiras do nosso país, bastante utilizada em preparos como chás, unguentos e outras receitas medicinais.

Vamos mostrar para que serve a malva e quais seus benefícios e principais propriedades que influenciam no corpo humano. Confira!

Para que serve a malva?

Os fãs de produtos e ervas naturais já devem saber muito bem para que serve a malva. Essa erva com folhas bem verdes e flores coloridas, é muito conhecida no tratamento caseiro e alternativo, o que não é sem razão.

Para que serve a malva
Para que serve a malva

A planta tem efeitos anti-inflamatórios, ajuda na digestão, é utilizada como calmante e até como laxante!

Tipos de malva com funções terapêuticas

Um dos pontos mais interessantes na malva é a variedade na qual a planta existe. Há diversos tipos de malvas que oferecem alguns efeitos diferentes. Vamos conhecer para que serve a malva em seus diferentes tipos.

Malva branca

A malva branca tem um foco em seus efeitos anti inflamatórios, antioxidantes e anti reumáticos. Essa planta é bastante utilizada no tratamento de infecções e constipações.

Malva de jardim

A malva de jardim tem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, antibacterianos e antimicrobianos. Ideal no tratamento de dores de dente, dores de ouvido, dores de estômago e garganta; também auxilia no tratamento da gengivite e gripe.

Malva santa

A malva santa além das clássicas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias também tem uma forte presença antifúngica. Mas cuidado com o consumo da malva santa, repare bem em suas folhas pois a presença de uma mancha amarela pode significar que a planta é imprópria para consumo. Na dúvida, não utilize folhas amareladas.

Quais benefícios no consumo da malva?

Vamos entender mais de perto quais os benefícios da planta e para que serve a malva ao bom funcionamento do corpo humano!

  • Anti-inflamatória: como ficou claro uma das principais atuações da malva é contra inflamações e infecções, assim como no combate às bactérias;
  • Melhora o funcionamento do intestino: a malva atua no bom funcionamento do intestino principalmente para pessoas que sofrem de intestino preso;
  • Antioxidante: a malva combate os radicais livres e ajuda na prevenção ao envelhecimento precoce;
  • Anti acne e outras inflamações e infecções: o consumo periódico da malva auxilia na prevenção de acnes e infecções como a infecção urinária.

Agora que já sabe para que serve a malva e a quantidade de benefícios da planta não deixe de usá-la em sua dieta!

Como consumir a malva de forma saudável?

Ok, imagino que por ter chego aqui você já saiba para que serve a malva, mas como consumir corretamente a planta? Não se preocupe, vamos dar dicas de consumo da malva e formas de preparo da mesma!

Chá de Malva

A malva pode ser utilizada em forma de chá, na verdade esse é o seu consumo mais tradicional. Basta mergulhar as folhas de malva em água quente e deixar descansar por alguns minutos.

Inspiração do vapor

Para aqueles que estão precisando de uma boa inalação a malva também pode ser consumida em vapor. Basta utilizar o mesmo processo da água fervente e inalar o vapor da planta.

Unguento aplicado

Devido às propriedades anti-inflamatórias da malva ela é ótima para ser aplicada em ferimentos e machucados. Basta triturar a planta e aplicar na área.

Gargarejo

A malva também pode ser utilizada em gargarejos, algo bastante recomendado a quem sofre com aftas, gengivites ou está com aquela dor de garganta. Basta ferver as folhas de malva e depois deixar descansar até ficar a uma temperatura morna. Depois é realizado um gargarejo com o líquido.

Há contraindicações no consumo de malva?

No geral não há contra indicações para a malva, apenas é recomendado o seu consumo moderado e que não substitua nenhum tipo de refeição ou outro alimento essencial. Mas há sim um alerta para as gestantes e lactantes (que estão amamentando): antes de inserir a malva em sua dieta ou consumi-la é necessário se consultar com seu médico.

Há contraindicações no consumo de malva
Fonte/Reprodução: original

Sabendo para que serve a malva, não deixe de consumi-la periodicamente e de inserir a planta em sua dieta e aproveitar seus benefícios!

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.