Erva Cidreira: saiba para que serve

Vamos descobrir para que serve a erva-cidreira, conhecida pelo seu aroma e seu delicioso chá, serve para vários aspectos medicinais como, calmante, anti microbiana, anti fungo.
Além de ser excelente pedida para o controle da flora vaginal, tanto banho de assento, e o chá são excelentes para ajudar no controle dos fungos existentes em nosso corpo(cândida albicans).
Confira mais dicas e descubra um pouco mais sobre para que serve e seus benefícios. Vamos lá?

Erva-Cidreira: planta medicinal (o que é)

A erva-cidreira é uma planta medicinal também conhecida como melissa. Essa plantinha tem 3 tipos de espécies com famílias botânicas diferentes, todas com os mesmos benefícios medicinais.

A erva-cidreira verdadeira lembra muito a folhagem do hortelã, porém inconfundível pelo cheiro, essa espécie cresce rasteira e com pequenas moitas.

Erva-Cidreira planta medicinal (o que é)
Fonte/Reprodução: original

Já a cidreira Brasileira, é quase uma versão maior da cidreira verdadeira, ela cresce como árvore de pequenos galhos finos e pequenas flores lilás, tendo suas folhas maiores e mais largas.
A erva-cidreira tem Óleos essenciais como pineal, geraniol e citral, e é uma excelente plantinha para se ter em casa, traz boas energias, fácil de cuidar.

Que tal conhecer alguns dos seus benéficos e para que serve essa plantinha.

Para que serve o chá das suas folhas

O chá da erva-cidreira é excelente calmante, antimicrobiana, cicatrizante, sedativo, expectorante, antiviral, sudorífica, antibiótica, anti inflamatória, alivia a dor de cabeça, ajuda na digestão, combate a retenção de líquido, limpa a pele e cicatrização, alivia a cólica, dor de dente, tosse, diurética, no catarro, bom para gases, problema digestivo, rins, abaixa a pressão, melhora cognitiva, na memória e concentração.

Ela pode ser usada em conjunto a camomila ajuda na ansiedade e no humor, além de benefícios cognitivos e concentração.

Para que serve o chá das suas folhas
Fonte/Reprodução: original

Vamos aprender umas receitinhas para fazer um bom chá que vai conseguir extrair todos os benefícios das folhas. Para 1 caneca de chá para ferver, sem adoçar, sem as folhas, sem nada, só a água, quando começar a ferver conta-se 3 minutos e desliga o fogo, coloca suas folhinhas no bule com a água quente e tampe, deixe ali por pelo menos 5 minutos, o seu chá deve descansar tampado, pois nesse processo a folha está liberando todo o seu óleo, aroma, e seus benefícios.

O poderoso chazinho sem adoçar e morno serve para aliviar a dor de dente com bochechamento, a erva-cidreira tem o efeito anestésico, anti-inflamatório, além de aliviar a dor.

Como banho de assento para controle da flora vaginal ajudando na coceira e irritabilidade causada pelo fungo da candidíase, muito comum entre as mulheres, o banho de assento para esse caso deve ser feito 3 vezes ao dia para alívio dos sintomas.

O chá da erva-cidreira, alivia a dor de cabeça, com apenas 1 caneca. O uso do chá feito 3 vezes ao dia alivia a tosse, cólicas, calmante, melhora no sono, antiviral e alivia gases.
Além desses benefícios medicinais que vimos acima, temos vantagens para nosso organismo e dicas super importantes para saúde no texto a seguir.

Veja 8 benefícios da Erva Cidreira para o organismo

Conhecer melhor a natureza e seus benefícios podem auxiliar a termos uma vida saudável. Vamos conhecer alguns benefícios dessa plantinha super fácil de se ter e de encontrar.

Ajuda na digestão

Ajuda na melhora do funcionamento digestivo, rins, gases e na retenção de líquido.

Antiviral

Combate a febre, dor de cabeça, alivia a tosse, catarro e resfriados.

Cicatrizante

Seus óleos essenciais são cicatrizantes, ajuda na limpeza da pele e antimicrobiano.

Antifúngico

Controla os fungos da flora vaginal aliviando a coceira e a irritabilidade causada pelo fungo da candidíase.

Calmante

Para aqueles dias de inquietação e dor de cabeça, tanto para os adultos quanto aos bebês (a partir do quinto mês).

Expectorante

Reduz a secreção causada pelo vírus, tendo ação antiviral além da melhora na sensação de respirar.

Alivia a dor

Tanto para cólicas menstruais, quanto para dor de dente, febre e dores causadas pelo resfriado com ação sedativa e anti inflamatória.

Melhora a qualidade do sono

Tem efeito calmante, tira a agitação, ajuda na concentração.

Agora que conhecemos os seus benefícios, essa planta que tal entender melhor quais efeitos ela tem em nosso corpo, quem pode usar. E enfim chegar a sua conclusão sobre o uso homeopático.

Efeitos colaterais e contra indicações da Erva Cidreira

Para se evitar efeitos colaterais a quantidade deve ser observada, pois, essa planta possui propriedades sedativas.

Paciente com pressão baixa, não é indicado o uso em quantidade dessa erva, pois dilata os vasos sanguíneos fazendo a pressão baixa, podendo apresentar sonolência. Essas são as restrições que essa planta oferece.

Como podemos ver é um excelente chá para se servir para uma boa conversa? Além do chá, podemos consumir a erva como suco, em sobremesas, bolos, infusões ou extrato natural, por falar nisso o bolo de erva-cidreira é uma delícia e tem um cheiro incrível vale a pena conferir e experimentar.

Principalmente agora, sabendo de todos os benefícios que essa erva nos traz.

 

Deixe um comentário