Para que serve o Raio-X na indústria: entenda qual utilidade e como funciona

Você sabe exatamente para que serve o Raio-X na indústria? O raio-x é uma tecnologia que utiliza radiação em níveis controlados e é muito conhecida na área da saúde. Porém, esse tipo de tecnologia não se restringe apenas aos raio-x para observar o interior dos corpos.

Veremos abaixo sua aplicação importante na área da indústria.

O que é o Raio-X e para que serve?

O raio-x é o modo popular de como é chamado o exame que utiliza radiações eletromagnéticas para observar através de uma estrutura densa, que sem o exame seria impossível ser observado.

O que é o Raio-X e para que serve
Fonte/Reprodução: original

O principal uso do exame raio-x, ou pelo menos o mais conhecido, é o uso na medicina moderna para identificar principalmente fraturas ósseas. A fotografia batida com o auxílio de uma máquina de raio-x é capaz de mostrar através da densidade da carne, pele e músculos a situação óssea interna do indivíduo.

Mas há outros usos bastante importantes desse tipo de tecnologia, que é o seu uso na indústria. Esse tipo de uso hoje já é tão importante quanto na saúde, e diversas empresas são beneficiadas diariamente com o uso do raio-x industrial.

Como funciona o Raio-X na indústria?

O uso do raio-x é extremamente importante em indústrias que precisam de boas peças para entregar um serviço seguro e de qualidade. Empresas que criam peças para carro, moto e outros equipamentos utilizam o raio-x em seus produtos como controle de qualidade. E empresas de aviação, por exemplo, também fazem a mesma coisa como check up das peças que já estão em uso e podem virtualmente necessitar de reparo ou troca.

O uso do raio-x na área da segurança também é exaustivo. Indústrias militares ou regiões militares utilizam o raio-x para ver se alguém está traficando ou tentando entrar em suas propriedades com algum armamento. O raio-x também é utilizado em aeroportos para identificar contrabando de drogas ilícitas e outras ilegalidades, e em portos navais que recebem grandes cargas e containers.

O controle de qualidade é outra forma de utilizar o raio-x na indústria. Com a tecnologia é possível identificar problemas no produto final, seja ele material como peças ou até na indústria alimentícia.

Raio-X: como serve na segurança

Como já dito, a área de segurança é uma das que mais se beneficia da tecnologia do raio-x. Com a tecnologia é possível identificar produtos escondidos em roupas, bolsas, rente ao corpo e outros lugares onde pode ser escondido algum objeto ilegal como drogas, contrabando e até mesmo armas.

Não só em aeroportos a tecnologia é importante. Em algumas indústrias consideradas de alto risco, que vendem produtos que podem facilmente serem roubados e vendidos como remédios, munição e até cosméticos.

Áreas de atuação do Raio-X industrial: para que serve

Entre as principais áreas de atuação do raio-x industrial estão:

Áreas de atuação do Raio-X industrial para que serve

Fonte/Reprodução: original

Inspeção do corpo

Essa forma de tecnologia é chamada de body scan, e como já dito serve para procurar e identificar produtos metálicos, drogas, contrabandos, etc que esteja escondido nas vestes das pessoas rente ao corpo e até mesmo inseridos no ânus, boca ou enxertados em barriga falsa.

Esse tipo de raio-x é muito utilizado em aeroportos e em penitenciárias.

Controle de qualidade

Esse tipo de atuação visa identificar nos produtos de uma empresa possíveis defeitos, características negativas e que possam comprometer a qualidade do produto ou até mesmo de alguma forma maculá-lo e o tornar impróprio para venda ou para ser consumido. É utilizado em indústrias metalúrgicas e alimentícias.

Inspeção de bagagens, cargas e containers

Esse tipo é bem parecido com o primeiro de inspeção corporal, porém levado a grandes bagagens e outros tipos de cargas de alto volume. Essa inspeção visa identificar drogas, contrabandos e outros tipos de produtos ilegais, mas em uma escala muito maior.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.