Para que serve o SEO e qual sua importância?
Saber para que serve o SEO é importante para o desenvolvimento de qualquer site na internet. Trata-se de um conjunto de técnicas divididas geralmente entre tecnologia, conteúdo e autoridade, que visam gerar tráfego orgânico para um site. Para saber mais sobre para que serve o SEO e qual a sua importância, continue lendo!
Índice
Para que serve o SEO?
Mas afinal, para que serve o SEO? O SEO serve para melhorar a classificação de uma página nos resultados de busca do Google. Quanto maior o posicionamento de um site, maior é a probabilidade de o usuário clicar e acessar o conteúdo em meio a tantas páginas.
O SEO é capaz de trazer visitantes orgânicos para um site, ou seja, sem a necessidade de investir em anúncios pagos. Dessa forma, as visitas podem ser mais facilmente convertidas em vendas do produto ou serviço ofertado pelo site.
Por que o SEO é importante?
Existem pessoas que ainda não sabem para que serve o SEO, e por isso prejudica o desempenho e o crescimento do seu site.
A importância de saber para que serve o SEO se dá pelas vantagens que esse conjunto de técnicas dispõe. Entre elas podemos citar:
Gera autoridade para a marca;
- Aumenta os seguidores nas redes sociais;
- Possibilita maior conversão de vendas;
- Leva o site à frente da concorrência.
Além das vantagens já listadas, temos também a melhoria na experiência do usuário. Isso é resultado da produção de conteúdo relevante, bem estruturado e compatível com dispositivos móveis. Já que esses são pontos importantes que o Google leva em conta na hora de posicionar os sites.
Quais são alguns métodos comuns para melhorar o SEO?
Depois de entender para que serve o SEO, é essencial conhecer alguns métodos para melhorá-lo, com o objetivo de alcançar posições mais altas no Google. Confira as dicas abaixo.
Fatores de classificação
As técnicas de SEO podem ser divididas em duas categorias: SEO on-page e SEO off-page. O SEO on-page são as técnicas aplicadas dentro do domínio do site, como a otimização do conteúdo com uso de palavras-chave, títulos com grande volume de buscas e plataforma de hospedagem. Já o SEO off-page engloba as técnicas fora do domínio, como o link building.
Estratégias de construção de vínculos
A construção de vínculos através do link building é uma ótima forma de fazer o Google entender que um site é relevante em determinado assunto, ainda mais quando os links têm origem em um site com grande autoridade. Esse é um fator de peso para a classificação do Google.
Técnicas de otimização na página
As técnicas de otimização na página incluem desde o aprimoramento do conteúdo, com informações de qualidade, até a forma como essas informações estão estruturadas no site, que influenciam na experiência do usuário.
Quais são algumas ferramentas comuns para acompanhar o progresso de SEO?
Após entender para que serve o SEO e como melhorá-lo, conhecer algumas ferramentas para acompanhar o progresso pode ser útil para analisar os resultados obtidos. Conheça algumas delas abaixo.
- Google Analytics: o Google Analytics fornece informações completas sobre os visitantes e o tráfego orgânico, de forma 100% gratuita.
- WooRank: o WooRank é capaz de analisar qualquer site e fornecer um relatório completo de SEO.
- nTopic: o nTopic faz uma análise do site concorrente, e em seguida um comparativo com o que pode ser melhorado em sua página.
Há também outras ferramentas, como o Seoptimer e o SEOWorkers Analysis Tool.
Quais são alguns dos desafios comuns com SEO?
O principal desafio enfrentado ao aplicar as técnicas de SEO é se manter informado sobre as mudanças no algoritmo do Google, que acontecem com uma certa frequência.
Além disso, o uso correto de palavras-chave e a produção de títulos e meta-descriptions atraentes podem gerar dificuldade na produção de conteúdo.
Saber para que serve o SEO é de grande importância para qualquer site, já que com a aplicação correta das técnicas é possível atingir um público maior através de um bom posicionamento no Google.