Nos últimos anos, o SSD vem ganhando bastante espaço no cenário tecnológico, estando cada vez mais presente no hardware de computadores, notebooks e até mesmo em consoles de videogames. Saiba mais a seguir para que serve o SSD, como ele funciona, suas vantagens e benefícios e outras informações do dispositivo.
Índice
O que é o SSD?
A Unidade de Estado Sólido, também conhecida como SSD (Solid State Drive), é um dispositivo de armazenamento utilizado em computadores e videogames. O SSD é a evolução das Unidades de Disco Rígido, os famosos HD (Hard Disk Drive).
Para que serve um SSD?
Como já dito, os dispositivos SSD servem para armazenar e ler arquivos igual o seu antecessor, no entanto, o SSD possui maior velocidade de gravação e leitura comparado aos HD utilizados tradicionalmente em computadores.
Quais os benefícios do SSD?
Os dispositivos SSD vem ganhando mais espaço no mercado de hardware devido aos benefícios que o dispositivo traz para os seus usuários. Alguns de seus principais benefícios são:
- Maior velocidade;
- Durabilidade e resistência;
- Confiabilidade em seu funcionamento;
- Menor gasto de energia;
- Menor chance de falhas e erros;
- Maior variedade e versatilidade de como pode ser utilizado.
Esses são os principais benefícios que os dispositivos SSD geram a seus usuários e dispositivos que utilizam esse tipo de tecnologia.
Como o SSD funciona?
Os dispositivos SSD utilizam chips de memória bastante semelhantes aos chips de memória RAM, ao invés de usar uma bandeja magnética para armazenamento, igual o HD.

Esses chips permitem o salvamento dos arquivos em um bloco de células flash NAND, nos blocos, também chamados de grades podem ser armazenados 256 KB a 4 MB. O controlador do SSD sabe o local exato de cada um dos blocos, o que torna o acesso a um arquivo solicitado ser feito de maneira bastante rápida.
Quais as vantagens de usar o SSD?
Com certeza a principal vantagem no uso de um SSD é sua velocidade de salvar e ler arquivos graças a sua memória flash, o que torna essas funções praticamente instantâneas as taxas de leitura e transferência de arquivos desse tipo de dispositivo fica entre 500 MB/s e podem até passar a velocidade de 7000 MB/s de acordo com o modelo.
Outra vantagem já citada em seus benefícios é sua chance bastante baixa de ocorrer falhas ou erros de gravação ou leitura, além disso o SSD possui maior durabilidade comparado ao HDD, inclusive ele não tem a chance de risco de perder arquivos gravados com batidas, movimentos mais abruptos ou por conta de interferências magnéticas.
Quais modelos de computadores o SSD é compatível?
Basicamente todos os modelos de computadores independente da marca são compatíveis com o SSD, no entanto, o que define a compatibilidade do SSD ao computador é o tipo de entrada da presente na placa mãe, as interfaces mais utilizadas são a interface SATA, interface conectada via cabo, o mesmo modelo de cabo utilizado nos HD.

Os SSD que utilizam a entrada SATA possuem o tamanho um pouco maior e sua velocidade é um pouco mais baixa comparada ao modelo M.2. O modelo de SSD utilizado para a entrada M.2 possuem um tamanho menor e um formato de chip, os dispositivos para esse tipo de interface é conectado direto na placa mãe do computador sem utilizar cabos, esse modelo de dispositivo possui uma velocidade maior comparado ao que utiliza a entrada SATA.
Quais não são?
Pode ser que modelos de computadores mais antigos não sejam compatíveis com dispositivos SSD, no entanto a principal coisa que define a compatibilidade ou não do SSD no computador é a interface de disco rígido da placa mãe, além das entradas SATA e M.2, outras interfaces que são compatíveis são: mSATA, U.2, SATA Express e PCI-E.
É para isso que serve o SSD, no entanto, apesar do SSD ser bastante por conta de sua velocidade e durabilidade, sua desvantagem é seu preço que ainda é bastante alto no mercado.