Para que serve um Isqueiro?

Saber para que serve o isqueiro pode trazer muita praticidade para sua vida. O isqueiro facilita bastante na hora de acender o fogo, seja para usar um fogão, um forno ou acender um cigarro. O isqueiro é uma ótima ferramenta para as mais variadas situações. 

Mesmo sendo um item tão popular, algumas pessoas têm dúvidas a respeito do isqueiro, seja sobre a sua utilidade ou sobre o seu funcionamento. Quer saber para que serve o isqueiro? Então acompanhe o texto a seguir e conheça a origem do isqueiro, saiba como ele é feito e entenda para que serve.

Qual a origem e história dos isqueiros?

Os isqueiros são ferramentas muito antigas, tendo praticamente 200 anos de história. O primeiro isqueiro foi criado em 1823 pelo alemão Johann Wolfgang Dobereiner. Esse isqueiro possuía um catalisador de platina e sua substância inflamável era o hidrogênio. Dessa forma, o gás do isqueiro era incendiado, e a chama era produzida.

Qual a origem e história dos isqueiros?
Origem. Fonte/Reprodução: original.

Mas esse isqueiro era completamente diferente do que o que conhecemos. O responsável por aprimorar o isqueiro e deixá-lo mais parecido com o que usamos foi Carl Auer Von Welsbach. Ele foi o responsável por patentear o ferrocério, material que produz a faísca, que, ao entrar em contato com outros materiais, faz o fogo. 

Durante a Segunda Guerra Mundial o isqueiro foi ainda mais aprimorado. Os soldados precisavam de uma forma para fazer fogo, e então tiveram a ideia de usar os cartuchos para desenvolver os isqueiros. Um desses soldados teve a ideia de pôr uma pequena chaminé nos cartuchos, para torná-los mais resistentes ao vento. 

Dessa forma, os isqueiros foram evoluindo gradualmente, até tomar a forma que conhecemos hoje. Agora que já conhecemos a sua história, vamos ver para que serve o isqueiro. 

Para que serve os isqueiros?

A função do isqueiro é muito simples. Acender o fogo, é basicamente para que serve o isqueiro. Eles podem ser usados para acender uma grande variedade de coisas, como churrasqueiras, fogões, fornos, velas ou cigarros, sendo sem dúvidas uma ferramenta muito útil. Agora que entendemos para que serve o isqueiro, vamos ver como eles funcionam. 

Como os isqueiros funcionam?

Antes o hidrogênio era usado como o gás do isqueiro, mas ele foi substituído pelo butano, uma substância vinda do petróleo, que permite controlar melhor a chama e não exala odores ruins. Quando acionamos o isqueiro, abrimos uma válvula, que libera o butano despressurizando-o.

Como os isqueiros funcionam?
Isqueiros e como ele funciona. Fonte/Reprodução: original.

Com isso, o líquido do isqueiro forma o butano gasoso, que é altamente inflamável, dessa forma, qualquer tipo de faísca o faz pegar fogo. Vamos conhecer a seguir os tipos de isqueiro que existem atualmente. 

Quais os tipos de isqueiros?

Sabemos para que serve o isqueiro, veremos agora os seus tipos. A medida que o isqueiro foi evoluindo, foram sendo criados diversos tipos de isqueiros, existindo até mesmo colecionadores do item. Os tipos de isqueiro são: 

  • Isqueiro maçarico: É o tipo de isqueiro que as pessoas estão acostumadas a usar. Esse isqueiro combina combustível e ar, produzindo uma chama que pode ser facilmente ajustada; 
  • Isqueiro recarregável: Como o próprio nome diz, esse isqueiro pode ser recarregado e usado por anos. Alguns modelos devem ser recarregados com o combustível adequado, enquanto outros podem ser facilmente carregados com energia elétrica;
  • Isqueiro eletrônico: Esse é provavelmente o tipo de isqueiro mais fácil de ser usado, já que para isso basta apertar um botão ou deslizar levemente o seu dedo;  
  • A prova de vento: Com um mecanismo feito especialmente para proteger as chamas do vento, esse isqueiro tem a capacidade de manter a sua chama acesa, mesmo sob fortes ventos. 

Esses são os principais tipos de isqueiros.

Quais os cuidados ao usar isqueiros?

O isqueiro não é um item muito perigoso, mas mesmo assim, estamos falando de uma ferramenta que produz fogo. Dessa forma, evite ficar muito tempo com o isqueiro aceso nas suas mãos, pois o metal pode esquentar e lhe causar queimaduras. Também é fundamental deixar o isqueiro longe de crianças. 

Agora sabemos para que serve o isqueiro e quais os tipos que existem, agora é só analisá-los e escolher qual tipo de isqueiro será melhor para você.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.